NESTE TRABALHO ASSUMIMOS A CONCEPÇÃO DIALÓGICA DA LINGUAGEM, FORMULADA POR BAKHTIN (2011), E COMPREENDEMOS A ESCRITA COMO FORMA DE INTERAÇÃO QUE SE DÁ NOS DIFERENTES CAMPOS DA ATIVIDADE HUMANA. NOSSA PESQUISA VOLTA-SE PARA A ANÁLISE DE TEXTOS DA ESFERA ACADÊMICA, MAIS ESPECIFICAMENTE O GÊNERO RESUMO ACADÊMICO, PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM LOGÍSTICA NAS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR PORTUGUÊS INSTRUMENTAL. ELEGEMOS COMO CATEGORIAS ANALÍTICAS CINCO PROCEDIMENTOS ABORDADOS POR MACHADO, LOUSADA E ABREU-TARDELLI (2004) NA ESCRITA DESSE GÊNERO, A SABER: CONTEXTUALIZAÇÃO, COMPREENSÃO GLOBAL, SUMARIZAÇÃO, ARTICULAÇÃO E MENÇÃO AO AUTOR. NOSSO INTUITO É PERCEBER EM QUE MEDIDA, NA REESCRITA DO RESUMO, O ESTUDANTE PROGREDIU NA PRODUÇÃO ESCRITA, APREENDENDO AS CATEGORIAS MENCIONADAS. A ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA VERSÃO DOS TEXTOS PERMITIU-NOS PERCEBER O PROGRESSO DOS ESTUDANTES NA AQUISIÇÃO DO GÊNERO EM ESTUDO.