Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTOGRAFIA ESCOLAR E ENSINO DE GEOGRAFIA – PROPOSIÇÕES A PARTIR DO MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: CARTOGRAFIA ESCOLAR, ENSINO HÍBRIDO, ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES, ENSINO DE GEOGRAFIA, Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80046
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 761
    "inscrito_id" => 3107
    "titulo" => "CARTOGRAFIA ESCOLAR E ENSINO DE GEOGRAFIA – PROPOSIÇÕES A PARTIR DO MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO É FUNDAMENTAL CONSIDERARMOS O REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL, OS SABERES E AS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DOS ESTUDANTES, VISANDO UMA INTERVENÇÃO PLANEJADA QUE TORNE POSSÍVEL A APRENDIZAGEM E A (RE)ELABORAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PELO INDIVÍDUO. A GEOGRAFIA PERMITE A PROMOÇÃO DE UM ENSINO QUESTIONADOR, CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE O MUNDO NA ATUALIDADE. À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PODEMOS SUBLINHAR O FOCO NO PENSAMENTO ESPACIAL E NO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO COMO FERRAMENTAS PARA A CIDADANIA. NESSE TRABALHO, PROPOMOS ATIVIDADES A PARTIR DO MODELO DE ENSINO HÍBRIDO - ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM, NO ÂMBITO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR E DO ENSINO DE GEOGRAFIA. AS POSSIBILIDADES SÃO DIVERSAS PARA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES EM QUE OS ALUNOS ASSUMAM UM PAPEL MAIS ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. DESTACAMOS AS POTENCIALIDADES NO USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS, RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO O GOOGLE EARTH E A FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS EM LISTA DE EXERCÍCIOS ENQUANTO POSSIBILIDADES DE ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA ESCOLAR, ENSINO HÍBRIDO, ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES, ENSINO DE GEOGRAFIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA117_ID3107_29072021150045.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO JANONI CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "carvalhoufu@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IF SUL DE MINAS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80046
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 761
    "inscrito_id" => 3107
    "titulo" => "CARTOGRAFIA ESCOLAR E ENSINO DE GEOGRAFIA – PROPOSIÇÕES A PARTIR DO MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO É FUNDAMENTAL CONSIDERARMOS O REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL, OS SABERES E AS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DOS ESTUDANTES, VISANDO UMA INTERVENÇÃO PLANEJADA QUE TORNE POSSÍVEL A APRENDIZAGEM E A (RE)ELABORAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PELO INDIVÍDUO. A GEOGRAFIA PERMITE A PROMOÇÃO DE UM ENSINO QUESTIONADOR, CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE O MUNDO NA ATUALIDADE. À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PODEMOS SUBLINHAR O FOCO NO PENSAMENTO ESPACIAL E NO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO COMO FERRAMENTAS PARA A CIDADANIA. NESSE TRABALHO, PROPOMOS ATIVIDADES A PARTIR DO MODELO DE ENSINO HÍBRIDO - ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM, NO ÂMBITO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR E DO ENSINO DE GEOGRAFIA. AS POSSIBILIDADES SÃO DIVERSAS PARA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES EM QUE OS ALUNOS ASSUMAM UM PAPEL MAIS ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. DESTACAMOS AS POTENCIALIDADES NO USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS, RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO O GOOGLE EARTH E A FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS EM LISTA DE EXERCÍCIOS ENQUANTO POSSIBILIDADES DE ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA ESCOLAR, ENSINO HÍBRIDO, ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES, ENSINO DE GEOGRAFIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA117_ID3107_29072021150045.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO JANONI CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "carvalhoufu@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IF SUL DE MINAS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO É FUNDAMENTAL CONSIDERARMOS O REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL, OS SABERES E AS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DOS ESTUDANTES, VISANDO UMA INTERVENÇÃO PLANEJADA QUE TORNE POSSÍVEL A APRENDIZAGEM E A (RE)ELABORAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PELO INDIVÍDUO. A GEOGRAFIA PERMITE A PROMOÇÃO DE UM ENSINO QUESTIONADOR, CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE O MUNDO NA ATUALIDADE. À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PODEMOS SUBLINHAR O FOCO NO PENSAMENTO ESPACIAL E NO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO COMO FERRAMENTAS PARA A CIDADANIA. NESSE TRABALHO, PROPOMOS ATIVIDADES A PARTIR DO MODELO DE ENSINO HÍBRIDO - ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM, NO ÂMBITO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR E DO ENSINO DE GEOGRAFIA. AS POSSIBILIDADES SÃO DIVERSAS PARA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES EM QUE OS ALUNOS ASSUMAM UM PAPEL MAIS ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. DESTACAMOS AS POTENCIALIDADES NO USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS, RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO O GOOGLE EARTH E A FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS EM LISTA DE EXERCÍCIOS ENQUANTO POSSIBILIDADES DE ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.