O PRESENTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES QUE AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PODEM OFERECER PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO. PARA TANTO, EXPLICITAREMOS O PERÍODO EM QUE A NAÇÃO BRASILEIRA DESPERTOU PARA A NECESSIDADE DE GARANTIR O ACESSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR E IMPORTÂNCIA DE TRATAR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL, QUE SE APRESENTA AINDA COMO UM PAÍS PERMEADO DE PRECONCEITOS INSTITUCIONAIS. NESSE SENTIDO, AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA SUPERAÇÃO DAS INÚMERAS BARREIRAS IMPOSTAS A ESSE PÚBLICO, TANTO NA ESFERA ESCOLAR COMO NA DIMENSÃO SOCIAL, EM GERAL. ESSE ARTIGO DE REVISÃO É FRUTO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, QUE SE PROJETOU PARA COMPREENDER E DAR VISIBILIDADE A ESSE ARSENAL DE POSSIBILIDADES, NO QUE TANGE A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA E DA INDEPENDÊNCIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.