A PEDAGOGIA FREIRIANA E O TEATRO DO OPRIMIDO SE APRESENTAM COMO PROPOSTAS POLÍTICAS E
TRANSFORMATIVAS QUE BUSCAM, POR MEIOS DIFERENTES, TRANSFORMAR OS SUJEITOS PARA QUE ESTES POSSAM
MODIFICAR A SUA REALIDADE SOCIAL. PARTINDO DISSO, A PEDAGOGIA FREIRIANA, EM CRÍTICA À EDUCAÇÃO BANCÁRIA,
PROPÕE UMA EDUCAÇÃO FUNDAMENTADA NO DIÁLOGO E NA PROMOÇÃO DA CONSCIÊNCIA, DA AUTONOMIA E DA
CIDADANIA. O TEATRO DO OPRIMIDO, DESTOANDO DOS OBJETIVOS DO TEATRO TRADICIONAL, CONSOLIDA-SE ENQUANTO
PROPOSTA ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA NO QUAL O LÚDICO E O POLÍTICO SE ENTRELAÇAM. TENDO ISSO EM VISTA, ESTE
ESTUDO TRAZ COMO OBJETIVO PRINCIPAL PROPORCIONAR UM ESPAÇO DE VIVÊNCIA GRUPAL VIRTUAL PARA OS
ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UEPB, VIABILIZADA A PARTIR DE
UMA ATIVIDADE DO COMPONENTE CURRICULAR PROCESSOS DAS RELAÇÕES GRUPAIS II, BUSCANDO POSSIBILITAR UMA
PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES. PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO, UTILIZOU-SE DUAS METODOLOGIAS
PARTICIPATIVAS E ADAPTADAS À MODALIDADE VIRTUAL: AS PALAVRAS GERADORAS DA PERSPECTIVA FREIRIANA E A
PROPOSTA DO TEATRO DO OPRIMIDO (TO). COM ISSO, FORAM ELABORADAS DUAS QUESTÕES NORTEADORAS PARA
CAPTURAR AS PALAVRAS GERADORAS DOS ESTUDANTES. A PARTIR DAS PALAVRAS ELENCADAS, FORAM CRIADAS DUAS
CENAS VIRTUAIS, MODIFICADAS A PARTIR DA INTERVENÇÃO DO GRUPO. A PREDOMINÂNCIA DE PALAVRAS E ELEMENTOS
POSTAS NAS CENAS APONTARAM PARA UMA EXPERIÊNCIA DIFICULTOSA DOS ESTUDANTES COM O ERE, INDICANDO A
FAMÍLIA, OS AMIGOS E O DESEJO DE SE FORMAR COMO OS PRINCIPAIS COMPONENTES DE ALÍVIO. ESTA EXPERIÊNCIA
GRUPAL POSSIBILITOU PENSAR NOVAS POSSIBILIDADES DE EXPERIENCIAR O ERE, CRIANDO UM ESPAÇO DE DIÁLOGO
E AFETO.