Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEATRO DO OPRIMIDO E A PEDAGOGIA FREIRIANA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: VIVÊNCIA GRUPAL, TEATRO DO OPRIMIDO, PAULO FREIRE, ENSINO REMOTO, Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79986
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 694
    "inscrito_id" => 2582
    "titulo" => """
      TEATRO DO OPRIMIDO E A PEDAGOGIA FREIRIANA NO\r\n
      CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => """
      A PEDAGOGIA FREIRIANA E O TEATRO DO OPRIMIDO SE APRESENTAM COMO PROPOSTAS POLÍTICAS E\r\n
      TRANSFORMATIVAS QUE BUSCAM, POR MEIOS DIFERENTES, TRANSFORMAR OS SUJEITOS PARA QUE ESTES POSSAM\r\n
      MODIFICAR A SUA REALIDADE SOCIAL. PARTINDO DISSO, A PEDAGOGIA FREIRIANA, EM CRÍTICA À EDUCAÇÃO BANCÁRIA,\r\n
      PROPÕE UMA EDUCAÇÃO FUNDAMENTADA NO DIÁLOGO E NA PROMOÇÃO DA CONSCIÊNCIA, DA AUTONOMIA E DA\r\n
      CIDADANIA. O TEATRO DO OPRIMIDO, DESTOANDO DOS OBJETIVOS DO TEATRO TRADICIONAL, CONSOLIDA-SE ENQUANTO\r\n
      PROPOSTA ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA NO QUAL O LÚDICO E O POLÍTICO SE ENTRELAÇAM. TENDO ISSO EM VISTA, ESTE\r\n
      ESTUDO TRAZ COMO OBJETIVO PRINCIPAL PROPORCIONAR UM ESPAÇO DE VIVÊNCIA GRUPAL VIRTUAL PARA OS\r\n
      ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UEPB, VIABILIZADA A PARTIR DE\r\n
      UMA ATIVIDADE DO COMPONENTE CURRICULAR PROCESSOS DAS RELAÇÕES GRUPAIS II, BUSCANDO POSSIBILITAR UMA\r\n
      PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES. PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO, UTILIZOU-SE DUAS METODOLOGIAS\r\n
      PARTICIPATIVAS E ADAPTADAS À MODALIDADE VIRTUAL:\u{A0} AS PALAVRAS GERADORAS DA PERSPECTIVA FREIRIANA E A\r\n
      PROPOSTA DO TEATRO DO OPRIMIDO (TO). COM ISSO, FORAM ELABORADAS DUAS QUESTÕES NORTEADORAS PARA\r\n
      CAPTURAR AS PALAVRAS GERADORAS DOS ESTUDANTES. A PARTIR DAS PALAVRAS ELENCADAS, FORAM CRIADAS DUAS\r\n
      CENAS VIRTUAIS, MODIFICADAS A PARTIR DA INTERVENÇÃO DO GRUPO. A PREDOMINÂNCIA DE PALAVRAS E ELEMENTOS\r\n
      POSTAS NAS CENAS APONTARAM PARA UMA EXPERIÊNCIA DIFICULTOSA DOS ESTUDANTES COM O ERE, INDICANDO A\r\n
      FAMÍLIA, OS AMIGOS E O DESEJO DE SE FORMAR COMO OS PRINCIPAIS COMPONENTES DE ALÍVIO. ESTA EXPERIÊNCIA\r\n
      GRUPAL POSSIBILITOU PENSAR NOVAS POSSIBILIDADES DE EXPERIENCIAR O ERE, CRIANDO UM ESPAÇO DE DIÁLOGO\r\n
      E AFETO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "VIVÊNCIA GRUPAL, TEATRO DO OPRIMIDO, PAULO FREIRE, ENSINO REMOTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA105_ID2582_29072021100244.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LISA MARTHA SILVA DAVID"
    "autor_nome_curto" => "LISA DAVID"
    "autor_email" => "lisa.m.s.david@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79986
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 694
    "inscrito_id" => 2582
    "titulo" => """
      TEATRO DO OPRIMIDO E A PEDAGOGIA FREIRIANA NO\r\n
      CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => """
      A PEDAGOGIA FREIRIANA E O TEATRO DO OPRIMIDO SE APRESENTAM COMO PROPOSTAS POLÍTICAS E\r\n
      TRANSFORMATIVAS QUE BUSCAM, POR MEIOS DIFERENTES, TRANSFORMAR OS SUJEITOS PARA QUE ESTES POSSAM\r\n
      MODIFICAR A SUA REALIDADE SOCIAL. PARTINDO DISSO, A PEDAGOGIA FREIRIANA, EM CRÍTICA À EDUCAÇÃO BANCÁRIA,\r\n
      PROPÕE UMA EDUCAÇÃO FUNDAMENTADA NO DIÁLOGO E NA PROMOÇÃO DA CONSCIÊNCIA, DA AUTONOMIA E DA\r\n
      CIDADANIA. O TEATRO DO OPRIMIDO, DESTOANDO DOS OBJETIVOS DO TEATRO TRADICIONAL, CONSOLIDA-SE ENQUANTO\r\n
      PROPOSTA ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA NO QUAL O LÚDICO E O POLÍTICO SE ENTRELAÇAM. TENDO ISSO EM VISTA, ESTE\r\n
      ESTUDO TRAZ COMO OBJETIVO PRINCIPAL PROPORCIONAR UM ESPAÇO DE VIVÊNCIA GRUPAL VIRTUAL PARA OS\r\n
      ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UEPB, VIABILIZADA A PARTIR DE\r\n
      UMA ATIVIDADE DO COMPONENTE CURRICULAR PROCESSOS DAS RELAÇÕES GRUPAIS II, BUSCANDO POSSIBILITAR UMA\r\n
      PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES. PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO, UTILIZOU-SE DUAS METODOLOGIAS\r\n
      PARTICIPATIVAS E ADAPTADAS À MODALIDADE VIRTUAL:\u{A0} AS PALAVRAS GERADORAS DA PERSPECTIVA FREIRIANA E A\r\n
      PROPOSTA DO TEATRO DO OPRIMIDO (TO). COM ISSO, FORAM ELABORADAS DUAS QUESTÕES NORTEADORAS PARA\r\n
      CAPTURAR AS PALAVRAS GERADORAS DOS ESTUDANTES. A PARTIR DAS PALAVRAS ELENCADAS, FORAM CRIADAS DUAS\r\n
      CENAS VIRTUAIS, MODIFICADAS A PARTIR DA INTERVENÇÃO DO GRUPO. A PREDOMINÂNCIA DE PALAVRAS E ELEMENTOS\r\n
      POSTAS NAS CENAS APONTARAM PARA UMA EXPERIÊNCIA DIFICULTOSA DOS ESTUDANTES COM O ERE, INDICANDO A\r\n
      FAMÍLIA, OS AMIGOS E O DESEJO DE SE FORMAR COMO OS PRINCIPAIS COMPONENTES DE ALÍVIO. ESTA EXPERIÊNCIA\r\n
      GRUPAL POSSIBILITOU PENSAR NOVAS POSSIBILIDADES DE EXPERIENCIAR O ERE, CRIANDO UM ESPAÇO DE DIÁLOGO\r\n
      E AFETO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "VIVÊNCIA GRUPAL, TEATRO DO OPRIMIDO, PAULO FREIRE, ENSINO REMOTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA105_ID2582_29072021100244.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LISA MARTHA SILVA DAVID"
    "autor_nome_curto" => "LISA DAVID"
    "autor_email" => "lisa.m.s.david@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PEDAGOGIA FREIRIANA E O TEATRO DO OPRIMIDO SE APRESENTAM COMO PROPOSTAS POLÍTICAS E TRANSFORMATIVAS QUE BUSCAM, POR MEIOS DIFERENTES, TRANSFORMAR OS SUJEITOS PARA QUE ESTES POSSAM MODIFICAR A SUA REALIDADE SOCIAL. PARTINDO DISSO, A PEDAGOGIA FREIRIANA, EM CRÍTICA À EDUCAÇÃO BANCÁRIA, PROPÕE UMA EDUCAÇÃO FUNDAMENTADA NO DIÁLOGO E NA PROMOÇÃO DA CONSCIÊNCIA, DA AUTONOMIA E DA CIDADANIA. O TEATRO DO OPRIMIDO, DESTOANDO DOS OBJETIVOS DO TEATRO TRADICIONAL, CONSOLIDA-SE ENQUANTO PROPOSTA ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA NO QUAL O LÚDICO E O POLÍTICO SE ENTRELAÇAM. TENDO ISSO EM VISTA, ESTE ESTUDO TRAZ COMO OBJETIVO PRINCIPAL PROPORCIONAR UM ESPAÇO DE VIVÊNCIA GRUPAL VIRTUAL PARA OS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UEPB, VIABILIZADA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DO COMPONENTE CURRICULAR PROCESSOS DAS RELAÇÕES GRUPAIS II, BUSCANDO POSSIBILITAR UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES. PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO, UTILIZOU-SE DUAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E ADAPTADAS À MODALIDADE VIRTUAL:  AS PALAVRAS GERADORAS DA PERSPECTIVA FREIRIANA E A PROPOSTA DO TEATRO DO OPRIMIDO (TO). COM ISSO, FORAM ELABORADAS DUAS QUESTÕES NORTEADORAS PARA CAPTURAR AS PALAVRAS GERADORAS DOS ESTUDANTES. A PARTIR DAS PALAVRAS ELENCADAS, FORAM CRIADAS DUAS CENAS VIRTUAIS, MODIFICADAS A PARTIR DA INTERVENÇÃO DO GRUPO. A PREDOMINÂNCIA DE PALAVRAS E ELEMENTOS POSTAS NAS CENAS APONTARAM PARA UMA EXPERIÊNCIA DIFICULTOSA DOS ESTUDANTES COM O ERE, INDICANDO A FAMÍLIA, OS AMIGOS E O DESEJO DE SE FORMAR COMO OS PRINCIPAIS COMPONENTES DE ALÍVIO. ESTA EXPERIÊNCIA GRUPAL POSSIBILITOU PENSAR NOVAS POSSIBILIDADES DE EXPERIENCIAR O ERE, CRIANDO UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E AFETO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.