RESUMO
A TEORIA DO APEGO VEM DE UMA CORRENTE DA PSICANÁLISE, E SEGUNDO BOWLBY (1989), ALMEIDA (2007) O CONCEITO DE APEGO PODE SER TRADUZIDO POR SENTIMENTO DE AFEIÇÃO, DE SIMPATIA POR ALGUÉM OU POR ALGUMA COISA. APEGO SIGNIFICA VÍNCULO AFETIVO OU LIGAÇÃO ENTRE UM INDIVÍDUO E UMA FIGURA DE APEGO, EXISTINDO TRÊS PADRÕES, SENDO ELES: O SEGURO, INSEGURO-AMBIVALENTE E INSEGURO EVITANTE. NESTE TRABALHO ABORDAREMOS A AFETIVIDADE E O APEGO COMO UM DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA A RELAÇÃO PROFESSOR(A)-ALUNO(A), POIS PODE SER UM FATOR A DEFINIR O BOM DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. CONSIDERANDO AS AÇÕES QUE SÃO REALIZADAS NA SALA DE AULA PELO DOCENTE E OS VÍNCULOS CRIADOS ENTRE OS INDIVÍDUOS QUE INTERFEREM INTIMAMENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO CENTRAL IDENTIFICAR SINAIS E COMPORTAMENTOS DE APEGO NA RELAÇÃO PROFESSOR(A)-ALUNO(A). PARA CONSECUÇÃO DE TAL OBJETIVO, REALIZAMOS UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA E ENTREVISTAS AOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PRIVADA. CONCLUÍMOS QUE FAZ-SE NECESSÁRIO O PROFISSIONAL EXERCER A PEDAGOGIA DO AMOR E ESTAR DISPOSTO A CONSTRUIR VÍNCULOS COM SEUS ESTUDANTES, ASSIM COMO UMA RELAÇÃO DE APEGO SAUDÁVEL.