TENDO EM VISTA A CRESCENTE MOVIMENTAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PAUTADA EM UM DISCURSO DE INOVAÇÃO INTEGRADO AOS PRECEITOS NEOLIBERAIS, ONDE O SURGIMENTO DE TERMOS COMO, EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA SÃO AMPLAMENTE DIVULGADOS POR INSTITUTOS E ORGANIZAÇÕES COMO A SAÍDA PARA OS PROBLEMAS NO ENSINO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR UM PONTO ESPECÍFICO DESSE CENÁRIO: A NOVA ROUPAGEM QUE A ACCOUNTABILITY GANHOU DENTRO DO CONTEXTO EDUCACIONAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA. ISTO POSTO, REALIZAMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA COM O VIÉS NO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO E SUA ÊNFASE NAS CONTRADIÇÕES DA SOCIEDADE. COMO BASE BIBLIOGRÁFICA NOS APOIAMOS EM: FREITAS (2007, 2018), GADOTTI (2016), LAVAL (2019), MÉSZÁROS (2008), BROOKE (2012), ENTRE OUTROS AUTORES QUE FORNECERAM SUBSÍDIOS PARA A COMPREENSÃO DA TEMÁTICA. DESSE MODO, AO TENCIONARMOS AS DISCUSSÕES PARA A PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA COMO ACCOUNTABILITY, ELUCIDAMOS A NECESSIDADE DE EXPLORAR A QUESTÃO SOBRE UM PRISMA CRÍTICO E QUE CONSIDERE SEUS IDEALIZADORES E PRINCIPALMENTE, QUEM É FAVORECIDO COM A NATURALIZAÇÃO DESSE DISCURSO.