O PRESENTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO GERAL DISCUTIR ACERCA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO QUE DIZ RESPEITO AO SEU PERCURSO HISTÓRICO E À CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO UNIVERSO ESCOLAR. PARA TANTO, PARTIMOS DA PERSPECTIVA DE QUE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR SE CONSTITUI COMO UMA NECESSIDADE E COMO UM INSTRUMENTO DE AMPLIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM E DE INSERÇÃO SOCIAL EFETIVA DESSES ALUNOS. ESTE ESTUDO SE DESENVOLVEU ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DE PRODUÇÕES QUE ABORDAM ESSA TEMÁTICA, ESPECIALMENTE, LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS EM BASES DE DADOS DIGITAIS, BEM COMO, FONTES DOCUMENTAIS SOBRE ALGUNS MARCOS LEGAIS ACERCA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. OS RESULTADOS NOS MOSTRAM QUE AS FORMAS COMO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SÃO TRATADAS VARIAM EM DIFERENTES ÉPOCAS DA HISTÓRIA E QUE O APRIMORAMENTO DA LEGISLAÇÃO AO LONGO DO TEMPO FORAM FUNDAMENTAIS EM PROL DA PERSPECTIVA INCLUSIVA TANTO NA SOCIEDADE COMO NO UNIVERSO ESCOLAR. RESSALTAMOS QUE OS AVANÇOS NA INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE EDUCACIONAL SÃO NÍTIDOS, PORÉM, DEVEMOS NOS ATENTAR AINDA PARA FATORES QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE ALGUMAS AÇÕES NEGATIVAS, COMO A EXCLUSÃO E O PRECONCEITO, QUE AINDA SÃO PRESENTES NESTE CONTEXTO ATUALMENTE. AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA, PORTANTO, DEVEM GARANTIR A MANUTENÇÃO E O DIREITO DE TODOS A UMA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA E INCLUSIVA, PARA QUE DESSA FORMA SEJAM DADOS PASSOS RUMO AO PROGRESSO, E NÃO AO RETROCESSO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.