O ENSINO HÍBRIDO E OS RECURSOS DIDÁTICOS VIRTUAIS: UMA IMERSÃO INTERATIVA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79872 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 555 "inscrito_id" => 1644 "titulo" => "O ENSINO HÍBRIDO E OS RECURSOS DIDÁTICOS VIRTUAIS: UMA IMERSÃO INTERATIVA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL" "resumo" => "É IMPERIOSO OBSERVAR QUE A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA DA INFORMAÇÃO TEM VIVENCIADO MOMENTOS EXPANSIVOS DEVIDO À EVOLUÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E DOS MÉTODOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS PELAS ESCOLAS, COMO O USO DE ATIVIDADES DE FORMA VIRTUAL, NA INTENCIONALIDADE DE BUSCAR RESULTADOS POSITIVOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. DESTE MODO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO TRAZER UMA REFLEXÃO ACERCA DOS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO HÍBRIDO, DEMONSTRANDO AS IMERSÕES INTERATIVAS E CONTRIBUINTES NA EDUCAÇÃO QUE ECLODIRAM JUNTO À NOVA MODALIDADE DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA MUNDIAL, AO QUAL ESTÃO ATRELADAS AS TECNOLOGIAS VIRTUAIS. METODOLOGICAMENTE, A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE TEXTO SE DEU A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, TENDO POR BASE BACICH ET. AL (2015), MACHADO (2015), FURQUIM (2019), E OUTROS QUE PROPORCIONAM MAIOR FAMILIARIDADE COM OS NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS VIRTUAIS QUE EMERGIRAM A PARTIR DO ENSINO HÍBRIDO. NOTA-SE QUE O QUADRO PANDÊMICO POSSIBILITOU A COMBUSTÃO DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO, E ASSIM, COM A INTRODUÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO PROPORCIONOU ESTRATÉGIAS PARA ATENDER OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL BEM COMO MEDIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. NESSE ÍNTERIM, O ENSINO HÍBRIDO PROPORCIONA A JUNÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL PRESENCIAL E O ENSINO ON-LINE, EXPANDINDO O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO FRENTE AOS NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS VIRTUAIS, AOS QUAIS SURGEM DE FORMA INTERATIVA, PROMOVENDO UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E OS ALUNOS, E GARANTINDO A ESTES O EMPODERAMENTO DE SE TORNAREM PROTAGONISTAS DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO HÍBRIDO, NOVAS TECNOLOGIAS, ISOLAMENTO SOCIAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID1644_28072021154245.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ NOGUEIRA ANTUNES NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ NOGUEIRA" "autor_email" => "josenogueira.neto@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79872 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 555 "inscrito_id" => 1644 "titulo" => "O ENSINO HÍBRIDO E OS RECURSOS DIDÁTICOS VIRTUAIS: UMA IMERSÃO INTERATIVA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL" "resumo" => "É IMPERIOSO OBSERVAR QUE A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA DA INFORMAÇÃO TEM VIVENCIADO MOMENTOS EXPANSIVOS DEVIDO À EVOLUÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E DOS MÉTODOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS PELAS ESCOLAS, COMO O USO DE ATIVIDADES DE FORMA VIRTUAL, NA INTENCIONALIDADE DE BUSCAR RESULTADOS POSITIVOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. DESTE MODO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO TRAZER UMA REFLEXÃO ACERCA DOS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO HÍBRIDO, DEMONSTRANDO AS IMERSÕES INTERATIVAS E CONTRIBUINTES NA EDUCAÇÃO QUE ECLODIRAM JUNTO À NOVA MODALIDADE DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA MUNDIAL, AO QUAL ESTÃO ATRELADAS AS TECNOLOGIAS VIRTUAIS. METODOLOGICAMENTE, A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE TEXTO SE DEU A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, TENDO POR BASE BACICH ET. AL (2015), MACHADO (2015), FURQUIM (2019), E OUTROS QUE PROPORCIONAM MAIOR FAMILIARIDADE COM OS NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS VIRTUAIS QUE EMERGIRAM A PARTIR DO ENSINO HÍBRIDO. NOTA-SE QUE O QUADRO PANDÊMICO POSSIBILITOU A COMBUSTÃO DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO, E ASSIM, COM A INTRODUÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO PROPORCIONOU ESTRATÉGIAS PARA ATENDER OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL BEM COMO MEDIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS E PROFESSORES. NESSE ÍNTERIM, O ENSINO HÍBRIDO PROPORCIONA A JUNÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL PRESENCIAL E O ENSINO ON-LINE, EXPANDINDO O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO FRENTE AOS NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS VIRTUAIS, AOS QUAIS SURGEM DE FORMA INTERATIVA, PROMOVENDO UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E OS ALUNOS, E GARANTINDO A ESTES O EMPODERAMENTO DE SE TORNAREM PROTAGONISTAS DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO HÍBRIDO, NOVAS TECNOLOGIAS, ISOLAMENTO SOCIAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID1644_28072021154245.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ NOGUEIRA ANTUNES NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ NOGUEIRA" "autor_email" => "josenogueira.neto@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }