O PRESENTE ARTIGO ABRANGE UMA PESQUISA SITUADA NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE ABORDOU O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ESTUDO DE GRANDEZAS E MEDIDAS. PARTIU-SE DO SEGUINTE PROBLEMA INVESTIGATIVO: QUAL A IMPORTÂNCIA DO USO DA GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E COMO ELA AUXILIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GRANDEZAS E MEDIDAS? OS PRINCIPAIS TEÓRICOS QUE NORTEARAM NOSSA PESQUISA FORAM BORIN (1996), KISHIMOTO (2000), ALVES E TEIXEIRA (2014) E OUTROS. O CONTEXTO DA PESQUISA REALIZADA ABRANGE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DE MATEMÁTICA DA UFPB – CAMPUS IV – ATUANTE NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL SENADOR RUI CARNEIRO – SITUADA NO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE/PB. A METODOLOGIA EMPREGADA PARA A ANÁLISE DOS DADOS ADOTADA NO TRABALHO, VINCULA-SE A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E SE DEU MEDIANTE A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO NO ÂMBITO DO ENSINO REMOTO PARA DUAS TURMAS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO DIA 27 DE AGOSTO DE 2021. FOI ABORDADO NA OFICINA CONTEÚDOS DE GRANDEZAS E MEDIDAS ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA LÚDICA E SIGNIFICATIVA. OS RESULTADOS PRINCIPAIS REVELARAM QUE A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO CONTRIBUIU PARA O ENGAJAMENTO DOS EDUCANDOS, FAVORECEU A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E TAMBÉM A EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA. POR FIM, INVESTIGAÇÕES FUTURAS FORAM DESVELADAS, A EXEMPLO DE COMPREENDER COMO OS ESTUDANTES PENSAM EM GAMES DIGITAIS PERSONIFICADOS PARA SUBSIDIAR SUAS APRENDIZAGENS E/OU FRAGILIDADES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.