Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DE ALGUNS FATORES INTERFERENTES NO ÍNDICE DE ACERTOS NO ENEM NA ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIA, ASSIM COMO, EM MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Palavra-chaves: ENEM, INGRESSANTES NA UFRN, PERCENTUAL DE ACERTOS, VARIÁVEIS, Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM, CRIADO EM 1998 COM O OBJETIVO DE AVALIAR O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ASSUMIU, HODIERNAMENTE, UM PAPEL DE SIGNIFICATIVO DESTAQUE POR TER SE TRANSFORMADO NA PRINCIPAL PORTA DE ACESSO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MAIORIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ESTUDAR ÍNDICES DE ACERTOS DE PARTICIPANTES NESSE EXAME. MAIS ESPECIFICAMENTE, ESTUDAR COMO SE COMPORTOU ESSE ÍNDICE QUANDO CONSIDERADO EM CONCOMITÂNCIA COM ALGUMAS VARIÁVEIS ESTATÍSTICAS ESCOLHIDAS DENTRE AS QUE ESTÃO NO MANANCIAL DE OBSERVAÇÕES DO CONJUNTO DE DADOS ESTUDADOS. A SUSPEITA INICIAL – SEMENTE DESTE DEBATE – É QUE ALGUMAS VARIÁVEIS ESTATÍSTICAS PODERIAM TER INFLUÊNCIA NO ÍNDICE DE ACERTOS NO ENEM, SOBRETUDO AS VARIÁVEIS VINCULADAS, DIRETAMENTE OU NÃO, A UM CENÁRIO DE CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA. ESTE ESTUDO BUSCA IDENTIFICAR ESSAS VARIÁVEIS, E, PARA EMPREENDÊ-LO, FORAM CONSIDERADOS APENAS OS PERCENTUAIS DE ACERTO EM DUAS ÁREAS DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIA, E, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. ADEMAIS, É IMPORTANTE SALIENTAR QUE OS PARTICIPANTES DESTA INVESTIGAÇÃO SÃO AQUELES CANDIDATOS QUE CONSEGUIRAM INGRESSAR NA UFRN EM 2018 POR MEIO DO REFERIDO EXAME. AS DISCUSSÕES AQUI TECIDAS FORAM ARRIMADAS POR CONCEITOS INERENTES À ESTATÍSTICA DESCRITIVA, COM REALCE ÀS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E AOS RECURSOS GRÁFICOS DO HISTOGRAMA E DO DIAGRAMA EM CAIXA. DENTRE AS VARIÁVEIS ESTUDADAS SE CONSTATOU QUE AS VARIÁVEIS “ESCOLARIDADE DO PAI”; “ESCOLARIDADE DA MÃE”; “DISPONIBILIDADE QUANTO À INTERNET” E “RENDA FAMILIAR” APRESENTARAM INFLUÊNCIAS NO ÍNDICE DE ACERTO NA PROVA DO ENEM.

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