ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PESQUISA REALIZADA ACERCA DE ATIVIDADES GRAMATICAIS ENVOLVENDO SUBSTANTIVOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (LDP). COM ESSA INVESTIGAÇÃO BUSCOU-SE OBSERVAR QUAIS CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA NORTEIAM AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES, ASSIM COMO SE TAIS PROPOSTAS POSSIBILITAM UMA AMPLIAÇÃO DO USO ADEQUADO E CONSCIENTE DA LÍNGUA, POR PARTE DOS ALUNOS, NAS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS. PARA TANTO, A PESQUISA ASSUMIU CARÁTER QUALITATIVO, LANÇANDO MÃO DA ANÁLISE DOCUMENTAL DE UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DESTINADO A TURMAS DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E UTILIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL. COMO REFERENCIAL TEÓRICO FORAM UTILIZADOS AUTORES QUE ESTUDAM A LÍNGUA SEGUNDO A PERSPECTIVA INTERACIONISTA E FUNCIONALISTA. OS RESULTADOS APONTAM PARA O FATO DE QUE AS ATIVIDADES ENVOLVENDO O ESTUDO DE SUBSTANTIVOS APRESENTAM UM FORTE PREDOMÍNIO DA PERSPECTIVA NORMATIVA/TRADICIONAL DE GRAMÁTICA. OS RESULTADOS TAMBÉM APONTAM QUE AS ATIVIDADES SÃO REALIZADAS POR MEIO EXERCÍCIOS QUE CONSISTEM EM PREENCHER ESPAÇOS COM LETRAS/PALAVRAS ADEQUADAS E REESCREVER FRASES REALIZANDO ALTERAÇÕES CONSIDERADAS NECESSÁRIAS. NO ENTANTO, TAMBÉM FOI OBSERVADO QUE HÁ UM ESFORÇO EM INCLUIR NESSAS ATIVIDADES O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS, PORÉM DE MANEIRA BREVE E SUPERFICIAL, O QUE NÃO CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA, PARA UMA MAIOR AMPLIAÇÃO DO USO ADEQUADO E CONSCIENTE DA LÍNGUA NOS MAIS DIVERSOS CONTEXTOS SOCIOCOMUNICATIVOS.