Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM DE SUBSTANTIVOS EM ATIVIDADES PRESENTES EM LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: SUBSTANTIVOS, GRAMÁTICA, USOS DA LÍNGUA, , Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79839
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 517
    "inscrito_id" => 2674
    "titulo" => "ABORDAGEM DE SUBSTANTIVOS EM ATIVIDADES PRESENTES EM LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PESQUISA REALIZADA ACERCA DE ATIVIDADES GRAMATICAIS ENVOLVENDO SUBSTANTIVOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (LDP). COM ESSA INVESTIGAÇÃO BUSCOU-SE OBSERVAR QUAIS CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA NORTEIAM AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES, ASSIM COMO SE TAIS PROPOSTAS POSSIBILITAM UMA AMPLIAÇÃO DO USO ADEQUADO E CONSCIENTE DA LÍNGUA, POR PARTE DOS ALUNOS, NAS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS. PARA TANTO, A PESQUISA ASSUMIU CARÁTER QUALITATIVO, LANÇANDO MÃO DA ANÁLISE DOCUMENTAL DE UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DESTINADO A TURMAS DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E UTILIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL. COMO REFERENCIAL TEÓRICO FORAM UTILIZADOS AUTORES QUE ESTUDAM A LÍNGUA SEGUNDO A PERSPECTIVA INTERACIONISTA E FUNCIONALISTA. OS RESULTADOS APONTAM PARA O FATO DE QUE AS ATIVIDADES ENVOLVENDO O ESTUDO DE SUBSTANTIVOS APRESENTAM UM FORTE PREDOMÍNIO DA PERSPECTIVA NORMATIVA/TRADICIONAL DE GRAMÁTICA. OS RESULTADOS TAMBÉM APONTAM QUE AS ATIVIDADES SÃO REALIZADAS POR MEIO EXERCÍCIOS QUE CONSISTEM EM PREENCHER ESPAÇOS COM LETRAS/PALAVRAS ADEQUADAS E REESCREVER FRASES REALIZANDO ALTERAÇÕES CONSIDERADAS NECESSÁRIAS. NO ENTANTO, TAMBÉM FOI OBSERVADO QUE HÁ UM ESFORÇO EM INCLUIR NESSAS ATIVIDADES O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS, PORÉM DE MANEIRA BREVE E SUPERFICIAL, O QUE NÃO CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA, PARA UMA MAIOR AMPLIAÇÃO DO USO ADEQUADO E CONSCIENTE DA LÍNGUA NOS MAIS DIVERSOS CONTEXTOS SOCIOCOMUNICATIVOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "SUBSTANTIVOS, GRAMÁTICA, USOS DA LÍNGUA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID2674_28072021104006.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA DO NASCIMENTO LOPES PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA PESSOA"
    "autor_email" => "gabrielanlpessoa@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79839
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 517
    "inscrito_id" => 2674
    "titulo" => "ABORDAGEM DE SUBSTANTIVOS EM ATIVIDADES PRESENTES EM LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PESQUISA REALIZADA ACERCA DE ATIVIDADES GRAMATICAIS ENVOLVENDO SUBSTANTIVOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (LDP). COM ESSA INVESTIGAÇÃO BUSCOU-SE OBSERVAR QUAIS CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA NORTEIAM AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES, ASSIM COMO SE TAIS PROPOSTAS POSSIBILITAM UMA AMPLIAÇÃO DO USO ADEQUADO E CONSCIENTE DA LÍNGUA, POR PARTE DOS ALUNOS, NAS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS. PARA TANTO, A PESQUISA ASSUMIU CARÁTER QUALITATIVO, LANÇANDO MÃO DA ANÁLISE DOCUMENTAL DE UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DESTINADO A TURMAS DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E UTILIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL. COMO REFERENCIAL TEÓRICO FORAM UTILIZADOS AUTORES QUE ESTUDAM A LÍNGUA SEGUNDO A PERSPECTIVA INTERACIONISTA E FUNCIONALISTA. OS RESULTADOS APONTAM PARA O FATO DE QUE AS ATIVIDADES ENVOLVENDO O ESTUDO DE SUBSTANTIVOS APRESENTAM UM FORTE PREDOMÍNIO DA PERSPECTIVA NORMATIVA/TRADICIONAL DE GRAMÁTICA. OS RESULTADOS TAMBÉM APONTAM QUE AS ATIVIDADES SÃO REALIZADAS POR MEIO EXERCÍCIOS QUE CONSISTEM EM PREENCHER ESPAÇOS COM LETRAS/PALAVRAS ADEQUADAS E REESCREVER FRASES REALIZANDO ALTERAÇÕES CONSIDERADAS NECESSÁRIAS. NO ENTANTO, TAMBÉM FOI OBSERVADO QUE HÁ UM ESFORÇO EM INCLUIR NESSAS ATIVIDADES O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS, PORÉM DE MANEIRA BREVE E SUPERFICIAL, O QUE NÃO CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA, PARA UMA MAIOR AMPLIAÇÃO DO USO ADEQUADO E CONSCIENTE DA LÍNGUA NOS MAIS DIVERSOS CONTEXTOS SOCIOCOMUNICATIVOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "SUBSTANTIVOS, GRAMÁTICA, USOS DA LÍNGUA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID2674_28072021104006.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA DO NASCIMENTO LOPES PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA PESSOA"
    "autor_email" => "gabrielanlpessoa@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PESQUISA REALIZADA ACERCA DE ATIVIDADES GRAMATICAIS ENVOLVENDO SUBSTANTIVOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (LDP). COM ESSA INVESTIGAÇÃO BUSCOU-SE OBSERVAR QUAIS CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA NORTEIAM AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES, ASSIM COMO SE TAIS PROPOSTAS POSSIBILITAM UMA AMPLIAÇÃO DO USO ADEQUADO E CONSCIENTE DA LÍNGUA, POR PARTE DOS ALUNOS, NAS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS. PARA TANTO, A PESQUISA ASSUMIU CARÁTER QUALITATIVO, LANÇANDO MÃO DA ANÁLISE DOCUMENTAL DE UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DESTINADO A TURMAS DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E UTILIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL. COMO REFERENCIAL TEÓRICO FORAM UTILIZADOS AUTORES QUE ESTUDAM A LÍNGUA SEGUNDO A PERSPECTIVA INTERACIONISTA E FUNCIONALISTA. OS RESULTADOS APONTAM PARA O FATO DE QUE AS ATIVIDADES ENVOLVENDO O ESTUDO DE SUBSTANTIVOS APRESENTAM UM FORTE PREDOMÍNIO DA PERSPECTIVA NORMATIVA/TRADICIONAL DE GRAMÁTICA. OS RESULTADOS TAMBÉM APONTAM QUE AS ATIVIDADES SÃO REALIZADAS POR MEIO EXERCÍCIOS QUE CONSISTEM EM PREENCHER ESPAÇOS COM LETRAS/PALAVRAS ADEQUADAS E REESCREVER FRASES REALIZANDO ALTERAÇÕES CONSIDERADAS NECESSÁRIAS. NO ENTANTO, TAMBÉM FOI OBSERVADO QUE HÁ UM ESFORÇO EM INCLUIR NESSAS ATIVIDADES O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS, PORÉM DE MANEIRA BREVE E SUPERFICIAL, O QUE NÃO CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA, PARA UMA MAIOR AMPLIAÇÃO DO USO ADEQUADO E CONSCIENTE DA LÍNGUA NOS MAIS DIVERSOS CONTEXTOS SOCIOCOMUNICATIVOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.