ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR O DESENVOLVIMENTO DA OFICINA INTITULADA “TANGRAM E O TEOREMA DE PITÁGORAS”, PROMOVIDA PELO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (CODAP/UFS) EM 2020, REMOTAMENTE. TAL OFICINA FOI UMA AÇÃO VINCULADA AO PROJETO DE PESQUISA “COM A MÃO NA MASSA: UTILIZANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA APRENDER MATEMÁTICA” E TEVE CUJO PÚBLICO ALVO ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. NELA, O TANGRAM, QUEBRA-CABEÇA CHINÊS COMPOSTO POR SETE PEÇAS, FOI UTILIZADO DE MODO A PROPORCIONAR SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM QUE ENVOLVEU DIVERSOS CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS E, A PARTIR DE EXPERIMENTAÇÕES ORIENTADAS UTILIZANDO-SE TAL RECURSO, CHEGOU-SE À FORMALIZAÇÃO DA RELAÇÃO CONHECIDA COMO TEOREMA DE PITÁGORAS. DESSE MODO, PERCEBEU-SE INTERAÇÃO E ENVOLVIMENTO DOS PARTICIPANTES, DESENVOLVENDO-SE HABILIDADES E ARTICULANDO-SE DIFERENTES UNIDADES TEMÁTICAS ELENCADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), ALÉM DE REFLEXÃO E COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS DOCENTES.