O PRESENTE TRABALHO SURGIU POR MEIO DAS DISCUSSÕES E REFLEXÕES DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, CURRICULARES E DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS , SOBRE O PROCESSO DE HIBRIDIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS NOS PALOP. O OBJETIVO É ANALISAR ATÉ QUE PONTO AS INFLUÊNCIAS INTERNACIONAIS AFETAM OS PROGRAMAS CURRICULARES DESTES PAÍSES E DE FORMA PARTICULAR COMO ELES SE AFETAM ENTRE SI, ATRAVÉS DO PROCESSO DE HIBRIDIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS. ENTENDER COMO OCORRE A RELAÇÃO SABER-PODER NOS CONTEÚDOS, DENTRO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES. METODOLOGICAMENTE, O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL E BASEOU-SE NAS LEIS EDUCACIONAIS E DOCUMENTOS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPETIVA DAS TEORIAS CURRICULARES. VERIFICA-SE QUE EXISTE FORTE PREDOMINÂNCIA DOS CONTEÚDOS “ESTRANGEIROS” NA TENTATIVA DE FAZER À HIBRIDIZAÇÃO NOS PALOP, O QUE SIGNIFICA QUE NÃO EXISTE UMA DEMOCRATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E, UMA ABERTURA TOTAL COM RELAÇÃO AOS CONHECIMENTOS ENDÓGENOS E ATÉ SUBALTERNIZADOS NOS RESPETIVOS PAÍSES. UMA VEZ QUE, OS CURRÍCULOS CARREGAM TRAÇOS FORTES DOS CONTEÚDOS ESTRANGEIROS, É POSSÍVEL OBSERVAR SIMILARIDADES NO QUE DIZ RESPEITO ÀS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS ENTRE OS PAÍSES COM RELAÇÃO ÀS INFLUÊNCIAS INTERNACIONAIS. ASSIM, PRECISAMOS DEBATER PROFUNDAMENTE SOBRE ESSAS QUESTÕES QUE SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA O PROCESSO EDUCACIONAL E CONSEQUENTEMENTE, A NECESSIDADE DE PROCURAR CONSTRUIR UM CURRÍCULO QUE VISA GARANTIR O CONJUNTO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS PARA FORMAÇÃO DE JOVENS.