O MÉTODO TWI É UMA ESTRATÉGIA DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES QUE CONSISTE EM DIMINUIR O TEMPO PARA SOLUCIONAR UM PROBLEMA. ASSIM, PARA ATINGIR ESSE PROPÓSITO, BUSCA-SE NÃO UTILIZAR EQUIPAMENTOS COMO LÁPIS E PAPEL OU, EM ALGUNS CASOS, APENAS SIMPLIFICÁ-LOS. DESSA FORMA, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPLICAR, DE FORMA SUCINTA, ESTE MÉTODO, ALGUMAS DE SUAS FERRAMENTAS E, PRINCIPALMENTE, OS PRIMEIROS PASSOS PARA DESENVOLVIMENTO DESSA ESTRATÉGIA. TEREMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL EXPOR CINCO MÉTODOS DE CÁLCULOS MENTAIS PARA A MULTIPLICAÇÃO DE DOIS NÚMEROS, VISTO QUE É UM DOS CÁLCULOS MENTAIS MENOS REALIZADOS PELOS ALUNOS E POUCO ABORDADO NO ENSINO BÁSICO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI BASEADA EM UM LIVRO SOBRE O MÉTODO TWI E O RACIOCÍNIO RÁPIDO, EM CONJUNTO COM TRABALHOS SOBRE CÁLCULO MENTAL JUNTO COM A BNCC (2018) E OS PCN (1997). A MOTIVAÇÃO DO TRABALHO PARTIU DE ESTUDOS SOBRE AS QUESTÕES DO ENEM ALIADO À MONITORIA DE CÁLCULO INTEGRAL. DESSA FORMA, MOSTRAMOS ALGUMAS FERRAMENTAS QUE PODEM SER EXPLORADAS DENTRO DE SALA DE AULA COMO MEIO DE AJUDAR OS ALUNOS A REALIZAREM O CÁLCULO MENTAL E O RACIOCÍNIO, ALÉM DE AUXILIAR EM TESTES DE APTIDÃO COMO O ENEM.