APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS E GAMIFICAÇÃO NA MONITORIA REMOTA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PSICOPEDAGOGIA
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TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, DESENVOLVIDO COM 33 ESTUDANTES DURANTE A MONITORIA DO COMPONENTE CURRICULAR: PSICOPATOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA I, DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA/CE/UFPB NO PERÍODO LETIVO DE 2020.2. UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO PELO GOOGLE FORMS, PARA VERIFICAR O GRAU DE SATISFAÇÃO E A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES COM ESSAS METODOLOGIAS. FORAM UTILIZADAS AS PLATAFORMAS NEARPOD, GOOGLE DOCS E GOOGLE MEET PARA AS ORIENTAÇÕES E CONSTRUÇÃO COLETIVA DOS CONTEÚDOS DO JOGO: CAÇA AOS TRANSTORNOS, E O PROGRAMA MICROSOFT POWERPOINT PARA MODELAR SEU DESIGN E MECÂNICA. O JOGO TEVE COMO OBJETIVO AJUDAR NA REVISÃO DOS CONTEÚDOS E SUA FIXAÇÃO. NA GAMIFICAÇÃO UTILIZOU-SE A PLATAFORMA QUIZIZZ PARA AVALIAÇÃO E POWERPOINT PARA REVISÃO. OS DISCENTES AFIRMARAM QUE ESSAS METODOLOGIAS AMPLIARAM A PARTICIPAÇÃO E O FOCO DELES (100%), AJUDANDO A FIXAR OS CONTEÚDOS E TORNAR AS AULAS MAIS MOTIVANTES (97%), CONTRIBUINDO COM A APRENDIZAGEM ATIVA DE TODOS ELES. 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