ESTE ARTIGO ? O RESULTADO DE UM ESTUDO SOBRE O CONTEXTO EM QUE ACONTECEU O LAN?AMENTO DOS CENTROS DE M?DIAS NO BRASIL, SOBRE O ENSINO ? DIST?NCIA, ENSINO H?BRIDO, ENSINO ONLINE E REMOTO E O IMPACTO QUE ESTE ?LTIMO CAUSA NA APRENDIZAGEM E AVALIA??ES DE ESTUDANTES. UTILIZOU-SE DE V?RIOS TRABALHOS ACAD?MICOS E DA LEGISLA??O QUE AMPARA O USO DAS TECNOLOGIAS COMO ALIADA DA APRENDIZAGEM PARA EMBASAR A PESQUISA, A QUAL MOSTROU QUE O ENSINO REMOTO, SEM AULAS PRESENCIAIS OBRIGAT?RIAS CAUSAM DESMOTIVA??O, ATRASOS NAS APRENDIZAGENS E TEND?NCIA AO ABANDONO DOS ESTUDOS, TANTO EM PA?SES CONSIDERADOS DESENVOLVIDOS, QUANTO AOS AINDA EM DESENVOLVIMENTO. AP?S A AN?LISE DAS DESCOBERTAS, PODE-SE AFIRMAR QUE A PRESEN?A DOS ESTUDANTES NA ESCOLA ? FUNDAMENTAL PARA OS SEUS DESENVOLVIMENTOS COGNITIVOS E SOCIOEMOCIONAIS. NO P?S-PANDEMIA, AS ESCOLAS T?M O GRANDE DESAFIO DE FAZER COM QUE OS ESTUDANTES TENHAM PROGRESSO NA APRENDIZAGEM, E MELHORA NOS RESULTADOS DAS AVALIA??ES. PARA TANTO, H? A NECESSIDADE DE PROFISSIONAIS QUE ENSINEM A ESTUDAR FAZENDO USO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS T?O EXORTADOS NA LEGISLA??O EDUCACIONAL.