Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: TESSITURAS SOBRE A MENSURAÇÃO DO APRENDIZADO E RENDIMENTO ESCOLAR

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, DOCENTES, ESTUDANTES, ESCOLA, Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

NESTE TRABALHO FAREMOS UMA DISCUSSÃO SOBRE O IMPACTO QUE AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA VÊM EXERCENDO SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR. NOSSO INTUITO É ANALISARMOS COMO A AVALIAÇÃO VEM SENDO PENSADA E AS MUDANÇAS PROVOCADAS NO INTERIOR DOS ESPAÇOS ESCOLARES, MUDANDO A FORMA COMO ALUNOS(AS), PAIS(MÃES), PROFESSORES(AS) E ESCOLA COMO UM TODO TÊM CONDUZIDO E PENSADO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA AVALIAÇÃO. PARA ISSO REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, BUSCANDO IDENTIFICAR A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DIRETAMENTE COM OS RESULTADOS EXPLICITADOS PELOS TESTES EM LARGA ESCALA, BEM COMO OS ÓBICES CAUSADOS NO AMBIENTE ESCOLAR E EM SEUS SUJEITOS. TEMOS COMO ARCABOUÇO TEÓRICO AFONSO, ARROYO, LIBÂNEO, ENTRE OUTROS QUE RESPALDARAM NOSSA PESQUISA. COMPREENDEMOS QUE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PRECISA SER ANALISADO, SEUS REAIS OBJETIVOS DEVEM SER DISCUTIDOS E EXPLICITADOS, ASSIM PODE VIR A CONTRIBUIR PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A INCLUSÃO EFETIVA DOS SUJEITOS ESCOLARES.

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