Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO DIGITAL DURANTE A PANDEMIA: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE DOCENTES DE UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO

Palavra-chaves: LETRAMENTO DIGITAL, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO, TDIC, HEGEMONIA Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79598
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 2244
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL DURANTE A PANDEMIA: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE DOCENTES DE UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO"
    "resumo" => "TRATA-SE DA APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE PARTE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUE SE ENCONTRA EM DESENVOLVIMENTO NA QUAL SE PROCURA ANALISAR E COMPREENDER COMO SE DESENVOLVEM AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAIS DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ANÁPOLIS – GO. TRAZ COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL E SOBRE QUAIS DESAFIOS E POSSIBILIDADES SÃO COLOCADOS AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANDO DESENVOLVEM PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. APOIOU-SE EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E EM PARTE DAS RESPOSTAS, OBTIDAS POR MEIO DE UM FORMULÁRIO SEMIESTRUTURADO, DE 148 PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS – GOIÁS. OS DADOS FORAM ANALISADOS À LUZ DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, O QUE POSSIBILITOU A CRIAÇÃO DE TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: A) ACESSO ÀS TDIC DURANTE AS AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA PARA A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL; B) TDIC MAIS USADAS DURANTE AS AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL; C) FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL NAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA. CONCLUI-SE, PARCIALMENTE, QUE A ESCOLA DEVE INTEGRAR AS TDIC EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALICERÇANDO-AS EM PRESSUPOSTOS TEÓRICO-DIDÁTICOS CRÍTICOS E EMANCIPADORES. EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DOS PROFESSORES INVESTIGADOS, INFERIRMOS QUE EXISTEM POSSIBILIDADES, BEM COMO DESAFIOS, QUANDO ELAS SÃO DESENVOLVIDAS DURANTE AS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO, TDIC, HEGEMONIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2244_10072021172158.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELSON MARCOLINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELSON"
    "autor_email" => "elsonmarcolino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79598
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 2244
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL DURANTE A PANDEMIA: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE DOCENTES DE UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO"
    "resumo" => "TRATA-SE DA APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE PARTE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUE SE ENCONTRA EM DESENVOLVIMENTO NA QUAL SE PROCURA ANALISAR E COMPREENDER COMO SE DESENVOLVEM AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAIS DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ANÁPOLIS – GO. TRAZ COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL E SOBRE QUAIS DESAFIOS E POSSIBILIDADES SÃO COLOCADOS AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANDO DESENVOLVEM PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. APOIOU-SE EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E EM PARTE DAS RESPOSTAS, OBTIDAS POR MEIO DE UM FORMULÁRIO SEMIESTRUTURADO, DE 148 PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS – GOIÁS. OS DADOS FORAM ANALISADOS À LUZ DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, O QUE POSSIBILITOU A CRIAÇÃO DE TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: A) ACESSO ÀS TDIC DURANTE AS AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA PARA A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL; B) TDIC MAIS USADAS DURANTE AS AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL; C) FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL NAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA. CONCLUI-SE, PARCIALMENTE, QUE A ESCOLA DEVE INTEGRAR AS TDIC EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALICERÇANDO-AS EM PRESSUPOSTOS TEÓRICO-DIDÁTICOS CRÍTICOS E EMANCIPADORES. EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DOS PROFESSORES INVESTIGADOS, INFERIRMOS QUE EXISTEM POSSIBILIDADES, BEM COMO DESAFIOS, QUANDO ELAS SÃO DESENVOLVIDAS DURANTE AS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO, TDIC, HEGEMONIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2244_10072021172158.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELSON MARCOLINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELSON"
    "autor_email" => "elsonmarcolino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

TRATA-SE DA APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE PARTE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUE SE ENCONTRA EM DESENVOLVIMENTO NA QUAL SE PROCURA ANALISAR E COMPREENDER COMO SE DESENVOLVEM AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAIS DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ANÁPOLIS – GO. TRAZ COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL E SOBRE QUAIS DESAFIOS E POSSIBILIDADES SÃO COLOCADOS AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANDO DESENVOLVEM PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. APOIOU-SE EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E EM PARTE DAS RESPOSTAS, OBTIDAS POR MEIO DE UM FORMULÁRIO SEMIESTRUTURADO, DE 148 PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS – GOIÁS. OS DADOS FORAM ANALISADOS À LUZ DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, O QUE POSSIBILITOU A CRIAÇÃO DE TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: A) ACESSO ÀS TDIC DURANTE AS AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA PARA A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL; B) TDIC MAIS USADAS DURANTE AS AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL; C) FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL NAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA. CONCLUI-SE, PARCIALMENTE, QUE A ESCOLA DEVE INTEGRAR AS TDIC EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALICERÇANDO-AS EM PRESSUPOSTOS TEÓRICO-DIDÁTICOS CRÍTICOS E EMANCIPADORES. EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DOS PROFESSORES INVESTIGADOS, INFERIRMOS QUE EXISTEM POSSIBILIDADES, BEM COMO DESAFIOS, QUANDO ELAS SÃO DESENVOLVIDAS DURANTE AS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.