INTRODUÇÃO: O BRINCAR PODE SER ENTENDIDO AO MESMO TEMPO COMO PROCESSO E PRODUTO DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA, TENDO O GÊNERO COMO UM ELEMENTO IMPORTANTE, QUE PODE APARECER NAS PUBLICIDADES INFANTIS, PRINCIPALMENTE RELACIONADAS AOS BRINQUEDOS. A VISÃO BINÁRIA QUE DIVIDE BRINQUEDOS DE MENINOS E BRINQUEDOS DE MENINAS RESTRINGE OS PROCESSOS INFANTIS DE EXPLORAÇÃO E REFORÇA PADRÕES HETERONORMATIVOS. OBJETIVO: IDENTIFICAR E ANALISAR ELEMENTOS DE REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NAS PROPAGANDAS ANALISADAS, QUE REFORCEM O PADRÃO HETERONORMATIVO. METODOLOGIA: O ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA BASEADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDO, DE UMA PROPAGANDA DE BONECA INFANTIL, DESTINADA AO PÚBLICO FEMININO INFANTIL NA FAIXA ETÁRIA DE CINCO ANOS. RESULTADOS: REALIZAMOS A ANÁLISE DOS ELEMENTOS COR, CENÁRIO, BONECAS, ATRIZES E COMPORTAMENTOS. PERCEBEMOS DIFERENTES CORES SENDO UTILIZADAS NOS CENÁRIOS, VESTIMENTAS E NAS BONECAS, COM PREDOMÍNIO DE TONS PASTEIS. APARECERAM APENAS ATRIZES, SENDO UMA MULHER E DUAS CRIANÇAS, REPRESENTANDO MÃE E FILHAS. TODAS, MULHER, CRIANÇAS E BONECAS ESTAVAM DE VESTIDO, TINHAM CABELO LONGO E LAÇOS NA CABEÇA. OS COMPORTAMENTOS DAS MENINAS COM AS BONECAS REPRODUZIA O COMPORTAMENTO DA MÃE COM AS MENINAS, COMO UMA OFERTA DE CUIDADO ATRAVÉS DE ABRAÇOS E BEIJOS. A MÃE TEM DUAS FILHAS E AS MENINAS TAMBÉM APARECIAM ABRAÇADAS A DUAS BONECAS, SEMPRE REMETENDO AO APRENDIZADO DA MATERNIDADE, O QUE A MÃE FAZ COM AS FILHAS, AS FILHAS FAZEM COM A BONECA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS RESULTADOS SUGEREM QUE A PROPAGANDA FORTALECEU UMA VISÃO HETERONORMATIVA EXPRESSA NO PAPEL FEMININO DO CUIDADO, TRAZENDO ELEMENTOS QUE INTENCIONAM O DIRECIONAMENTO DO BRINQUEDO BONECA A MENINAS.