MENEZES, Cíntia De Paula Borges. Masculinidade e docência infantil. Anais V Desfazendo Gênero... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/79384>. Acesso em: 23/11/2024 20:13
AS NORMAS SOCIAIS ESTABELECEM PADRÕES NUMA PERSPECTIVA BINÁRIA, DETERMINANDO O QUE SE ESPERA DE “SER MULHER” E “SER HOMEM” E DIVIDINDO OS ESPAÇOS DESTINADOS A CADA GÊNERO. A CONSTRUÇÃO DA MASCULINIDADE É ORIENTADA NO SENTIDO DE REJEIÇÃO DO QUE SE APROXIMA DO FEMININO, HAVENDO DESCONFORTO QUANDO O SUJEITO BORRA ESTAS NORMAS E EXERCE PROFISSÃO FORA DO “MASCULINO PADRÃO”. NESTE CENÁRIO, O INGRESSO DO CORPO MASCULINO ADULTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PODE GERAR ESTRANHAMENTOS, SUSPEITAS E QUESTIONAMENTOS. TENDO ESSAS QUESTÕES NO HORIZONTE, ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO PROBLEMATIZAR A MASCULINIDADE HETERONORMATIVA NA EDUCAÇÃO E A DESCONSTRUÇÃO DE LUGARES FIXOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DO “SER HOMEM” FORA DO “MASCULINO PADRÃO”. BUSCAREMOS REFLETIR RESPONDER SOBRE QUAL MASCULINIDADE SE ESPERA NA EDUCAÇÃO, E SOBRE O POR QUE SER PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL É UM PROBLEMA. O TRABALHO É UMA REVISÃO DE LITERATURA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E ESTÁ SUBSIDIADO EM TEXTOS CIENTÍFICOS QUE VERSAM SOBRE MASCULINIDADES E DOCÊNCIA MASCULINA NA INFÂNCIA. SÃO REFERENCIAS: CONNELL (1995), FINCO (1993), LOURO (1997), JUNQUEIRA (2012), BENTO (2011) E SAYÃO (2005), DENTRE OUTROS/AS. A PESQUISA POSSIBILITA (RE)PENSAR SOBRE O GÊNERO ESPERADO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, SOBRE MASCULINIDADES E SOBRE A PRESENÇA DO PROFESSOR COMO SUJEITO CAPAZ DE MODIFICAR O AMBIENTE EDUCACIONAL E QUEBRAR PARADIGMAS. CONSTATAMOS QUE A CARÊNCIA DE HOMENS DA DOCÊNCIA INFANTIL SE RELACIONA COM ESTEREÓTIPOS DE MASCULINIDADE E DA CONCEPÇÃO DE DOCÊNCIA COMO APTIDÃO FEMININA.