A PRESENTE COMUNICAÇÃO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR RAÇA, SEXUALIDADE, GÊNERO E A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DESSES TEMAS NA FORMAÇÃO DOCENTE, EM ESPECIAL DE PEDAGOGAS (OS), POIS A ESCOLA TEM PAPEL NA DIFUSÃO DESSE DEBATE. EDUCADORAS E EDUCADORES NECESSITAM DE FORMAÇÃO QUE CONTEMPLE ESTAS TEMÁTICAS PARA CONSTRUIRMOS AMBIENTE ESCOLAR SEGURO E SUPERARMOS AS DISCRIMINAÇÕES E DESIGUALDADES, DE MODO A GARANTIR O DEBATE EM SALA DE AULA, EVITANDO, DESSE MODO, O SILENCIAMENTO E OMISSÃO, E PRÁTICAS SEXISTAS, RACISTAS E LGBTFÓBICAS E PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO COMPROMETIDA COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E INCLUSÃO. O ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA CONSTRÓI SEU PERCURSO METODOLÓGICO A PARTIR DOS ESTUDOS AUTOBIOGRÁFICOS, POR COMPREENDÊ-LOS COMO POSSIBILIDADE DE O SUJEITO EXPOR A SI, PRODUZINDO SIGNIFICADO E SENTIDO SOBRE SI E SUA EXISTÊNCIA. ASSIM, ESTE TEXTO REFLETE A TRAJETÓRIA ESCOLAR DA PESQUISADORA, UTILIZANDO A ESCRE(VIVÊNCIA), CATEGORIA CUNHADA POR CONCEIÇÃO EVARISTO (2005), COMO CONCEPÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA. OS RESULTADOS APONTAM PARA LACUNAS NO QUE SE REFERE AO DEBATE DE RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE, PROPORCIONANDO A PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DE INVESTIMENTO EM UMA EDUCAÇÃO QUE CONTEMPLE A DIVERSIDADE, POIS AS AUSÊNCIAS DOS CONTEÚDOS SUPRACITADOS CAUSAM UM IMPACTO NEGATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DAS(OS) PROFESSORAS(ES), QUE CONSEQUENTEMENTE COMPROMETE A EDUCAÇÃO OFERTADA PARA AS CRIANÇAS E JOVENS, POSTO QUE O DEBATE SOBRE SEXUALIDADE E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS FOI NEGLIGENCIADO.