O PRESENTE ARTIGO REALIZA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE PESQUISAS EMPÍRICAS RECENTEMENTE ELABORADAS (ENTRE 2020 E 2021), A TRATAR DO IMPACTO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS FACE ÀS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (ENSINO FUNDAMENTAL I E II), DURANTE O PERÍODO QUE ESTIVERAM EM REGIME DE HOME OFFICE, EM RAZÃO DO NECESSÁRIO DISTANCIAMENTO. A PESQUISA PARTE DA PERSPECTIVA DA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO TRABALHO DO CUIDADO, O QUAL SOCIALMENTE CARACTERIZA A DOCÊNCIA BÁSICA, BEM COMO AO DA FAMÍLIA, QUE ENTENDE-SE DESTINADO EXCLUSIVAMENTE À MULHER. ESTE TRABALHO OBSERVA A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DAS PROFESSORAS, QUE TIVERAM MAJORADAS SUAS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS E DOMÉSTICAS – ESSAS NÃO REMUNERADAS - ANALISA DE FORMA CRÍTICA E JURÍDICA COMO AS DESIGUALDADES JÁ EXISTENTES EM RAZÃO DOS GÊNEROS FORAM AINDA MAIS EVIDENCIADAS DEVIDO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS, BEM COMO PROPÕE POLÍTICAS PÚBLICAS CAPAZES DE AMENIZAR TAIS DESIGUALDADES.