ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE – MPED DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB/CAMPUS XIV, CUJO PROPÓSITO É COMPREENDER COMO AS/OS PROFESSORAS/ES DE UMA ESCOLA BÁSICA UTILIZAM EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A LEITURA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, PRINCIPALMENTE, AS QUE TRAZEM QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE PARA CONTRIBUIR NO PROCESSO FORMATIVO DAS/OS ESTUDANTES. PARA ISSO, SERÁ UTILIZADA AS ESCREVIVÊNCIAS COMO METODOLOGIA E A CONVERSA COMO DISPOSITIVO. A PROPOSTA COM ESSE CAMINHO METODOLÓGICO É CONSTRUIR UM “EU COLETIVO” COM AS/OS SUJEITAS/OS DA PESQUISA. EU, BICHA PRETA, NÃO-BINÁRIE, DO AXÉ/CANDOMBLÉ, CONTADOR/A DE HISTÓRIAS, PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO BÁSICA PESQUISANDO NO MEU ESPAÇO DE TRABALHO E CONSTRUINDO UMA PESQUISA COLABORATIVA COM MINHAS/MEUS COLEGAS. DIALOGO TEORICAMENTE COM CONCEIÇÃO EVARISTO (2020), GLÓRIA ANZALDÚA (2000), LÉLIA GONZALEZ (2018), NILMA LINO GOMES (2005), PATRÍCIA HILL COLLINS (2021), ENTRE OUTRAS/OS AUTORAS/ES DO CAMPO DOS ESTUDOS FEMINISTAS, PRINCIPALMENTE DO FEMINISMO NEGRO E DAS/OS QUE DISCUTEM A INTERSECCIONALIDADE ENTRE RAÇA/ETNIA, GÊNERO E SEXUALIDADE. DIANTE DISSO, ENTENDEMOS QUE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM BASE NA ANCESTRALIDADE AFRO-BRASILEIRA, NA CULTURA ORAL, NAS ARTES, NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, NAS “PRETAGOGIAS”, QUE SUBVERTEM AS PRÁTICAS ESCOLARES HEGEMÔNICAS PODEM SER DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA PAUTAR AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE NA ESCOLA. ASSIM LOCALIZADO, O PROPÓSITO DESSE RECORTE É TRAZER AS REFLEXÕES INICIAIS DESENVOLVIDAS DURANTE O PERCURSO DESSE PROCESSO, PERPASSANDO PELOS CAMINHOS E ÁGUAS QUE REFLETEM A IMPLICAÇÃO DO/A PESQUISADOR/A COM A TEMÁTICA DO ESTUDO, APRESENTANDO COMO RESULTADO UM MEMORIAL FORMATIVO.