A DISCIPLINA DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA É CONSIDERADA UM GRANDE DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS, OS MÉTODOS PEDAGÓGICOS TRADICIONAIS DE ENSINO, RESULTA NO DESESTÍMULO DOS ALUNOS COM A DISCIPLINA. NESSE TRABALHO OBJETIVOU-SE ELABORAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES OXIGENADAS, EM AMBIENTE DE SALA VIRTUAL, COM BASE NA TEMÁTICA PLANTAS MEDICINAIS. PARTICIPARAM DA PESQUISA 66 ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE ESPERANÇA-PB. TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS DE FORMA VIRTUAL ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM QUATRO ETAPAS. A PRIMEIRA FOI IDENTIFICAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS PLANTAS MEDICINAIS. A SEGUNDA ETAPA HOUVE A INTERVENÇÃO E APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. E POR ÚLTIMO VERIFICOU-SE O ÍNDICE DE APRENDIZAGEM DA METODOLOGIA APLICADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A UTILIZAÇÃO DE AULAS CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DESPERTA O INTERESSE E A CURIOSIDADE DOS DISCENTES E MELHORA A FIXAÇÃO E O APRENDIZADO EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ESTUDADO. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO TEMA PLANTAS MEDICINAIS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES OXIGENADAS, PERMITIU DESPERTAR NO ESTUDANTE O INTERESSE PELA DISCIPLINA DE QUÍMICA, OFERECENDO UMA APRENDIZAGEM MAIS CONTEXTUALIZADA, PROBLEMATIZADORA, DIALOGADA E SIGNIFICATIVA.