RELATO DE EXPERIÊNCIA: PERCEPÇÕES E SENSAÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA TEMÁTICA “AROMAS E ÓLEOS ESSENCIAS”.
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76910 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 2099 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PERCEPÇÕES E SENSAÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA TEMÁTICA “AROMAS E ÓLEOS ESSENCIAS”." "resumo" => "ESTE ARTIGO ? UM RELATO DE EXPERI?NCIA REFERENTE A UM PROJETO DE CONCLUS?O DE CURSO COM A TEM?TICA ?AROMAS E ?LEOS ESSENCIAIS?. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DO MUNIC?PIO DE TOLEDO-PR, COM UMA TURMA DO 3? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, TENDO A PARTICIPA??O DE 19 ESTUDANTES. A METODOLOGIA ADOTADA NESTE TRABALHO VERSA NOS TR?S MOMENTOS PEDAG?GICOS (3MP), SENDO ESTES: A PROBLEMATIZA??O INICIAL, A ORGANIZA??O DO CONHECIMENTO E, POR FIM, A APLICA??O DO CONHECIMENTO. PARA ESSE ARTIGO, APRESENTAMOS APENAS OS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO MOMENTO PEDAG?GICO. TODAS AS ATIVIDADES ESTAVAM RELACIONADAS COM OS AROMAS E ?LEOS ESSENCIAIS, SOLICITAMOS AOS ESTUDANTES QUE REGISTRASSEM SUAS SENSA??ES E PERCEP??ES, POR MEIO DE ESCRITA E DESENHOS PARA QUE, POSTERIORMENTE, PUD?SSEMOS ANALIS?-LAS. DURANTE A ATIVIDADE HOUVE DI?LOGOS E DEBATES SOBRE AS OPINI?ES E QUESTIONAMENTOS DOS ESTUDANTES, E ESTES, FORAM GRAVADOS COM RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA POSTERIOR TRANSCRI??O. A PARTIR DAS AN?LISES E DEBATES EM SALA DE AULA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES N?O EST?O HABITUADOS COM ATIVIDADES QUE PROMOVAM O DEBATE E A SOLU??O DE PROBLEMAS. POR?M, AO LONGO DAS ATIVIDADES, OS ESTUDANTES COME?ARAM A QUESTIONAR E PROPOR IDEIAS PARA OS PROBLEMAS QUE ESTAVAM SENDO PROPOSTOS, O QUE NOS MOSTRA A IMPORT?NCIA DE DIFERENTES METODOLOGIAS EM SALA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, ENSINO FUNDAMENTAL, ODORES E AROMAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2099_28092021155602.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SBARDELOTTO" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jusbardelotto@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76910 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 2099 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PERCEPÇÕES E SENSAÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA TEMÁTICA “AROMAS E ÓLEOS ESSENCIAS”." "resumo" => "ESTE ARTIGO ? UM RELATO DE EXPERI?NCIA REFERENTE A UM PROJETO DE CONCLUS?O DE CURSO COM A TEM?TICA ?AROMAS E ?LEOS ESSENCIAIS?. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DO MUNIC?PIO DE TOLEDO-PR, COM UMA TURMA DO 3? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, TENDO A PARTICIPA??O DE 19 ESTUDANTES. A METODOLOGIA ADOTADA NESTE TRABALHO VERSA NOS TR?S MOMENTOS PEDAG?GICOS (3MP), SENDO ESTES: A PROBLEMATIZA??O INICIAL, A ORGANIZA??O DO CONHECIMENTO E, POR FIM, A APLICA??O DO CONHECIMENTO. PARA ESSE ARTIGO, APRESENTAMOS APENAS OS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO MOMENTO PEDAG?GICO. TODAS AS ATIVIDADES ESTAVAM RELACIONADAS COM OS AROMAS E ?LEOS ESSENCIAIS, SOLICITAMOS AOS ESTUDANTES QUE REGISTRASSEM SUAS SENSA??ES E PERCEP??ES, POR MEIO DE ESCRITA E DESENHOS PARA QUE, POSTERIORMENTE, PUD?SSEMOS ANALIS?-LAS. DURANTE A ATIVIDADE HOUVE DI?LOGOS E DEBATES SOBRE AS OPINI?ES E QUESTIONAMENTOS DOS ESTUDANTES, E ESTES, FORAM GRAVADOS COM RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA POSTERIOR TRANSCRI??O. A PARTIR DAS AN?LISES E DEBATES EM SALA DE AULA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES N?O EST?O HABITUADOS COM ATIVIDADES QUE PROMOVAM O DEBATE E A SOLU??O DE PROBLEMAS. POR?M, AO LONGO DAS ATIVIDADES, OS ESTUDANTES COME?ARAM A QUESTIONAR E PROPOR IDEIAS PARA OS PROBLEMAS QUE ESTAVAM SENDO PROPOSTOS, O QUE NOS MOSTRA A IMPORT?NCIA DE DIFERENTES METODOLOGIAS EM SALA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, ENSINO FUNDAMENTAL, ODORES E AROMAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2099_28092021155602.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SBARDELOTTO" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jusbardelotto@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }