NO CONTEXTO PAND?MICO, O ENSINO REMOTO PASSOU A SER A ALTERNATIVA MAIS PRUDENTE, POR?M TRAZENDO SEUS DESAFIOS, TANTO PARA OS ALUNOS QUANTO PARA OS DOCENTES. TRATANDO-SE DE METODOLOGIAS, TORNOU-SE IMPRESCIND?VEL ADOTAR PR?TICAS QUE CONTRIBU?SSEM PARA A PARTICIPA??O ATIVA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO AUXILIAR AS AULAS REMOTAS DE CI?NCIAS ATRAV?S DA APLICA??O DA T?CNICA DOS SEIS CHAP?US DO PENSAMENTO VISANDO CONDUZIR O DISCENTE NA CONSTRU??O DE UM POSICIONAMENTO CR?TICO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS POR SUBST?NCIAS QU?MICAS, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ASSOCIADA A SLIDES INTERATIVOS NA PLATAFORMA DIGITAL GENIALLY E QUESTION?RIO REALIZADO NO GOOGLE FORMUL?RIOS. EM TERMOS QUANTITATIVOS, A PARTICIPA??O DOS ALUNOS FOI MAIOR NA REALIZA??O DO QUESTION?RIO EM COMPARA??O AO N?MERO DE PARTICIPANTES NO MOMENTO S?NCRONO DE DISCUSS?O UTILIZANDO A T?CNICA ESCOLHIDA. O MOMENTO DE DEBATE N?O APRESENTOU O RENDIMENTO ESPERADO, TORNANDO EVIDENTE COMO OS DISCENTES AINDA DESEMPENHAM UM PAPEL DE RECEPTORES DE INFORMA??ES, REAL?ANDO A NECESSIDADE DA INTRODU??O DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PLANEJAMENTOS PEDAG?GICOS, QUE POSSIBILITEM CADA VEZ MAIS O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES.