A UTILIZA??O DE JOGOS DID?TICOS COMO RECURSO METODOL?GICO NAS AULAS DE QU?MICA AUXILIA NO TRABALHO DAS POTENCIALIDADES E DA CRIATIVIDADE DO ALUNO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE V?RIAS ESTRAT?GIAS PARA CHEGAR ? SOLU??O COMUM, CONTRIBUINDO COM A ATIVIDADE COLETIVA PARA A SOLU??O DO PROBLEMA, SOBRETUDO, PROMOVE A APROPRIA??O DOS CONCEITOS PRESENTES NO CONTE?DO PROGRAM?TICO RELACIONADO, ALINHANDO A ATIVIDADE DE JOGO COM A ATIVIDADE DE ESTUDO. TRATA-SE, NO ENTANTO, DE UMA ATIVIDADE COMPLEMENTAR QUE PRECISA SER DESENVOLVIDA DE MANEIRA DIRECIONADA E PLANEJADA, O QUE CONCEBER? QUALIDADE ? ATIVIDADE L?DICA. FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE QU?MICA DO ENSINO B?SICO, A FIM DE AVERIGUAR A ACEITA??O DOS JOGOS COMO RECURSO METODOL?GICO AUXILIADOR DO PROCESSO DE ENSINO. PERCEBEU-SE QUE A FALTA DE ENTUSIASMO DOS DOCENTES E PARTICIPA??O EM FORMA??ES CONTINUADAS DESENCADEIA EM UMA AVERS?O AO USO DOS JOGOS NAS AULAS DE QU?MICA.