O MITO REVISITADO: A PERSPECTIVA NARCISISTA EM A BELA E A FERA OU A FERIDA GRANDE DEMAIS, DE CLARICE LISPECTOR
"2022-02-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75885 "edicao_id" => 178 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 356 "titulo" => "O MITO REVISITADO: A PERSPECTIVA NARCISISTA EM A BELA E A FERA OU A FERIDA GRANDE DEMAIS, DE CLARICE LISPECTOR" "resumo" => "A ESCRITA DE CLARICE LISPECTOR É DISCERNIDA NO CAMPO LITERÁRIO PELA INDIVIDUALIDADE DEMARCADA POR TRAÇOS MEDITATIVOS E INTROSPECTIVOS E PELA REPRESENTATIVIDADE SIMBÓLICA DO FEMININO EM DECURSOS DIVERSOS. AO SE TRATAR DA INDIVIDUALIDADE, LOGO É POSSÍVEL NOTAR A PRESENÇA DE ELEMENTOS MÍTICOS INDIVIDUALISTAS MODERNOS IDENTIFICADOS NAS OBRAS DE CLARICE E MEDIANTE TAIS CONHECIMENTOS, O PROPÓSITO DA PESQUISA É ANALISAR DE QUE FORMA O MITO NARCISISTA SE APRESENTA NO CONTO CLARICEANO A BELA E A FERA OU A FERIDA GRANDE DEMAIS E PARA TAL ANÁLISE, O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DE APORTE À PESQUISA FOI REALIZADO COM O INTENTO DE ENTENDER A COMPLEXIDADE E SUBJETIVIDADE DA ESCRITA DE CLARICE LISPECTOR, SUAS CONEXÕES COM O INDIVIDUALISMO MODERNO E POR FIM, A ANÁLISE DO CONTO OBJETO DE ESTUDO E SEUS ENCADEAMENTOS RELACIONADOS AO MITO DE NARCISO. PORTANTO, COMO SUPORTE TEÓRICO, ESTA PESQUISA É SUBSIDIADA POR LASCH (1983), TRAZENDO O CONCEITO DE NARCISISMO, RIBEIRO (2020) ABORDANDO AS RELAÇÕES ENTRE MITO E LITERATURA E NUNES (2009) ELENCANDO ALGUNS TRAÇOS ACERCA DA ESCRITA DE LISPECTOR. O ENREDO DA OBRA POSSIBILITA UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRINCIPAIS PROBLEMÁTICAS DO INDIVIDUALISMO MODERNO: A VALORAÇÃO ACENTUADA DO EGO, DA SUBJETIVIDADE, O ENALTECIMENTO DA BELEZA, EM COMO SE DÁ A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NESTE CONTEXTO, AS DESIGUALDADES ENTRE CLASSES SOCIAIS CADA VEZ MAIS DELINEADAS E A CEGUEIRA IDEOLÓGICA E MORAL PRESENTE NA CONJUNTURA PÓS-MODERNISTA." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "ST 07: LITERATURA E HISTÓRIA" "palavra_chave" => "CLARICE LISPECTOR, A BELA E A FERA OU A FERIDA GRANDE DEMAIS, INDIVIDUALISMO MODERNO, MITO DE NARCISO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV158_MD7_SA107_ID356_26072021124631.pdf" "created_at" => "2021-10-13 08:46:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA LIMA E SILVA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA LIMA" "autor_email" => "jessicalimaesilva1@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "E-book X Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => "X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/linguas-e-literatura/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61e80d00eb399_19012022100712.jpg" "data_publicacao" => "2022-02-10" "edicao_publicada_em" => "2021-09-08 14:31:01" "publicacao_id" => 82 "publicacao_nome" => "E-book Línguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-47-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 75885 "edicao_id" => 178 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 356 "titulo" => "O MITO REVISITADO: A PERSPECTIVA NARCISISTA EM A BELA E A FERA OU A FERIDA GRANDE DEMAIS, DE CLARICE LISPECTOR" "resumo" => "A ESCRITA DE CLARICE LISPECTOR É DISCERNIDA NO CAMPO LITERÁRIO PELA INDIVIDUALIDADE DEMARCADA POR TRAÇOS MEDITATIVOS E INTROSPECTIVOS E PELA REPRESENTATIVIDADE SIMBÓLICA DO FEMININO EM DECURSOS DIVERSOS. AO SE TRATAR DA INDIVIDUALIDADE, LOGO É POSSÍVEL NOTAR A PRESENÇA DE ELEMENTOS MÍTICOS INDIVIDUALISTAS MODERNOS IDENTIFICADOS NAS OBRAS DE CLARICE E MEDIANTE TAIS CONHECIMENTOS, O PROPÓSITO DA PESQUISA É ANALISAR DE QUE FORMA O MITO NARCISISTA SE APRESENTA NO CONTO CLARICEANO A BELA E A FERA OU A FERIDA GRANDE DEMAIS E PARA TAL ANÁLISE, O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DE APORTE À PESQUISA FOI REALIZADO COM O INTENTO DE ENTENDER A COMPLEXIDADE E SUBJETIVIDADE DA ESCRITA DE CLARICE LISPECTOR, SUAS CONEXÕES COM O INDIVIDUALISMO MODERNO E POR FIM, A ANÁLISE DO CONTO OBJETO DE ESTUDO E SEUS ENCADEAMENTOS RELACIONADOS AO MITO DE NARCISO. PORTANTO, COMO SUPORTE TEÓRICO, ESTA PESQUISA É SUBSIDIADA POR LASCH (1983), TRAZENDO O CONCEITO DE NARCISISMO, RIBEIRO (2020) ABORDANDO AS RELAÇÕES ENTRE MITO E LITERATURA E NUNES (2009) ELENCANDO ALGUNS TRAÇOS ACERCA DA ESCRITA DE LISPECTOR. O ENREDO DA OBRA POSSIBILITA UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRINCIPAIS PROBLEMÁTICAS DO INDIVIDUALISMO MODERNO: A VALORAÇÃO ACENTUADA DO EGO, DA SUBJETIVIDADE, O ENALTECIMENTO DA BELEZA, EM COMO SE DÁ A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NESTE CONTEXTO, AS DESIGUALDADES ENTRE CLASSES SOCIAIS CADA VEZ MAIS DELINEADAS E A CEGUEIRA IDEOLÓGICA E MORAL PRESENTE NA CONJUNTURA PÓS-MODERNISTA." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "ST 07: LITERATURA E HISTÓRIA" "palavra_chave" => "CLARICE LISPECTOR, A BELA E A FERA OU A FERIDA GRANDE DEMAIS, INDIVIDUALISMO MODERNO, MITO DE NARCISO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV158_MD7_SA107_ID356_26072021124631.pdf" "created_at" => "2021-10-13 08:46:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA LIMA E SILVA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA LIMA" "autor_email" => "jessicalimaesilva1@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "E-book X Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => "X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/linguas-e-literatura/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61e80d00eb399_19012022100712.jpg" "data_publicacao" => "2022-02-10" "edicao_publicada_em" => "2021-09-08 14:31:01" "publicacao_id" => 82 "publicacao_nome" => "E-book Línguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-47-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 178 "publicacao_id" => 82 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "nome" => "E-book X Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "nome_evento" => "X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA" "descricao" => """ O X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA, que foi conduzido de forma competente, com seriedade e muito compromisso pela editora Realize e pelos organizadores do evento, trouxe uma oportunidade impar de congregação de doutores pesquisadores, escritores e escritoras, e estudiosos de todas as áreas, viabilizando três dias de grandes debates, conferencias, mesas redondas, oficinas e mini cursos, além de atividades culturais de cunho científico que, de forma local, regional, nacional e internacional, fez a diferença, pois, sendo de forma online, quebrou fronteiras de toda ordem, marcando a magnitude do evento.<br />\r\n O evento teve como objetivo oportunizar um espaço de discussão e promover atividades científicas culturais voltadas ao desenvolvimento das competências linguísticas e literárias, e teve diversos tópicos de interesse, como a realização de conferencias, palestras, mesas redondas, oficinas, mini cursos e simpósios sobre temas diversos e de interesse de pesquisadores nacionais e internacionais como, por exemplo: Comunicação intercultural; Educação para o desenvolvimento sustentável; Aprendizagem da cidadania para inclusão, diversidade sociocultural e gênero; Consciência crítica e pedagogia crítica; Idiomas estrangeiros e idiomas para fins específicos; Formação de professores e desenvolvimento profissional; Letramentos; Aprendizagem digital baseada em jogos e em problemas; Aprendizagem assistida por tecnologia digital; Mídias sociais e educação democrática na sala de aula de língua estrangeira; Políticas linguísticas; Gêneros Textuais; Práticas pedagógicas docentes; Literatura comparada, Inter semiose e semiótica; Filosofia e Literatura; Estética da recepção; entre outros temas dentro de grandes áreas temáticas.<br />\r\n Este Livro, que traz uma síntese das comunicações apresentadas no Congresso, se justifica pela necessidade de introduzir o público-alvo em temas relevantes dos Estudos da Crítica Literária, do seu início até a contemporaneidade, bem como nas bases de análise de um texto literário do ponto de vista da crítica literária em formato de oficinas.<br />\r\n As ciências humanas sempre acompanham as diferentes transformações do conhecimento, oriundas das mudanças sociais e políticas. A literatura, especificamente, mostra-se um campo amplo no qual as questões fundamentais da vida aparecem transfiguradas em recriação poética. O espaço teórico na seara da literatura apresenta-se cada vez mais multifacetado, cuja compreensão demanda profissionais capazes de interpretar questões referentes aos problemas teóricos e práticos do fazer literário.<br />\r\n Pretendeu-se apresentar uma proposta para que esses profissionais tenham acesso a diferentes conceitos e práticas envolvidos no estudo da literatura e linguística. A relevância deste livro consiste em orientar os alunos a efetivamente elaborarem um projeto de pesquisa autônomo para a escrita de seus textos, bem como estudarem teóricos cujas ideias fundamentam linhas de pesquisa dos Programas de pós-graduação em Literatura no Estado.<br />\r\n Os doutores e doutoras de todas as universidades, que participaram do evento, debateram com os congressistas os temas propostos em suas mesas como, por exemplo: A literatura escrita por mulheres: resistência e atualidade; Estudos do texto na contemporaneidade; Emociones y resiliência em El ámbito educativo; Literatura, historia e memória; Relações Literárias interamericanas: desafios; A literatura e a formação do leitor: desafios da contemporaneidade; Variação / diversidade linguística e letramento: interfaces e novas perspectivas para o ensino; Linguagem e ecologia em debate; Desafios emergentes de La edecuación post pandemia; Redes sociais: direitos humanos e estratégias de (im) polidez; Literaturas em El Caribe Colombiano; A travessia entre leitor e texto nos processos de compreensão e interpretação; Literatura e representação de gênero; A literatura brasileira contemporânea e seus dilemas receptivos; Análise do Discurso no contexto da educação básica e do ensino superior: Atividades, possibilidades e consciência linguística crítica; Educación inclusiva em momentos de crises sanitárias; Literaturas em El Caribe colombiano-LL; letramentos e multimodade: novos caminhos da linguística aplicada.<br />\r\n Além de todas estas oportunidades de debate e reflexão sobre estes temas, tivemos simpósios riquíssimos dos quais saíram estes magníficos artigos científicos dos quais nos ocupamos nesta apresentação. Para não sermos ingrata com nenhum dos doutores e doutoras que propuseram estes simpósios, citaremos aqui o nome dos simpósios, seus coordenadores, e alguns dos trabalhos que foram apresentados nestes e que fazem parte deste maravilhoso E-Book.<br />\r\n <br />\r\n SIMPÓSIOS TEMÁTICOS<br />\r\n Simpósio temático 01: ASSOCIAÇÃO DOS HISTORIADORES LATINO-AMERICANOS E DO CARIBE-SEÇÃO BRASILEIRA (ADHILAC-BRASIL) CULTURA, ARTE E [...], coordenado pelos professores pesquisadores: Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI); Sebastião Alves Teixeira Lopes (UFPI); Francisca Eugênia dos Santos (USACH). Oriundos deste simpósio, temos os seguintes artigos: 1) A voz do oprimido através da personagem Caliban na obra Todo Caliban de Roberto Fernandez Retamar, no qual o autor efetiva uma análise da figura ficcional e metafórica de Caliban, na qual é tecida uma crítica sobre as minorias étnicas defendidas e debatidas por Retamar; e 2) Moliére visita a Vitória de Santo Antão: a presença de Don Juan em Lisbela e o prisioneiro, dando a oportunidade dos leitores analisarem um novo olhar sobre a reescrita do mito.<br />\r\n Simpósio de número 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA, coordenado pelos doutores: Elizabeth Islas, Ramón Hernandez e Margareth Torres, com o objetivo de desenvolver reflexões sobre as práticas docentes no Brasil e América Latina. Oriundos deste simpósio, este livro contempla os seguintes textos: 1) Letramento Literário nas escolas e a cultura digital: dificuldades e facilidades enfrentadas pelos leitores do século XXI, no qual os autores discutem o papel das novas tecnologias no processo de propagação do conhecimento através e com o apoio das TICs; 2) A formação linguística e o viés gramatical no material didático para o Espanhol como Língua Estrangeira; 3) Estudos semióticos: em busca de sentido perdido, estudo no qual discutem-se dois aspectos desta teoria: a teoria sociossemiótica de Eric Landowsk e a semiótica tensiva de Claude Zilberberg; 4) Herramientas que motivan al docente de español em la educación media um estudo de campo; e 5) El acompañamiento pedagógico para promover La escritura vía remota.<br />\r\n Simpósio de número 03: ESCRITAS DE SI: AUTOBIOGRAFIA, AUTOFICÇÃO, LITERATURA DE TESTEMUNHO, CARTAS, DIÁRIOS, MEMÓRIAS EM TEXTOS [...] Coordenado pelos doutores: Alfredo Adolfo Cordiviola (UFPE); Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI); Susana Beatriz Cella (UBA- Buenos Aires). Dentre muitos trabalhos, constam seis cujos títulos expomos aqui: 1) Memória, autoficção e Ethos na correspondência escrita por Machado de Assis e Joaquim Nabuco; 2) O mito diluvial em Sabela, de Conceição Evaristo; 3) Lygia Fagundes Tees e o conto As cerejas: um possível recorte de memória; 4) Canto dos desenraizados em Diário de retorno ao país natal, de Aimé Césaire; 5) Aspectos da (pós) Modernidade em Gente Humilde; 5) A arte de reviver a infância: autoficção e memória no romance O menino no Espelho de Fernando Sabino; 6) Tempo e narrativa fantástica em: a maldição da mansão Bly.<br />\r\n Simpósio de número 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA, coordenado pelas doutoras: Maria Angélica Freire de Carvalho (UFPI); e Raimunda Gomes de Carvalho Belini (IFPI). Dentre muitos trabalhos, contempla seis estudos, a saber: 1) Gramática na Escola (2016) e o ensino de línguas: uma proposta científica; 2) Teste de Cloze: um importante instrumento de avaliação da compreensão leitora de estudantes Universitários; 3) O processo inferencial em textos multimodais; 4) Leituras de imagens dentro de narrativas fílmicas para a sala de aula; 5) Contexto e compreensão leitora: um olhar sobre o livro didático de língua portuguesa; e 6) Fenômenos textuais no processo de compreensão leitora.<br />\r\n Simpósio de número 06: ABORDAGEM DOS LETRAMENTOS, AFFORDANCE E AGÊNCIA: UMA RESPOSTA CRÍTICA NA NOVA FASE DA LINGUÍSTICA APLICADA, coordenado pelos doutores: Giselda dos Santos Costa (IFPI); Ricardo Barreto Filho (UFPI/UFPE); e Juscelino Francisco do Nascimento (UFPI). Oriundos deste simpósio, temos sete trabalhos: 1) Fenômenos textuais e contextuais no processo de compreensão leitora; 2) Teoria da conspiração anti-vacina: uma análise à luz das situações teóricas; 3) Agenciamento e autonomia através do teletandem no contexto universitário; 4) Jogando com a língua materna: uma proposta de ensino; 5) Perspectiva histórica acerca dos estudos sobre os novos letramentos em âmbito nacional; 6) Memes em língua inglesa: uma análise da metafunção composicional. 7) Análise da propaganda da cerveja Skol: um texto multimodal.<br />\r\n Simpósio de número 07: LITERATURA E HISTÓRIA, coordenado pelos doutores: Maria Suely de Oliveira Lopes (UESP); Marcela Croce (UBA); e Sebastião Alves Teixeira Lopes (UFPI). Deste simpósio são oriundos seis trabalhos: 1) A representação da violência em A festa de Ivan Ângelo; 2) A escrita de Lilia Momplé: entre história e ficção; 3) O feminismo e a formação integral em Rousseau e Wollstonecraft; 4) Diálogos entre Literatura e História em: Diário de Bitita de Carolina Maria de Jesus; 5) O mito revisitado: A perspectiva narcisista em A bela e a fera ou a ferida grande demais, de Clarice Lispector; e 6) Mulher sujeito: os avanços no espaço literário até a pós- modernidade.<br />\r\n Simpósio de número 08: A LITERATURA NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA NA LITERATURA: RELAÇÕES, PESQUISAS, ENSINO DE HISTÓRIA E ENSINO DE [...], coordenado pelos doutores: Anderson Claytom Ferreira Brettas (IFTM); e Jorge Enrique Elías - Caro (Universidad del Magdalena). Oriundos deste simpósio constam sete trabalhos: 1) Infância e franquismo: reflexões a partir da obra El Lute: Camina o Revienta, de Eleuterio Sánchez; 2) HQ e Literatura na escola; 3) O uso de o Cortiço, de Aluisio de Azevedo, no ensino de História do Brasil; 4) Panorama histórico sobre o ensino de Literatura e o contexto da pandemia: trabalhando com a ficção científica; 5) Itinerários conceituais: perspectivas Históricas: insólitas arquiteturas na hermenêutica literária; 6) Construção do imaginário através da obra de Jean Mandeville; e 7) A literatura e o pensamento crítico em sala de aula: quando Orwell encontra Deleuze.<br />\r\n Simpósio de número 09: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS: UM VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO, coordenado pelos doutores: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa (UFPI); Juscelino Francisco do Nascimento (UFPI); Darkyana Francisca Ibiapina (IFPI, Campo Maior/PI); e Thiago de Sousa Amorim (UESPI). Oriundos deste simpósio, temos cinco trabalhos: 1) Povo-Língua-Nação: Os efeitos de sentido do discurso de civilidade por meio da imposição da Língua Portuguesa no Brasil; 2) O ensino de variação linguística e gramática em sala de aula: uma proposta de letramento; 3) Como as anáforas presentes nos textos motivadores influenciam nas produções textuais: uma experiência em sala de aula; 4) El desarrollo del processo enseñanza-aprendizaje del español em Egipto (La universidad de Al-Azhar como modelo); e 5) Influência da linguagem oral sobre a prática da escrita: um estudo sobre produções de alunos do nono ano.<br />\r\n Esperamos que este e-book seja uma importante fonte de pesquisa, e que mais pesquisadores, das mais diversas origens e lugares, participem de nosso próximo evento conquistados pela leitura dos artigos aqui dispostos. <br />\r\n Boa Leitura!<br />\r\n Margareth Torres de Alencar Costa<br />\r\n Orcid: 0000-003-3524-9503 """ "pasta" => "ebooks/linguas-e-literatura/2021" "logo" => null "capa" => "61e80d00eb399_19012022100712.jpg" "timbrado" => "6138f3556c85a_08092021143101.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-08-25" "final_evento" => "2021-08-27" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => "2022-02-10" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-09-08 14:31:01" "updated_at" => "2022-02-23 10:38:36" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 178 "publicacao_id" => 82 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "nome" => "E-book X Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "nome_evento" => "X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA" "descricao" => """ O X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA, que foi conduzido de forma competente, com seriedade e muito compromisso pela editora Realize e pelos organizadores do evento, trouxe uma oportunidade impar de congregação de doutores pesquisadores, escritores e escritoras, e estudiosos de todas as áreas, viabilizando três dias de grandes debates, conferencias, mesas redondas, oficinas e mini cursos, além de atividades culturais de cunho científico que, de forma local, regional, nacional e internacional, fez a diferença, pois, sendo de forma online, quebrou fronteiras de toda ordem, marcando a magnitude do evento.<br />\r\n O evento teve como objetivo oportunizar um espaço de discussão e promover atividades científicas culturais voltadas ao desenvolvimento das competências linguísticas e literárias, e teve diversos tópicos de interesse, como a realização de conferencias, palestras, mesas redondas, oficinas, mini cursos e simpósios sobre temas diversos e de interesse de pesquisadores nacionais e internacionais como, por exemplo: Comunicação intercultural; Educação para o desenvolvimento sustentável; Aprendizagem da cidadania para inclusão, diversidade sociocultural e gênero; Consciência crítica e pedagogia crítica; Idiomas estrangeiros e idiomas para fins específicos; Formação de professores e desenvolvimento profissional; Letramentos; Aprendizagem digital baseada em jogos e em problemas; Aprendizagem assistida por tecnologia digital; Mídias sociais e educação democrática na sala de aula de língua estrangeira; Políticas linguísticas; Gêneros Textuais; Práticas pedagógicas docentes; Literatura comparada, Inter semiose e semiótica; Filosofia e Literatura; Estética da recepção; entre outros temas dentro de grandes áreas temáticas.<br />\r\n Este Livro, que traz uma síntese das comunicações apresentadas no Congresso, se justifica pela necessidade de introduzir o público-alvo em temas relevantes dos Estudos da Crítica Literária, do seu início até a contemporaneidade, bem como nas bases de análise de um texto literário do ponto de vista da crítica literária em formato de oficinas.<br />\r\n As ciências humanas sempre acompanham as diferentes transformações do conhecimento, oriundas das mudanças sociais e políticas. A literatura, especificamente, mostra-se um campo amplo no qual as questões fundamentais da vida aparecem transfiguradas em recriação poética. O espaço teórico na seara da literatura apresenta-se cada vez mais multifacetado, cuja compreensão demanda profissionais capazes de interpretar questões referentes aos problemas teóricos e práticos do fazer literário.<br />\r\n Pretendeu-se apresentar uma proposta para que esses profissionais tenham acesso a diferentes conceitos e práticas envolvidos no estudo da literatura e linguística. A relevância deste livro consiste em orientar os alunos a efetivamente elaborarem um projeto de pesquisa autônomo para a escrita de seus textos, bem como estudarem teóricos cujas ideias fundamentam linhas de pesquisa dos Programas de pós-graduação em Literatura no Estado.<br />\r\n Os doutores e doutoras de todas as universidades, que participaram do evento, debateram com os congressistas os temas propostos em suas mesas como, por exemplo: A literatura escrita por mulheres: resistência e atualidade; Estudos do texto na contemporaneidade; Emociones y resiliência em El ámbito educativo; Literatura, historia e memória; Relações Literárias interamericanas: desafios; A literatura e a formação do leitor: desafios da contemporaneidade; Variação / diversidade linguística e letramento: interfaces e novas perspectivas para o ensino; Linguagem e ecologia em debate; Desafios emergentes de La edecuación post pandemia; Redes sociais: direitos humanos e estratégias de (im) polidez; Literaturas em El Caribe Colombiano; A travessia entre leitor e texto nos processos de compreensão e interpretação; Literatura e representação de gênero; A literatura brasileira contemporânea e seus dilemas receptivos; Análise do Discurso no contexto da educação básica e do ensino superior: Atividades, possibilidades e consciência linguística crítica; Educación inclusiva em momentos de crises sanitárias; Literaturas em El Caribe colombiano-LL; letramentos e multimodade: novos caminhos da linguística aplicada.<br />\r\n Além de todas estas oportunidades de debate e reflexão sobre estes temas, tivemos simpósios riquíssimos dos quais saíram estes magníficos artigos científicos dos quais nos ocupamos nesta apresentação. Para não sermos ingrata com nenhum dos doutores e doutoras que propuseram estes simpósios, citaremos aqui o nome dos simpósios, seus coordenadores, e alguns dos trabalhos que foram apresentados nestes e que fazem parte deste maravilhoso E-Book.<br />\r\n <br />\r\n SIMPÓSIOS TEMÁTICOS<br />\r\n Simpósio temático 01: ASSOCIAÇÃO DOS HISTORIADORES LATINO-AMERICANOS E DO CARIBE-SEÇÃO BRASILEIRA (ADHILAC-BRASIL) CULTURA, ARTE E [...], coordenado pelos professores pesquisadores: Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI); Sebastião Alves Teixeira Lopes (UFPI); Francisca Eugênia dos Santos (USACH). Oriundos deste simpósio, temos os seguintes artigos: 1) A voz do oprimido através da personagem Caliban na obra Todo Caliban de Roberto Fernandez Retamar, no qual o autor efetiva uma análise da figura ficcional e metafórica de Caliban, na qual é tecida uma crítica sobre as minorias étnicas defendidas e debatidas por Retamar; e 2) Moliére visita a Vitória de Santo Antão: a presença de Don Juan em Lisbela e o prisioneiro, dando a oportunidade dos leitores analisarem um novo olhar sobre a reescrita do mito.<br />\r\n Simpósio de número 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA, coordenado pelos doutores: Elizabeth Islas, Ramón Hernandez e Margareth Torres, com o objetivo de desenvolver reflexões sobre as práticas docentes no Brasil e América Latina. Oriundos deste simpósio, este livro contempla os seguintes textos: 1) Letramento Literário nas escolas e a cultura digital: dificuldades e facilidades enfrentadas pelos leitores do século XXI, no qual os autores discutem o papel das novas tecnologias no processo de propagação do conhecimento através e com o apoio das TICs; 2) A formação linguística e o viés gramatical no material didático para o Espanhol como Língua Estrangeira; 3) Estudos semióticos: em busca de sentido perdido, estudo no qual discutem-se dois aspectos desta teoria: a teoria sociossemiótica de Eric Landowsk e a semiótica tensiva de Claude Zilberberg; 4) Herramientas que motivan al docente de español em la educación media um estudo de campo; e 5) El acompañamiento pedagógico para promover La escritura vía remota.<br />\r\n Simpósio de número 03: ESCRITAS DE SI: AUTOBIOGRAFIA, AUTOFICÇÃO, LITERATURA DE TESTEMUNHO, CARTAS, DIÁRIOS, MEMÓRIAS EM TEXTOS [...] Coordenado pelos doutores: Alfredo Adolfo Cordiviola (UFPE); Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI); Susana Beatriz Cella (UBA- Buenos Aires). Dentre muitos trabalhos, constam seis cujos títulos expomos aqui: 1) Memória, autoficção e Ethos na correspondência escrita por Machado de Assis e Joaquim Nabuco; 2) O mito diluvial em Sabela, de Conceição Evaristo; 3) Lygia Fagundes Tees e o conto As cerejas: um possível recorte de memória; 4) Canto dos desenraizados em Diário de retorno ao país natal, de Aimé Césaire; 5) Aspectos da (pós) Modernidade em Gente Humilde; 5) A arte de reviver a infância: autoficção e memória no romance O menino no Espelho de Fernando Sabino; 6) Tempo e narrativa fantástica em: a maldição da mansão Bly.<br />\r\n Simpósio de número 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA, coordenado pelas doutoras: Maria Angélica Freire de Carvalho (UFPI); e Raimunda Gomes de Carvalho Belini (IFPI). Dentre muitos trabalhos, contempla seis estudos, a saber: 1) Gramática na Escola (2016) e o ensino de línguas: uma proposta científica; 2) Teste de Cloze: um importante instrumento de avaliação da compreensão leitora de estudantes Universitários; 3) O processo inferencial em textos multimodais; 4) Leituras de imagens dentro de narrativas fílmicas para a sala de aula; 5) Contexto e compreensão leitora: um olhar sobre o livro didático de língua portuguesa; e 6) Fenômenos textuais no processo de compreensão leitora.<br />\r\n Simpósio de número 06: ABORDAGEM DOS LETRAMENTOS, AFFORDANCE E AGÊNCIA: UMA RESPOSTA CRÍTICA NA NOVA FASE DA LINGUÍSTICA APLICADA, coordenado pelos doutores: Giselda dos Santos Costa (IFPI); Ricardo Barreto Filho (UFPI/UFPE); e Juscelino Francisco do Nascimento (UFPI). Oriundos deste simpósio, temos sete trabalhos: 1) Fenômenos textuais e contextuais no processo de compreensão leitora; 2) Teoria da conspiração anti-vacina: uma análise à luz das situações teóricas; 3) Agenciamento e autonomia através do teletandem no contexto universitário; 4) Jogando com a língua materna: uma proposta de ensino; 5) Perspectiva histórica acerca dos estudos sobre os novos letramentos em âmbito nacional; 6) Memes em língua inglesa: uma análise da metafunção composicional. 7) Análise da propaganda da cerveja Skol: um texto multimodal.<br />\r\n Simpósio de número 07: LITERATURA E HISTÓRIA, coordenado pelos doutores: Maria Suely de Oliveira Lopes (UESP); Marcela Croce (UBA); e Sebastião Alves Teixeira Lopes (UFPI). Deste simpósio são oriundos seis trabalhos: 1) A representação da violência em A festa de Ivan Ângelo; 2) A escrita de Lilia Momplé: entre história e ficção; 3) O feminismo e a formação integral em Rousseau e Wollstonecraft; 4) Diálogos entre Literatura e História em: Diário de Bitita de Carolina Maria de Jesus; 5) O mito revisitado: A perspectiva narcisista em A bela e a fera ou a ferida grande demais, de Clarice Lispector; e 6) Mulher sujeito: os avanços no espaço literário até a pós- modernidade.<br />\r\n Simpósio de número 08: A LITERATURA NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA NA LITERATURA: RELAÇÕES, PESQUISAS, ENSINO DE HISTÓRIA E ENSINO DE [...], coordenado pelos doutores: Anderson Claytom Ferreira Brettas (IFTM); e Jorge Enrique Elías - Caro (Universidad del Magdalena). Oriundos deste simpósio constam sete trabalhos: 1) Infância e franquismo: reflexões a partir da obra El Lute: Camina o Revienta, de Eleuterio Sánchez; 2) HQ e Literatura na escola; 3) O uso de o Cortiço, de Aluisio de Azevedo, no ensino de História do Brasil; 4) Panorama histórico sobre o ensino de Literatura e o contexto da pandemia: trabalhando com a ficção científica; 5) Itinerários conceituais: perspectivas Históricas: insólitas arquiteturas na hermenêutica literária; 6) Construção do imaginário através da obra de Jean Mandeville; e 7) A literatura e o pensamento crítico em sala de aula: quando Orwell encontra Deleuze.<br />\r\n Simpósio de número 09: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS: UM VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO, coordenado pelos doutores: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa (UFPI); Juscelino Francisco do Nascimento (UFPI); Darkyana Francisca Ibiapina (IFPI, Campo Maior/PI); e Thiago de Sousa Amorim (UESPI). Oriundos deste simpósio, temos cinco trabalhos: 1) Povo-Língua-Nação: Os efeitos de sentido do discurso de civilidade por meio da imposição da Língua Portuguesa no Brasil; 2) O ensino de variação linguística e gramática em sala de aula: uma proposta de letramento; 3) Como as anáforas presentes nos textos motivadores influenciam nas produções textuais: uma experiência em sala de aula; 4) El desarrollo del processo enseñanza-aprendizaje del español em Egipto (La universidad de Al-Azhar como modelo); e 5) Influência da linguagem oral sobre a prática da escrita: um estudo sobre produções de alunos do nono ano.<br />\r\n Esperamos que este e-book seja uma importante fonte de pesquisa, e que mais pesquisadores, das mais diversas origens e lugares, participem de nosso próximo evento conquistados pela leitura dos artigos aqui dispostos. <br />\r\n Boa Leitura!<br />\r\n Margareth Torres de Alencar Costa<br />\r\n Orcid: 0000-003-3524-9503 """ "pasta" => "ebooks/linguas-e-literatura/2021" "logo" => null "capa" => "61e80d00eb399_19012022100712.jpg" "timbrado" => "6138f3556c85a_08092021143101.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-08-25" "final_evento" => "2021-08-27" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => "2022-02-10" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-09-08 14:31:01" "updated_at" => "2022-02-23 10:38:36" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 86 "edicao_id" => 178 "codigo" => "978-65-86901-47-4" "capa" => "61e80d0101ef8_19012022100713.jpg" "titulo" => "E-book X Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "prefacio" => """ O X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA, que foi conduzido de forma competente, com seriedade e muito compromisso pela editora Realize e pelos organizadores do evento, trouxe uma oportunidade impar de congregação de doutores pesquisadores, escritores e escritoras, e estudiosos de todas as áreas, viabilizando três dias de grandes debates, conferencias, mesas redondas, oficinas e mini cursos, além de atividades culturais de cunho científico que, de forma local, regional, nacional e internacional, fez a diferença, pois, sendo de forma online, quebrou fronteiras de toda ordem, marcando a magnitude do evento.<br />\r\n O evento teve como objetivo oportunizar um espaço de discussão e promover atividades científicas culturais voltadas ao desenvolvimento das competências linguísticas e literárias, e teve diversos tópicos de interesse, como a realização de conferencias, palestras, mesas redondas, oficinas, mini cursos e simpósios sobre temas diversos e de interesse de pesquisadores nacionais e internacionais como, por exemplo: Comunicação intercultural; Educação para o desenvolvimento sustentável; Aprendizagem da cidadania para inclusão, diversidade sociocultural e gênero; Consciência crítica e pedagogia crítica; Idiomas estrangeiros e idiomas para fins específicos; Formação de professores e desenvolvimento profissional; Letramentos; Aprendizagem digital baseada em jogos e em problemas; Aprendizagem assistida por tecnologia digital; Mídias sociais e educação democrática na sala de aula de língua estrangeira; Políticas linguísticas; Gêneros Textuais; Práticas pedagógicas docentes; Literatura comparada, Inter semiose e semiótica; Filosofia e Literatura; Estética da recepção; entre outros temas dentro de grandes áreas temáticas.<br />\r\n Este Livro, que traz uma síntese das comunicações apresentadas no Congresso, se justifica pela necessidade de introduzir o público-alvo em temas relevantes dos Estudos da Crítica Literária, do seu início até a contemporaneidade, bem como nas bases de análise de um texto literário do ponto de vista da crítica literária em formato de oficinas.<br />\r\n As ciências humanas sempre acompanham as diferentes transformações do conhecimento, oriundas das mudanças sociais e políticas. A literatura, especificamente, mostra-se um campo amplo no qual as questões fundamentais da vida aparecem transfiguradas em recriação poética. O espaço teórico na seara da literatura apresenta-se cada vez mais multifacetado, cuja compreensão demanda profissionais capazes de interpretar questões referentes aos problemas teóricos e práticos do fazer literário.<br />\r\n Pretendeu-se apresentar uma proposta para que esses profissionais tenham acesso a diferentes conceitos e práticas envolvidos no estudo da literatura e linguística. A relevância deste livro consiste em orientar os alunos a efetivamente elaborarem um projeto de pesquisa autônomo para a escrita de seus textos, bem como estudarem teóricos cujas ideias fundamentam linhas de pesquisa dos Programas de pós-graduação em Literatura no Estado.<br />\r\n Os doutores e doutoras de todas as universidades, que participaram do evento, debateram com os congressistas os temas propostos em suas mesas como, por exemplo: A literatura escrita por mulheres: resistência e atualidade; Estudos do texto na contemporaneidade; Emociones y resiliência em El ámbito educativo; Literatura, historia e memória; Relações Literárias interamericanas: desafios; A literatura e a formação do leitor: desafios da contemporaneidade; Variação / diversidade linguística e letramento: interfaces e novas perspectivas para o ensino; Linguagem e ecologia em debate; Desafios emergentes de La edecuación post pandemia; Redes sociais: direitos humanos e estratégias de (im) polidez; Literaturas em El Caribe Colombiano; A travessia entre leitor e texto nos processos de compreensão e interpretação; Literatura e representação de gênero; A literatura brasileira contemporânea e seus dilemas receptivos; Análise do Discurso no contexto da educação básica e do ensino superior: Atividades, possibilidades e consciência linguística crítica; Educación inclusiva em momentos de crises sanitárias; Literaturas em El Caribe colombiano-LL; letramentos e multimodade: novos caminhos da linguística aplicada.<br />\r\n Além de todas estas oportunidades de debate e reflexão sobre estes temas, tivemos simpósios riquíssimos dos quais saíram estes magníficos artigos científicos dos quais nos ocupamos nesta apresentação. Para não sermos ingrata com nenhum dos doutores e doutoras que propuseram estes simpósios, citaremos aqui o nome dos simpósios, seus coordenadores, e alguns dos trabalhos que foram apresentados nestes e que fazem parte deste maravilhoso E-Book.<br />\r\n <br />\r\n SIMPÓSIOS TEMÁTICOS<br />\r\n Simpósio temático 01: ASSOCIAÇÃO DOS HISTORIADORES LATINO-AMERICANOS E DO CARIBE-SEÇÃO BRASILEIRA (ADHILAC-BRASIL) CULTURA, ARTE E [...], coordenado pelos professores pesquisadores: Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI); Sebastião Alves Teixeira Lopes (UFPI); Francisca Eugênia dos Santos (USACH). Oriundos deste simpósio, temos os seguintes artigos: 1) A voz do oprimido através da personagem Caliban na obra Todo Caliban de Roberto Fernandez Retamar, no qual o autor efetiva uma análise da figura ficcional e metafórica de Caliban, na qual é tecida uma crítica sobre as minorias étnicas defendidas e debatidas por Retamar; e 2) Moliére visita a Vitória de Santo Antão: a presença de Don Juan em Lisbela e o prisioneiro, dando a oportunidade dos leitores analisarem um novo olhar sobre a reescrita do mito.<br />\r\n Simpósio de número 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA, coordenado pelos doutores: Elizabeth Islas, Ramón Hernandez e Margareth Torres, com o objetivo de desenvolver reflexões sobre as práticas docentes no Brasil e América Latina. Oriundos deste simpósio, este livro contempla os seguintes textos: 1) Letramento Literário nas escolas e a cultura digital: dificuldades e facilidades enfrentadas pelos leitores do século XXI, no qual os autores discutem o papel das novas tecnologias no processo de propagação do conhecimento através e com o apoio das TICs; 2) A formação linguística e o viés gramatical no material didático para o Espanhol como Língua Estrangeira; 3) Estudos semióticos: em busca de sentido perdido, estudo no qual discutem-se dois aspectos desta teoria: a teoria sociossemiótica de Eric Landowsk e a semiótica tensiva de Claude Zilberberg; 4) Herramientas que motivan al docente de español em la educación media um estudo de campo; e 5) El acompañamiento pedagógico para promover La escritura vía remota.<br />\r\n Simpósio de número 03: ESCRITAS DE SI: AUTOBIOGRAFIA, AUTOFICÇÃO, LITERATURA DE TESTEMUNHO, CARTAS, DIÁRIOS, MEMÓRIAS EM TEXTOS [...] Coordenado pelos doutores: Alfredo Adolfo Cordiviola (UFPE); Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI); Susana Beatriz Cella (UBA- Buenos Aires). Dentre muitos trabalhos, constam seis cujos títulos expomos aqui: 1) Memória, autoficção e Ethos na correspondência escrita por Machado de Assis e Joaquim Nabuco; 2) O mito diluvial em Sabela, de Conceição Evaristo; 3) Lygia Fagundes Tees e o conto As cerejas: um possível recorte de memória; 4) Canto dos desenraizados em Diário de retorno ao país natal, de Aimé Césaire; 5) Aspectos da (pós) Modernidade em Gente Humilde; 5) A arte de reviver a infância: autoficção e memória no romance O menino no Espelho de Fernando Sabino; 6) Tempo e narrativa fantástica em: a maldição da mansão Bly.<br />\r\n Simpósio de número 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA, coordenado pelas doutoras: Maria Angélica Freire de Carvalho (UFPI); e Raimunda Gomes de Carvalho Belini (IFPI). Dentre muitos trabalhos, contempla seis estudos, a saber: 1) Gramática na Escola (2016) e o ensino de línguas: uma proposta científica; 2) Teste de Cloze: um importante instrumento de avaliação da compreensão leitora de estudantes Universitários; 3) O processo inferencial em textos multimodais; 4) Leituras de imagens dentro de narrativas fílmicas para a sala de aula; 5) Contexto e compreensão leitora: um olhar sobre o livro didático de língua portuguesa; e 6) Fenômenos textuais no processo de compreensão leitora.<br />\r\n Simpósio de número 06: ABORDAGEM DOS LETRAMENTOS, AFFORDANCE E AGÊNCIA: UMA RESPOSTA CRÍTICA NA NOVA FASE DA LINGUÍSTICA APLICADA, coordenado pelos doutores: Giselda dos Santos Costa (IFPI); Ricardo Barreto Filho (UFPI/UFPE); e Juscelino Francisco do Nascimento (UFPI). Oriundos deste simpósio, temos sete trabalhos: 1) Fenômenos textuais e contextuais no processo de compreensão leitora; 2) Teoria da conspiração anti-vacina: uma análise à luz das situações teóricas; 3) Agenciamento e autonomia através do teletandem no contexto universitário; 4) Jogando com a língua materna: uma proposta de ensino; 5) Perspectiva histórica acerca dos estudos sobre os novos letramentos em âmbito nacional; 6) Memes em língua inglesa: uma análise da metafunção composicional. 7) Análise da propaganda da cerveja Skol: um texto multimodal.<br />\r\n Simpósio de número 07: LITERATURA E HISTÓRIA, coordenado pelos doutores: Maria Suely de Oliveira Lopes (UESP); Marcela Croce (UBA); e Sebastião Alves Teixeira Lopes (UFPI). Deste simpósio são oriundos seis trabalhos: 1) A representação da violência em A festa de Ivan Ângelo; 2) A escrita de Lilia Momplé: entre história e ficção; 3) O feminismo e a formação integral em Rousseau e Wollstonecraft; 4) Diálogos entre Literatura e História em: Diário de Bitita de Carolina Maria de Jesus; 5) O mito revisitado: A perspectiva narcisista em A bela e a fera ou a ferida grande demais, de Clarice Lispector; e 6) Mulher sujeito: os avanços no espaço literário até a pós- modernidade.<br />\r\n Simpósio de número 08: A LITERATURA NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA NA LITERATURA: RELAÇÕES, PESQUISAS, ENSINO DE HISTÓRIA E ENSINO DE [...], coordenado pelos doutores: Anderson Claytom Ferreira Brettas (IFTM); e Jorge Enrique Elías - Caro (Universidad del Magdalena). Oriundos deste simpósio constam sete trabalhos: 1) Infância e franquismo: reflexões a partir da obra El Lute: Camina o Revienta, de Eleuterio Sánchez; 2) HQ e Literatura na escola; 3) O uso de o Cortiço, de Aluisio de Azevedo, no ensino de História do Brasil; 4) Panorama histórico sobre o ensino de Literatura e o contexto da pandemia: trabalhando com a ficção científica; 5) Itinerários conceituais: perspectivas Históricas: insólitas arquiteturas na hermenêutica literária; 6) Construção do imaginário através da obra de Jean Mandeville; e 7) A literatura e o pensamento crítico em sala de aula: quando Orwell encontra Deleuze.<br />\r\n Simpósio de número 09: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS: UM VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO, coordenado pelos doutores: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa (UFPI); Juscelino Francisco do Nascimento (UFPI); Darkyana Francisca Ibiapina (IFPI, Campo Maior/PI); e Thiago de Sousa Amorim (UESPI). Oriundos deste simpósio, temos cinco trabalhos: 1) Povo-Língua-Nação: Os efeitos de sentido do discurso de civilidade por meio da imposição da Língua Portuguesa no Brasil; 2) O ensino de variação linguística e gramática em sala de aula: uma proposta de letramento; 3) Como as anáforas presentes nos textos motivadores influenciam nas produções textuais: uma experiência em sala de aula; 4) El desarrollo del processo enseñanza-aprendizaje del español em Egipto (La universidad de Al-Azhar como modelo); e 5) Influência da linguagem oral sobre a prática da escrita: um estudo sobre produções de alunos do nono ano.<br />\r\n Esperamos que este e-book seja uma importante fonte de pesquisa, e que mais pesquisadores, das mais diversas origens e lugares, participem de nosso próximo evento conquistados pela leitura dos artigos aqui dispostos. <br />\r\n Boa Leitura!<br />\r\n Margareth Torres de Alencar Costa<br />\r\n Orcid: 0000-003-3524-9503 """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Margareth Torres de Alencar<br />\r\n <br />\r\n Coeditores:<br />\r\n Giselda dos Santos Costa<br />\r\n Ramón Antonio Hernandez Chirinos de Jesus<br />\r\n Maria Elizabeth Islas León """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola - UFPE<br />\r\n Algemira De Macêdo Mendes - UESPI<br />\r\n Anderson Claytom Ferreira Brettas - IFTM<br />\r\n André Resende Benatti - UEMS<br />\r\n Barbara Olimpia Ramos De Melo - UESPI<br />\r\n Beatriz Gama Rodrigues - UFPI<br />\r\n Carmen Bastidas Briceño - UNIVERSIDADE MIGUEL DE CERVANTES - CHILE<br />\r\n Catarina De Sena Cerqueira - UFPI<br />\r\n Diógenes Buenos Aires De Carvalho - UESPI<br />\r\n Elizabeth Islas - INSTITUTO CERVANTES CAIRO<br />\r\n Euridice Figueiredo - UFF<br />\r\n Francisca Marta Magalhães De Brito - UFPE<br />\r\n Francisco Alves Filho - UFPI<br />\r\n Francisco Wellington Borges Gomes - UFPI<br />\r\n Giselda Dos Santos Costa - IFPI/UESPI<br />\r\n Griselda Cecilia Frontera - E-DUCADORES TRANSMEDIÁTICOS CONSULTORA EDUCATIVA<br />\r\n Herasmo Braga De Oliveira Brito - UESPI<br />\r\n Isabel Maria Soares Pinto De Oliveira - INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU- PORTUGAL<br />\r\n Janaica Gomes Matos - UESPI<br />\r\n José Alberto Miranda Poza - UFPE<br />\r\n José Ribamar Lopes Batista Junior - UFPI<br />\r\n Juscelino Francisco Do Nascimento - UFPI<br />\r\n Karine Rocha - UFPE<br />\r\n Leoné Astride Barsotto - UFGD<br />\r\n Luizir De Oliveira - UFPI<br />\r\n Marcela Croce - UBA<br />\r\n Margareth Torres De Alencar Costa - UESPI<br />\r\n Maria Angélica - UFPI<br />\r\n Maria Suely De Oliveira Lopes - UESPI<br />\r\n Naziozênio Antonio Lacerda - UFPI<br />\r\n Raimunda Celestina Mendes Da Silva - UESPI<br />\r\n Ramon Hernandez Chirinos - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PORTO-PIAUÍ<br />\r\n Renata Cristina Da Cunha - UESPI<br />\r\n Ricardo Rios Barreto Filo - UFPE<br />\r\n Silvana Maria Pantoja dos Santos - UESPI<br />\r\n Silvina Liliana Carrizo - UFJF<br />\r\n Stela Maria Viana Lima Brito - UESPI<br />\r\n Susana Beatriz Cella - UBA """ "ficha_catalografica" => "620512b8805b5_10022022102720.pdf" "arquivo" => "23022022160441-E-BOOK-X-CONGRESSO-INTERNACIONAL-DE-LINGUAS-E-LITE.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2021-09-08 14:31:01" "updated_at" => "2022-02-23 16:04:41" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 86 "edicao_id" => 178 "codigo" => "978-65-86901-47-4" "capa" => "61e80d0101ef8_19012022100713.jpg" "titulo" => "E-book X Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "prefacio" => """ O X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA, que foi conduzido de forma competente, com seriedade e muito compromisso pela editora Realize e pelos organizadores do evento, trouxe uma oportunidade impar de congregação de doutores pesquisadores, escritores e escritoras, e estudiosos de todas as áreas, viabilizando três dias de grandes debates, conferencias, mesas redondas, oficinas e mini cursos, além de atividades culturais de cunho científico que, de forma local, regional, nacional e internacional, fez a diferença, pois, sendo de forma online, quebrou fronteiras de toda ordem, marcando a magnitude do evento.<br />\r\n O evento teve como objetivo oportunizar um espaço de discussão e promover atividades científicas culturais voltadas ao desenvolvimento das competências linguísticas e literárias, e teve diversos tópicos de interesse, como a realização de conferencias, palestras, mesas redondas, oficinas, mini cursos e simpósios sobre temas diversos e de interesse de pesquisadores nacionais e internacionais como, por exemplo: Comunicação intercultural; Educação para o desenvolvimento sustentável; Aprendizagem da cidadania para inclusão, diversidade sociocultural e gênero; Consciência crítica e pedagogia crítica; Idiomas estrangeiros e idiomas para fins específicos; Formação de professores e desenvolvimento profissional; Letramentos; Aprendizagem digital baseada em jogos e em problemas; Aprendizagem assistida por tecnologia digital; Mídias sociais e educação democrática na sala de aula de língua estrangeira; Políticas linguísticas; Gêneros Textuais; Práticas pedagógicas docentes; Literatura comparada, Inter semiose e semiótica; Filosofia e Literatura; Estética da recepção; entre outros temas dentro de grandes áreas temáticas.<br />\r\n Este Livro, que traz uma síntese das comunicações apresentadas no Congresso, se justifica pela necessidade de introduzir o público-alvo em temas relevantes dos Estudos da Crítica Literária, do seu início até a contemporaneidade, bem como nas bases de análise de um texto literário do ponto de vista da crítica literária em formato de oficinas.<br />\r\n As ciências humanas sempre acompanham as diferentes transformações do conhecimento, oriundas das mudanças sociais e políticas. A literatura, especificamente, mostra-se um campo amplo no qual as questões fundamentais da vida aparecem transfiguradas em recriação poética. O espaço teórico na seara da literatura apresenta-se cada vez mais multifacetado, cuja compreensão demanda profissionais capazes de interpretar questões referentes aos problemas teóricos e práticos do fazer literário.<br />\r\n Pretendeu-se apresentar uma proposta para que esses profissionais tenham acesso a diferentes conceitos e práticas envolvidos no estudo da literatura e linguística. A relevância deste livro consiste em orientar os alunos a efetivamente elaborarem um projeto de pesquisa autônomo para a escrita de seus textos, bem como estudarem teóricos cujas ideias fundamentam linhas de pesquisa dos Programas de pós-graduação em Literatura no Estado.<br />\r\n Os doutores e doutoras de todas as universidades, que participaram do evento, debateram com os congressistas os temas propostos em suas mesas como, por exemplo: A literatura escrita por mulheres: resistência e atualidade; Estudos do texto na contemporaneidade; Emociones y resiliência em El ámbito educativo; Literatura, historia e memória; Relações Literárias interamericanas: desafios; A literatura e a formação do leitor: desafios da contemporaneidade; Variação / diversidade linguística e letramento: interfaces e novas perspectivas para o ensino; Linguagem e ecologia em debate; Desafios emergentes de La edecuación post pandemia; Redes sociais: direitos humanos e estratégias de (im) polidez; Literaturas em El Caribe Colombiano; A travessia entre leitor e texto nos processos de compreensão e interpretação; Literatura e representação de gênero; A literatura brasileira contemporânea e seus dilemas receptivos; Análise do Discurso no contexto da educação básica e do ensino superior: Atividades, possibilidades e consciência linguística crítica; Educación inclusiva em momentos de crises sanitárias; Literaturas em El Caribe colombiano-LL; letramentos e multimodade: novos caminhos da linguística aplicada.<br />\r\n Além de todas estas oportunidades de debate e reflexão sobre estes temas, tivemos simpósios riquíssimos dos quais saíram estes magníficos artigos científicos dos quais nos ocupamos nesta apresentação. Para não sermos ingrata com nenhum dos doutores e doutoras que propuseram estes simpósios, citaremos aqui o nome dos simpósios, seus coordenadores, e alguns dos trabalhos que foram apresentados nestes e que fazem parte deste maravilhoso E-Book.<br />\r\n <br />\r\n SIMPÓSIOS TEMÁTICOS<br />\r\n Simpósio temático 01: ASSOCIAÇÃO DOS HISTORIADORES LATINO-AMERICANOS E DO CARIBE-SEÇÃO BRASILEIRA (ADHILAC-BRASIL) CULTURA, ARTE E [...], coordenado pelos professores pesquisadores: Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI); Sebastião Alves Teixeira Lopes (UFPI); Francisca Eugênia dos Santos (USACH). Oriundos deste simpósio, temos os seguintes artigos: 1) A voz do oprimido através da personagem Caliban na obra Todo Caliban de Roberto Fernandez Retamar, no qual o autor efetiva uma análise da figura ficcional e metafórica de Caliban, na qual é tecida uma crítica sobre as minorias étnicas defendidas e debatidas por Retamar; e 2) Moliére visita a Vitória de Santo Antão: a presença de Don Juan em Lisbela e o prisioneiro, dando a oportunidade dos leitores analisarem um novo olhar sobre a reescrita do mito.<br />\r\n Simpósio de número 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA, coordenado pelos doutores: Elizabeth Islas, Ramón Hernandez e Margareth Torres, com o objetivo de desenvolver reflexões sobre as práticas docentes no Brasil e América Latina. Oriundos deste simpósio, este livro contempla os seguintes textos: 1) Letramento Literário nas escolas e a cultura digital: dificuldades e facilidades enfrentadas pelos leitores do século XXI, no qual os autores discutem o papel das novas tecnologias no processo de propagação do conhecimento através e com o apoio das TICs; 2) A formação linguística e o viés gramatical no material didático para o Espanhol como Língua Estrangeira; 3) Estudos semióticos: em busca de sentido perdido, estudo no qual discutem-se dois aspectos desta teoria: a teoria sociossemiótica de Eric Landowsk e a semiótica tensiva de Claude Zilberberg; 4) Herramientas que motivan al docente de español em la educación media um estudo de campo; e 5) El acompañamiento pedagógico para promover La escritura vía remota.<br />\r\n Simpósio de número 03: ESCRITAS DE SI: AUTOBIOGRAFIA, AUTOFICÇÃO, LITERATURA DE TESTEMUNHO, CARTAS, DIÁRIOS, MEMÓRIAS EM TEXTOS [...] Coordenado pelos doutores: Alfredo Adolfo Cordiviola (UFPE); Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI); Susana Beatriz Cella (UBA- Buenos Aires). Dentre muitos trabalhos, constam seis cujos títulos expomos aqui: 1) Memória, autoficção e Ethos na correspondência escrita por Machado de Assis e Joaquim Nabuco; 2) O mito diluvial em Sabela, de Conceição Evaristo; 3) Lygia Fagundes Tees e o conto As cerejas: um possível recorte de memória; 4) Canto dos desenraizados em Diário de retorno ao país natal, de Aimé Césaire; 5) Aspectos da (pós) Modernidade em Gente Humilde; 5) A arte de reviver a infância: autoficção e memória no romance O menino no Espelho de Fernando Sabino; 6) Tempo e narrativa fantástica em: a maldição da mansão Bly.<br />\r\n Simpósio de número 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA, coordenado pelas doutoras: Maria Angélica Freire de Carvalho (UFPI); e Raimunda Gomes de Carvalho Belini (IFPI). Dentre muitos trabalhos, contempla seis estudos, a saber: 1) Gramática na Escola (2016) e o ensino de línguas: uma proposta científica; 2) Teste de Cloze: um importante instrumento de avaliação da compreensão leitora de estudantes Universitários; 3) O processo inferencial em textos multimodais; 4) Leituras de imagens dentro de narrativas fílmicas para a sala de aula; 5) Contexto e compreensão leitora: um olhar sobre o livro didático de língua portuguesa; e 6) Fenômenos textuais no processo de compreensão leitora.<br />\r\n Simpósio de número 06: ABORDAGEM DOS LETRAMENTOS, AFFORDANCE E AGÊNCIA: UMA RESPOSTA CRÍTICA NA NOVA FASE DA LINGUÍSTICA APLICADA, coordenado pelos doutores: Giselda dos Santos Costa (IFPI); Ricardo Barreto Filho (UFPI/UFPE); e Juscelino Francisco do Nascimento (UFPI). Oriundos deste simpósio, temos sete trabalhos: 1) Fenômenos textuais e contextuais no processo de compreensão leitora; 2) Teoria da conspiração anti-vacina: uma análise à luz das situações teóricas; 3) Agenciamento e autonomia através do teletandem no contexto universitário; 4) Jogando com a língua materna: uma proposta de ensino; 5) Perspectiva histórica acerca dos estudos sobre os novos letramentos em âmbito nacional; 6) Memes em língua inglesa: uma análise da metafunção composicional. 7) Análise da propaganda da cerveja Skol: um texto multimodal.<br />\r\n Simpósio de número 07: LITERATURA E HISTÓRIA, coordenado pelos doutores: Maria Suely de Oliveira Lopes (UESP); Marcela Croce (UBA); e Sebastião Alves Teixeira Lopes (UFPI). Deste simpósio são oriundos seis trabalhos: 1) A representação da violência em A festa de Ivan Ângelo; 2) A escrita de Lilia Momplé: entre história e ficção; 3) O feminismo e a formação integral em Rousseau e Wollstonecraft; 4) Diálogos entre Literatura e História em: Diário de Bitita de Carolina Maria de Jesus; 5) O mito revisitado: A perspectiva narcisista em A bela e a fera ou a ferida grande demais, de Clarice Lispector; e 6) Mulher sujeito: os avanços no espaço literário até a pós- modernidade.<br />\r\n Simpósio de número 08: A LITERATURA NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA NA LITERATURA: RELAÇÕES, PESQUISAS, ENSINO DE HISTÓRIA E ENSINO DE [...], coordenado pelos doutores: Anderson Claytom Ferreira Brettas (IFTM); e Jorge Enrique Elías - Caro (Universidad del Magdalena). Oriundos deste simpósio constam sete trabalhos: 1) Infância e franquismo: reflexões a partir da obra El Lute: Camina o Revienta, de Eleuterio Sánchez; 2) HQ e Literatura na escola; 3) O uso de o Cortiço, de Aluisio de Azevedo, no ensino de História do Brasil; 4) Panorama histórico sobre o ensino de Literatura e o contexto da pandemia: trabalhando com a ficção científica; 5) Itinerários conceituais: perspectivas Históricas: insólitas arquiteturas na hermenêutica literária; 6) Construção do imaginário através da obra de Jean Mandeville; e 7) A literatura e o pensamento crítico em sala de aula: quando Orwell encontra Deleuze.<br />\r\n Simpósio de número 09: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS: UM VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO, coordenado pelos doutores: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa (UFPI); Juscelino Francisco do Nascimento (UFPI); Darkyana Francisca Ibiapina (IFPI, Campo Maior/PI); e Thiago de Sousa Amorim (UESPI). Oriundos deste simpósio, temos cinco trabalhos: 1) Povo-Língua-Nação: Os efeitos de sentido do discurso de civilidade por meio da imposição da Língua Portuguesa no Brasil; 2) O ensino de variação linguística e gramática em sala de aula: uma proposta de letramento; 3) Como as anáforas presentes nos textos motivadores influenciam nas produções textuais: uma experiência em sala de aula; 4) El desarrollo del processo enseñanza-aprendizaje del español em Egipto (La universidad de Al-Azhar como modelo); e 5) Influência da linguagem oral sobre a prática da escrita: um estudo sobre produções de alunos do nono ano.<br />\r\n Esperamos que este e-book seja uma importante fonte de pesquisa, e que mais pesquisadores, das mais diversas origens e lugares, participem de nosso próximo evento conquistados pela leitura dos artigos aqui dispostos. <br />\r\n Boa Leitura!<br />\r\n Margareth Torres de Alencar Costa<br />\r\n Orcid: 0000-003-3524-9503 """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Margareth Torres de Alencar<br />\r\n <br />\r\n Coeditores:<br />\r\n Giselda dos Santos Costa<br />\r\n Ramón Antonio Hernandez Chirinos de Jesus<br />\r\n Maria Elizabeth Islas León """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola - UFPE<br />\r\n Algemira De Macêdo Mendes - UESPI<br />\r\n Anderson Claytom Ferreira Brettas - IFTM<br />\r\n André Resende Benatti - UEMS<br />\r\n Barbara Olimpia Ramos De Melo - UESPI<br />\r\n Beatriz Gama Rodrigues - UFPI<br />\r\n Carmen Bastidas Briceño - UNIVERSIDADE MIGUEL DE CERVANTES - CHILE<br />\r\n Catarina De Sena Cerqueira - UFPI<br />\r\n Diógenes Buenos Aires De Carvalho - UESPI<br />\r\n Elizabeth Islas - INSTITUTO CERVANTES CAIRO<br />\r\n Euridice Figueiredo - UFF<br />\r\n Francisca Marta Magalhães De Brito - UFPE<br />\r\n Francisco Alves Filho - UFPI<br />\r\n Francisco Wellington Borges Gomes - UFPI<br />\r\n Giselda Dos Santos Costa - IFPI/UESPI<br />\r\n Griselda Cecilia Frontera - E-DUCADORES TRANSMEDIÁTICOS CONSULTORA EDUCATIVA<br />\r\n Herasmo Braga De Oliveira Brito - UESPI<br />\r\n Isabel Maria Soares Pinto De Oliveira - INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU- PORTUGAL<br />\r\n Janaica Gomes Matos - UESPI<br />\r\n José Alberto Miranda Poza - UFPE<br />\r\n José Ribamar Lopes Batista Junior - UFPI<br />\r\n Juscelino Francisco Do Nascimento - UFPI<br />\r\n Karine Rocha - UFPE<br />\r\n Leoné Astride Barsotto - UFGD<br />\r\n Luizir De Oliveira - UFPI<br />\r\n Marcela Croce - UBA<br />\r\n Margareth Torres De Alencar Costa - UESPI<br />\r\n Maria Angélica - UFPI<br />\r\n Maria Suely De Oliveira Lopes - UESPI<br />\r\n Naziozênio Antonio Lacerda - UFPI<br />\r\n Raimunda Celestina Mendes Da Silva - UESPI<br />\r\n Ramon Hernandez Chirinos - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PORTO-PIAUÍ<br />\r\n Renata Cristina Da Cunha - UESPI<br />\r\n Ricardo Rios Barreto Filo - UFPE<br />\r\n Silvana Maria Pantoja dos Santos - UESPI<br />\r\n Silvina Liliana Carrizo - UFJF<br />\r\n Stela Maria Viana Lima Brito - UESPI<br />\r\n Susana Beatriz Cella - UBA """ "ficha_catalografica" => "620512b8805b5_10022022102720.pdf" "arquivo" => "23022022160441-E-BOOK-X-CONGRESSO-INTERNACIONAL-DE-LINGUAS-E-LITE.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2021-09-08 14:31:01" "updated_at" => "2022-02-23 16:04:41" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }