O X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA, que foi conduzido de forma competente, com seriedade e muito compromisso pela editora Realize e pelos organizadores do evento, trouxe uma oportunidade impar de congregação de doutores pesquisadores, escritores e escritoras, e estudiosos de todas as áreas, viabilizando três dias de grandes debates, conferencias, mesas redondas, oficinas e mini cursos, além de atividades culturais de cunho científico que, de forma local, regional, nacional e internacional, fez a diferença, pois, sendo de forma online, quebrou fronteiras de toda ordem, marcando a magnitude do evento.
O evento teve como objetivo oportunizar um espaço de discussão e promover atividades científicas culturais voltadas ao desenvolvimento das competências linguísticas e literárias, e teve diversos tópicos de interesse, como a realização de conferencias, palestras, mesas redondas, oficinas, mini cursos e simpósios sobre temas diversos e de interesse de pesquisadores nacionais e internacionais como, por exemplo: Comunicação intercultural; Educação para o desenvolvimento sustentável; Aprendizagem da cidadania para inclusão, diversidade sociocultural e gênero; Consciência crítica e pedagogia crítica; Idiomas estrangeiros e idiomas para fins específicos; Formação de professores e desenvolvimento profissional; Letramentos; Aprendizagem digital baseada em jogos e em problemas; Aprendizagem assistida por tecnologia digital; Mídias sociais e educação democrática na sala de aula de língua estrangeira; Políticas linguísticas; Gêneros Textuais; Práticas pedagógicas docentes; Literatura comparada, Inter semiose e semiótica; Filosofia e Literatura; Estética da recepção; entre outros temas dentro de grandes áreas temáticas.
Este Livro, que traz uma síntese das comunicações apresentadas no Congresso, se justifica pela necessidade de introduzir o público-alvo em temas relevantes dos Estudos da Crítica Literária, do seu início até a contemporaneidade, bem como nas bases de análise de um texto literário do ponto de vista da crítica literária em formato de oficinas.
As ciências humanas sempre acompanham as diferentes transformações do conhecimento, oriundas das mudanças sociais e políticas. A literatura, especificamente, mostra-se um campo amplo no qual as questões fundamentais da vida aparecem transfiguradas em recriação poética. O espaço teórico na seara da literatura apresenta-se cada vez mais multifacetado, cuja compreensão demanda profissionais capazes de interpretar questões referentes aos problemas teóricos e práticos do fazer literário.
Pretendeu-se apresentar uma proposta para que esses profissionais tenham acesso a diferentes conceitos e práticas envolvidos no estudo da literatura e linguística. A relevância deste livro consiste em orientar os alunos a efetivamente elaborarem um projeto de pesquisa autônomo para a escrita de seus textos, bem como estudarem teóricos cujas ideias fundamentam linhas de pesquisa dos Programas de pós-graduação em Literatura no Estado.
Os doutores e doutoras de todas as universidades, que participaram do evento, debateram com os congressistas os temas propostos em suas mesas como, por exemplo: A literatura escrita por mulheres: resistência e atualidade; Estudos do texto na contemporaneidade; Emociones y resiliência em El ámbito educativo; Literatura, historia e memória; Relações Literárias interamericanas: desafios; A literatura e a formação do leitor: desafios da contemporaneidade; Variação / diversidade linguística e letramento: interfaces e novas perspectivas para o ensino; Linguagem e ecologia em debate; Desafios emergentes de La edecuación post pandemia; Redes sociais: direitos humanos e estratégias de (im) polidez; Literaturas em El Caribe Colombiano; A travessia entre leitor e texto nos processos de compreensão e interpretação; Literatura e representação de gênero; A literatura brasileira contemporânea e seus dilemas receptivos; Análise do Discurso no contexto da educação básica e do ensino superior: Atividades, possibilidades e consciência linguística crítica; Educación inclusiva em momentos de crises sanitárias; Literaturas em El Caribe colombiano-LL; letramentos e multimodade: novos caminhos da linguística aplicada.
Além de todas estas oportunidades de debate e reflexão sobre estes temas, tivemos simpósios riquíssimos dos quais saíram estes magníficos artigos científicos dos quais nos ocupamos nesta apresentação. Para não sermos ingrata com nenhum dos doutores e doutoras que propuseram estes simpósios, citaremos aqui o nome dos simpósios, seus coordenadores, e alguns dos trabalhos que foram apresentados nestes e que fazem parte deste maravilhoso E-Book.
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
Simpósio temático 01: ASSOCIAÇÃO DOS HISTORIADORES LATINO-AMERICANOS E DO CARIBE-SEÇÃO BRASILEIRA (ADHILAC-BRASIL) CULTURA, ARTE E [...], coordenado pelos professores pesquisadores: Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI); Sebastião Alves Teixeira Lopes (UFPI); Francisca Eugênia dos Santos (USACH). Oriundos deste simpósio, temos os seguintes artigos: 1) A voz do oprimido através da personagem Caliban na obra Todo Caliban de Roberto Fernandez Retamar, no qual o autor efetiva uma análise da figura ficcional e metafórica de Caliban, na qual é tecida uma crítica sobre as minorias étnicas defendidas e debatidas por Retamar; e 2) Moliére visita a Vitória de Santo Antão: a presença de Don Juan em Lisbela e o prisioneiro, dando a oportunidade dos leitores analisarem um novo olhar sobre a reescrita do mito.
Simpósio de número 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA, coordenado pelos doutores: Elizabeth Islas, Ramón Hernandez e Margareth Torres, com o objetivo de desenvolver reflexões sobre as práticas docentes no Brasil e América Latina. Oriundos deste simpósio, este livro contempla os seguintes textos: 1) Letramento Literário nas escolas e a cultura digital: dificuldades e facilidades enfrentadas pelos leitores do século XXI, no qual os autores discutem o papel das novas tecnologias no processo de propagação do conhecimento através e com o apoio das TICs; 2) A formação linguística e o viés gramatical no material didático para o Espanhol como Língua Estrangeira; 3) Estudos semióticos: em busca de sentido perdido, estudo no qual discutem-se dois aspectos desta teoria: a teoria sociossemiótica de Eric Landowsk e a semiótica tensiva de Claude Zilberberg; 4) Herramientas que motivan al docente de español em la educación media um estudo de campo; e 5) El acompañamiento pedagógico para promover La escritura vía remota.
Simpósio de número 03: ESCRITAS DE SI: AUTOBIOGRAFIA, AUTOFICÇÃO, LITERATURA DE TESTEMUNHO, CARTAS, DIÁRIOS, MEMÓRIAS EM TEXTOS [...] Coordenado pelos doutores: Alfredo Adolfo Cordiviola (UFPE); Margareth Torres de Alencar Costa (UESPI); Susana Beatriz Cella (UBA- Buenos Aires). Dentre muitos trabalhos, constam seis cujos títulos expomos aqui: 1) Memória, autoficção e Ethos na correspondência escrita por Machado de Assis e Joaquim Nabuco; 2) O mito diluvial em Sabela, de Conceição Evaristo; 3) Lygia Fagundes Tees e o conto As cerejas: um possível recorte de memória; 4) Canto dos desenraizados em Diário de retorno ao país natal, de Aimé Césaire; 5) Aspectos da (pós) Modernidade em Gente Humilde; 5) A arte de reviver a infância: autoficção e memória no romance O menino no Espelho de Fernando Sabino; 6) Tempo e narrativa fantástica em: a maldição da mansão Bly.
Simpósio de número 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA, coordenado pelas doutoras: Maria Angélica Freire de Carvalho (UFPI); e Raimunda Gomes de Carvalho Belini (IFPI). Dentre muitos trabalhos, contempla seis estudos, a saber: 1) Gramática na Escola (2016) e o ensino de línguas: uma proposta científica; 2) Teste de Cloze: um importante instrumento de avaliação da compreensão leitora de estudantes Universitários; 3) O processo inferencial em textos multimodais; 4) Leituras de imagens dentro de narrativas fílmicas para a sala de aula; 5) Contexto e compreensão leitora: um olhar sobre o livro didático de língua portuguesa; e 6) Fenômenos textuais no processo de compreensão leitora.
Simpósio de número 06: ABORDAGEM DOS LETRAMENTOS, AFFORDANCE E AGÊNCIA: UMA RESPOSTA CRÍTICA NA NOVA FASE DA LINGUÍSTICA APLICADA, coordenado pelos doutores: Giselda dos Santos Costa (IFPI); Ricardo Barreto Filho (UFPI/UFPE); e Juscelino Francisco do Nascimento (UFPI). Oriundos deste simpósio, temos sete trabalhos: 1) Fenômenos textuais e contextuais no processo de compreensão leitora; 2) Teoria da conspiração anti-vacina: uma análise à luz das situações teóricas; 3) Agenciamento e autonomia através do teletandem no contexto universitário; 4) Jogando com a língua materna: uma proposta de ensino; 5) Perspectiva histórica acerca dos estudos sobre os novos letramentos em âmbito nacional; 6) Memes em língua inglesa: uma análise da metafunção composicional. 7) Análise da propaganda da cerveja Skol: um texto multimodal.
Simpósio de número 07: LITERATURA E HISTÓRIA, coordenado pelos doutores: Maria Suely de Oliveira Lopes (UESP); Marcela Croce (UBA); e Sebastião Alves Teixeira Lopes (UFPI). Deste simpósio são oriundos seis trabalhos: 1) A representação da violência em A festa de Ivan Ângelo; 2) A escrita de Lilia Momplé: entre história e ficção; 3) O feminismo e a formação integral em Rousseau e Wollstonecraft; 4) Diálogos entre Literatura e História em: Diário de Bitita de Carolina Maria de Jesus; 5) O mito revisitado: A perspectiva narcisista em A bela e a fera ou a ferida grande demais, de Clarice Lispector; e 6) Mulher sujeito: os avanços no espaço literário até a pós- modernidade.
Simpósio de número 08: A LITERATURA NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA NA LITERATURA: RELAÇÕES, PESQUISAS, ENSINO DE HISTÓRIA E ENSINO DE [...], coordenado pelos doutores: Anderson Claytom Ferreira Brettas (IFTM); e Jorge Enrique Elías - Caro (Universidad del Magdalena). Oriundos deste simpósio constam sete trabalhos: 1) Infância e franquismo: reflexões a partir da obra El Lute: Camina o Revienta, de Eleuterio Sánchez; 2) HQ e Literatura na escola; 3) O uso de o Cortiço, de Aluisio de Azevedo, no ensino de História do Brasil; 4) Panorama histórico sobre o ensino de Literatura e o contexto da pandemia: trabalhando com a ficção científica; 5) Itinerários conceituais: perspectivas Históricas: insólitas arquiteturas na hermenêutica literária; 6) Construção do imaginário através da obra de Jean Mandeville; e 7) A literatura e o pensamento crítico em sala de aula: quando Orwell encontra Deleuze.
Simpósio de número 09: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS: UM VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO, coordenado pelos doutores: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa (UFPI); Juscelino Francisco do Nascimento (UFPI); Darkyana Francisca Ibiapina (IFPI, Campo Maior/PI); e Thiago de Sousa Amorim (UESPI). Oriundos deste simpósio, temos cinco trabalhos: 1) Povo-Língua-Nação: Os efeitos de sentido do discurso de civilidade por meio da imposição da Língua Portuguesa no Brasil; 2) O ensino de variação linguística e gramática em sala de aula: uma proposta de letramento; 3) Como as anáforas presentes nos textos motivadores influenciam nas produções textuais: uma experiência em sala de aula; 4) El desarrollo del processo enseñanza-aprendizaje del español em Egipto (La universidad de Al-Azhar como modelo); e 5) Influência da linguagem oral sobre a prática da escrita: um estudo sobre produções de alunos do nono ano.
Esperamos que este e-book seja uma importante fonte de pesquisa, e que mais pesquisadores, das mais diversas origens e lugares, participem de nosso próximo evento conquistados pela leitura dos artigos aqui dispostos.
Boa Leitura!
Margareth Torres de Alencar Costa
Orcid: 0000-003-3524-9503