Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO SITE FLICKR PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA PELAS IMAGENS

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, NOVAS TECNOLOGIAS, SITE FLICKR APLICADO À EDUCAÇÃO Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7031
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1772
    "inscrito_id" => 3041
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO SITE FLICKR PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA PELAS IMAGENS"
    "resumo" => "Com a implantação da internet e de múltiplos recursos tecnológicos no ambiente escolar, na contemporaneidade, surgem novas possibilidades metodológicas de se conceber o processo de ensino e aprendizagem. Partindo de tal pressuposto, foi desenvolvida uma proposta de estudo, com os discentes do 2º ano “B” do ensino médio, do período vespertino, da E.E.E.F.M. Jornalista José Leal Ramos, localizada no Município de São João do Cariri – PB, tendo por objetivos analisar e discutir nas aulas de Geografia, o tema “Problemas Socioambientais: do global ao local”. De acordo com as vivências dos estudantes, foram elencados seis dos principais problemas socioambientais que assolam a população global e, consequentemente, os caririseiros: poluição sonora, assoreamento, resíduos sólidos, desmatamento, recursos hídricos e esgotamento sanitário. A turma foi subdividida em grupos, onde via sorteio, cada grupo ficou responsável por fazer um projeto sobre determinado problema e, por fim, com a mediação do professor, apresentariam suas análises, críticas e sugestões. Foram requisitadas para a fundamentação das apreciações, leituras prévias de autores como Lima (2007) e Coutinho (2009), além de registros fotográficos para comprovar a veracidade dos problemas no município. Destarte, foi aberta uma conta para a turma no site Flickr, que possui por princípio de funcionamento armazenar, compartilhar e comentar as fotografias. Esta última funcionalidade estabeleceu a correlação entre teoria e prática, a partir do embasamento discutido em sala de aula, ou seja, uma contextualização do recorte espacial. Esta ferramenta metodológica foi de grande relevância para o desenvolvimento da emancipação dos discentes, já que participaram como protagonistas no processo de educativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, NOVAS TECNOLOGIAS, SITE FLICKR APLICADO À EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_19_45_idinscrito_3041_09070a25b041150153b5fe371aac26ac.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON CLAUBER MENDES DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON CLAUBER"
    "autor_email" => "alissonclauber@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7031
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1772
    "inscrito_id" => 3041
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO SITE FLICKR PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA PELAS IMAGENS"
    "resumo" => "Com a implantação da internet e de múltiplos recursos tecnológicos no ambiente escolar, na contemporaneidade, surgem novas possibilidades metodológicas de se conceber o processo de ensino e aprendizagem. Partindo de tal pressuposto, foi desenvolvida uma proposta de estudo, com os discentes do 2º ano “B” do ensino médio, do período vespertino, da E.E.E.F.M. Jornalista José Leal Ramos, localizada no Município de São João do Cariri – PB, tendo por objetivos analisar e discutir nas aulas de Geografia, o tema “Problemas Socioambientais: do global ao local”. De acordo com as vivências dos estudantes, foram elencados seis dos principais problemas socioambientais que assolam a população global e, consequentemente, os caririseiros: poluição sonora, assoreamento, resíduos sólidos, desmatamento, recursos hídricos e esgotamento sanitário. A turma foi subdividida em grupos, onde via sorteio, cada grupo ficou responsável por fazer um projeto sobre determinado problema e, por fim, com a mediação do professor, apresentariam suas análises, críticas e sugestões. Foram requisitadas para a fundamentação das apreciações, leituras prévias de autores como Lima (2007) e Coutinho (2009), além de registros fotográficos para comprovar a veracidade dos problemas no município. Destarte, foi aberta uma conta para a turma no site Flickr, que possui por princípio de funcionamento armazenar, compartilhar e comentar as fotografias. Esta última funcionalidade estabeleceu a correlação entre teoria e prática, a partir do embasamento discutido em sala de aula, ou seja, uma contextualização do recorte espacial. Esta ferramenta metodológica foi de grande relevância para o desenvolvimento da emancipação dos discentes, já que participaram como protagonistas no processo de educativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, NOVAS TECNOLOGIAS, SITE FLICKR APLICADO À EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_19_45_idinscrito_3041_09070a25b041150153b5fe371aac26ac.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON CLAUBER MENDES DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON CLAUBER"
    "autor_email" => "alissonclauber@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Com a implantação da internet e de múltiplos recursos tecnológicos no ambiente escolar, na contemporaneidade, surgem novas possibilidades metodológicas de se conceber o processo de ensino e aprendizagem. Partindo de tal pressuposto, foi desenvolvida uma proposta de estudo, com os discentes do 2º ano “B” do ensino médio, do período vespertino, da E.E.E.F.M. Jornalista José Leal Ramos, localizada no Município de São João do Cariri – PB, tendo por objetivos analisar e discutir nas aulas de Geografia, o tema “Problemas Socioambientais: do global ao local”. De acordo com as vivências dos estudantes, foram elencados seis dos principais problemas socioambientais que assolam a população global e, consequentemente, os caririseiros: poluição sonora, assoreamento, resíduos sólidos, desmatamento, recursos hídricos e esgotamento sanitário. A turma foi subdividida em grupos, onde via sorteio, cada grupo ficou responsável por fazer um projeto sobre determinado problema e, por fim, com a mediação do professor, apresentariam suas análises, críticas e sugestões. Foram requisitadas para a fundamentação das apreciações, leituras prévias de autores como Lima (2007) e Coutinho (2009), além de registros fotográficos para comprovar a veracidade dos problemas no município. Destarte, foi aberta uma conta para a turma no site Flickr, que possui por princípio de funcionamento armazenar, compartilhar e comentar as fotografias. Esta última funcionalidade estabeleceu a correlação entre teoria e prática, a partir do embasamento discutido em sala de aula, ou seja, uma contextualização do recorte espacial. Esta ferramenta metodológica foi de grande relevância para o desenvolvimento da emancipação dos discentes, já que participaram como protagonistas no processo de educativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.