Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS RECURSOS DIDÁTICOS: A APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS ASTRONÔMICOS PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, ASTRONOMIA, RECURSOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7574
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 174
    "inscrito_id" => 3557
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS RECURSOS DIDÁTICOS: A APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS ASTRONÔMICOS PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Justiniano de Serpa, que se localiza no Centro de Fortaleza - CE. O trabalho faz parte das diversas ações promovidas pelo subprojeto de Geografia, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi desenvolvido com intuito de enfatizar a importância dos recursos didáticos ao se trabalhar temas relacionados à Astronomia. Neste trabalho, será apresentada a experiência obtida na oficina “Relação Terra-Sol” realizada com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, tendo como foco tornar o aprendizado mais dinâmico, significativo e prazeroso. A atividade teve como objetivo analisar a situação do ensino de fenômenos astronômicos no Ensino Médio, assim como analisar o uso de mecanismos que auxiliem na facilitação do ensino dos conteúdos de astronomia. Fundamenta-se nos parâmetros e diretrizes curriculares da atual política educacional brasileira que prevê a incorporação das tecnologias ao trabalho pedagógico; e em autores que abordam a importância dos recursos de ensino, a exemplo de Libâneo (1994), Piletti (2007), e Kenski (2013). Foram realizadas aulas expositivas com o auxílio do globo terrestre, imagens de solstício e equinócio, animações e slides que explicam as estações do ano e os movimentos da Terra em relação ao Sol. Foi possível através da referida oficina com recursos didáticos mobilizar o interesse dos alunos, a observação e a participação. Assim, os mesmos puderam de certa forma, ligar o imaginário ao concreto. Logo, é possível notar a forte contribuição que o recurso didático tem para que o aluno se torne atuante no ensino e na aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ASTRONOMIA, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_07_2014_14_24_19_idinscrito_3557_c15eca298eb509b83dff9ee8c3148da8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA DE SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA SOUSA"
    "autor_email" => "patricia.ufc@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7574
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 174
    "inscrito_id" => 3557
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS RECURSOS DIDÁTICOS: A APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS ASTRONÔMICOS PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Justiniano de Serpa, que se localiza no Centro de Fortaleza - CE. O trabalho faz parte das diversas ações promovidas pelo subprojeto de Geografia, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi desenvolvido com intuito de enfatizar a importância dos recursos didáticos ao se trabalhar temas relacionados à Astronomia. Neste trabalho, será apresentada a experiência obtida na oficina “Relação Terra-Sol” realizada com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, tendo como foco tornar o aprendizado mais dinâmico, significativo e prazeroso. A atividade teve como objetivo analisar a situação do ensino de fenômenos astronômicos no Ensino Médio, assim como analisar o uso de mecanismos que auxiliem na facilitação do ensino dos conteúdos de astronomia. Fundamenta-se nos parâmetros e diretrizes curriculares da atual política educacional brasileira que prevê a incorporação das tecnologias ao trabalho pedagógico; e em autores que abordam a importância dos recursos de ensino, a exemplo de Libâneo (1994), Piletti (2007), e Kenski (2013). Foram realizadas aulas expositivas com o auxílio do globo terrestre, imagens de solstício e equinócio, animações e slides que explicam as estações do ano e os movimentos da Terra em relação ao Sol. Foi possível através da referida oficina com recursos didáticos mobilizar o interesse dos alunos, a observação e a participação. Assim, os mesmos puderam de certa forma, ligar o imaginário ao concreto. Logo, é possível notar a forte contribuição que o recurso didático tem para que o aluno se torne atuante no ensino e na aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ASTRONOMIA, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_07_2014_14_24_19_idinscrito_3557_c15eca298eb509b83dff9ee8c3148da8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA DE SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA SOUSA"
    "autor_email" => "patricia.ufc@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente artigo é resultado de uma experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Justiniano de Serpa, que se localiza no Centro de Fortaleza - CE. O trabalho faz parte das diversas ações promovidas pelo subprojeto de Geografia, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi desenvolvido com intuito de enfatizar a importância dos recursos didáticos ao se trabalhar temas relacionados à Astronomia. Neste trabalho, será apresentada a experiência obtida na oficina “Relação Terra-Sol” realizada com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, tendo como foco tornar o aprendizado mais dinâmico, significativo e prazeroso. A atividade teve como objetivo analisar a situação do ensino de fenômenos astronômicos no Ensino Médio, assim como analisar o uso de mecanismos que auxiliem na facilitação do ensino dos conteúdos de astronomia. Fundamenta-se nos parâmetros e diretrizes curriculares da atual política educacional brasileira que prevê a incorporação das tecnologias ao trabalho pedagógico; e em autores que abordam a importância dos recursos de ensino, a exemplo de Libâneo (1994), Piletti (2007), e Kenski (2013). Foram realizadas aulas expositivas com o auxílio do globo terrestre, imagens de solstício e equinócio, animações e slides que explicam as estações do ano e os movimentos da Terra em relação ao Sol. Foi possível através da referida oficina com recursos didáticos mobilizar o interesse dos alunos, a observação e a participação. Assim, os mesmos puderam de certa forma, ligar o imaginário ao concreto. Logo, é possível notar a forte contribuição que o recurso didático tem para que o aluno se torne atuante no ensino e na aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.