O presente artigo é resultado de uma experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Justiniano de Serpa, que se localiza no Centro de Fortaleza - CE. O trabalho faz parte das diversas ações promovidas pelo subprojeto de Geografia, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi desenvolvido com intuito de enfatizar a importância dos recursos didáticos ao se trabalhar temas relacionados à Astronomia. Neste trabalho, será apresentada a experiência obtida na oficina “Relação Terra-Sol” realizada com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, tendo como foco tornar o aprendizado mais dinâmico, significativo e prazeroso. A atividade teve como objetivo analisar a situação do ensino de fenômenos astronômicos no Ensino Médio, assim como analisar o uso de mecanismos que auxiliem na facilitação do ensino dos conteúdos de astronomia. Fundamenta-se nos parâmetros e diretrizes curriculares da atual política educacional brasileira que prevê a incorporação das tecnologias ao trabalho pedagógico; e em autores que abordam a importância dos recursos de ensino, a exemplo de Libâneo (1994), Piletti (2007), e Kenski (2013). Foram realizadas aulas expositivas com o auxílio do globo terrestre, imagens de solstício e equinócio, animações e slides que explicam as estações do ano e os movimentos da Terra em relação ao Sol. Foi possível através da referida oficina com recursos didáticos mobilizar o interesse dos alunos, a observação e a participação. Assim, os mesmos puderam de certa forma, ligar o imaginário ao concreto. Logo, é possível notar a forte contribuição que o recurso didático tem para que o aluno se torne atuante no ensino e na aprendizagem.