AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) ASSUMIRAM UM IMPORTANTE PAPEL NA SOCIEDADE MODERNA AO CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE TROCA DE INFORMAÇÕES, POIS DENTRE AS DIVERSAS FUNÇÕES QUE ASSUMEM, SÃO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA QUE CONTRIBUI PARA O AUMENTO DO CONHECIMENTO. COM ISSO, INFLUENCIARAM DIVERSAS ÁREAS, COMO A EDUCAÇÃO, SE INSERINDO NA ESCOLA E NAS DIVERSAS DISCIPLINAS QUE COMPÕE O CURRÍCULO ESCOLAR, COMO A EDUCAÇÃO FÍSICA. VOLTADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (EFE) É CRESCENTE O USO DAS TIC PELA DISCIPLINA, POR MEIO DE VÍDEOS, FILMES E INTERNET, ESSES QUE, QUANDO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES, ASSUMEM DUAS FUNÇÕES PRINCIPAIS RELACIONADAS DIRETAMENTE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: SUPORTE A ELABORAÇÃO DE AULAS E MATERIAL PEDAGÓGICO DE USO DIRETO COM OS ESTUDANTES NAS AULAS. ESSES DOIS EXEMPLOS SÃO VISTOS COM FREQUÊNCIA EM ESTUDOS A RESPEITO DO USO DAS TIC NA EFE E, DESSA FORMA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DE VERIFICAR A OPINIÃO DE PROFESSORES DE EFE SOBRE AS FORMAS COMO UTILIZAM AS TIC EM SUAS PRÁTICAS. PARTICIPARAM DO ESTUDO SETE PROFESSORES DE EFE, DOS QUAIS QUATRO ATUAVAM NO ENSINO PÚBLICO E TRÊS NO PRIVADO E, QUANTO AO NÍVEL DE ENSINO, TRÊS ATUAVAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DOIS NO ENSINO MÉDIO E DOIS EM AMBOS OS NÍVEIS. A PESQUISA FOI SUBMETIDA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS. OS DADOS FORAM PRODUZIDOS E ANALISADOS CONFORME O MÉTODO DE CATEGORIZAÇÃO DE RESPOSTAS CHAMADO DE DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC). FOI REALIZADA UMA QUESTÃO SOBRE A TEMÁTICA E AS RESPOSTAS OBTIDAS PASSARAM PELO PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO EM TRÊS ETAPAS: A) IDENTIFICAÇÃO DAS EXPRESSÕES-CHAVE, TERMOS QUE SE REPETEM NAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES; B) IDEIA CENTRAL (IC), QUE AGRUPA AS EXPRESSÕES-CHAVE SEMELHANTES; E C) DSC, PRODUTO FINAL DA CATEGORIZAÇÃO, SENTENÇA ESCRITA NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR QUE BUSCA EXPRESSAR A COLETIVIDADE DOS PARTICIPANTES A RESPEITO DE CADA IC. FORAM CRIADOS DOIS DSC NOMEADOS DE DSC1 – “TIC COMO FERRAMENTA DE ENSINO” E DSC2 – “TIC COMO SUPORTE À PRÁTICA”. O DSC1 DIZ RESPEITO A OPINIÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE EFE, DE USO DIRETO COM OS ESTUDANTES, QUAIS RECURSOS UTILIZAM E COMO UTILIZAM EM SUAS AULAS. JÁ O DSC2 ABORDA O USO DAS TIC PELOS PROFESSORES FORA DO ESPAÇO ESCOLAR, NA FORMAÇÃO CONTINUADA E AUXÍLIO A ELABORAÇÃO DE AULAS, RETRATANDO QUAIS AS AÇÕES REALIZADAS PELOS PROFESSORES NESSE PROCESSO. SENDO ASSIM, VISTO OS DSC PRODUZIDOS, AS TIC REPRESENTAM UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA OS PROFESSORES DE EFE E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SEJA NA ATUAÇÃO DIRETA COM OS ESTUDANTES, AO PROMOVER ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL POR MEIO DESSAS FERRAMENTAS, BEM COMO AUXILIAR OS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DAS AULAS E ADAPTAÇÃO DE PROPOSTAS À SUA REALIDADE ESCOLAR PARA MELHOR ATENDER OS ESTUDANTES E ASSIM FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.