Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SOBRE A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO, Pôster (PO) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

A AVALIAÇÃO CONSTITUI UM DOS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, ALIMENTANDO A COMPLEXIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. NA EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), OS RECURSOS PARA AVALIAR OS CONHECIMENTOS CONCEITUAIS DOS ESTUDANTES TÊM SE ASSEMELHADO AOS OUTROS COMPONENTES CURRICULARES, ENTRETANTO, A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS RELATIVAS ÀS ATITUDES/COMPORTAMENTOS E AOS SABERES CORPORAIS PARECEM AINDA SE MOSTRAR COMO ALGO DESAFIADOR PARA OS DOCENTES. NA SEARA DESTAS DIFICULDADES, OS PROCESSOS AVALIATIVOS TENDEM A SER PENSADOS APARTADOS DO PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES, DEMARCANDO UMA DEMANDA POR INVESTIGAÇÃO. ASSIM, ESTE ESTUDO BUSCOU INVESTIGAR A AVALIAÇÃO NA EF NAS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO. A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E DO TIPO EXPLORATÓRIA FOI REALIZADA COM 34 ESTUDANTES DE TURMAS DO 9º ANO E DAS 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO LOCALIZADA EM UMA CIDADE DO INTERIOR. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, VIA EMAIL E WHATSAPP, CONTENDO QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS ESTUDANTES RECONHECERAM O VALOR DA AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EF, VENDO-A COMO UMA MANEIRA DE O PROFESSOR IDENTIFICAR SE APRENDERAM OU NÃO, BEM COMO, O QUE FOI APRENDIDO E AS POSSÍVEIS DIFICULDADES NESTE PROCESSO. OS DISCENTES MANIFESTARAM INTERESSE EM PARTICIPAR DAS REFLEXÕES EM TORNO DA AVALIAÇÃO E DA ELABORAÇÃO DOS RECURSOS/INSTRUMENTOS AVALIATIVOS JUNTAMENTE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS DA TURMA, DEFENDENDO QUE TODOS FOSSEM INCLUÍDOS EM UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E QUE A AVALIAÇÃO TIVESSE UM CARÁTER INOVADOR. ELES APONTARAM QUE A AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EF DEVERIA OCORRER TANTO DE FORMA ESCRITA, PRESTIGIANDO OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS SOBRE DETERMINADO ASSUNTO/CONTEÚDO, POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE PROVAS, ATIVIDADES DA APOSTILA, ENTREGA E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS, QUANTO RELACIONADA À OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NAS VIVÊNCIAS, ENVOLVENDO REALIZAÇÃO DE BATE-PAPOS E RODAS DE CONVERSA. COM RELAÇÃO AOS MOMENTOS NOS QUAIS A AVALIAÇÃO DEVERIA SER REALIZADA, OS DISCENTES APONTARAM NO ENCERRAMENTO DE UM ASSUNTO/CONTEÚDO OU NA FINALIZAÇÃO DE UM BIMESTRE LETIVO. PODEMOS DEPREENDER DOS RESULTADOS QUE, NAS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES, A AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EF É PARTE RELEVANTE DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. HOUVE DEMONSTRAÇÃO DE INTERESSE NA PARTICIPAÇÃO TANTO DAS REFLEXÕES QUANTO DA ELABORAÇÃO DOS RECURSOS/INSTRUMENTOS AVALIATIVOS, ASPECTO QUE PODE CONTRIBUIR PARA QUE TAIS AÇÕES GANHEM NOVOS CONTORNOS E ASSUMAM OUTRAS CONFIGURAÇÕES, MOBILIZANDO OS ALUNOS COMO PROTAGONISTAS NESSES PROCESSOS. AINDA ASSIM, OS DADOS REVELARAM A NECESSIDADE DE MAIS ESTUDOS A RESPEITO DA TEMÁTICA NO INTUITO DE SE BUSCAR UMA MELHOR COMPREENSÃO QUE AJUDE A REPENSAR, EFETIVAMENTE, AS FORMAS DE PENSAR E AGIR NESTE CAMPO.

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