O ENSINO DOS ESPORTES TEM SIDO PENSADO COMO UM PROCESSO QUE PODE SE VALER DE JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS (JECS) COM VISTAS A AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS MODALIDADES ESPORTIVAS. ESTES JECS SE BALIZAM PELA SIMPLIFICAÇÃO DE ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A ESTRUTURA E A DINÂMICA DE CADA ESPORTE EM PARTICULAR COMO, POR EXEMPLO, O TAMANHO DO ESPAÇO, NÚMERO DE JOGADORES, DIMINUIÇÃO DAS REGRAS, DENTRE OUTROS. ALÉM DESTA DEMARCAÇÃO, OUTRA POSSIBILIDADE, DEFENDIDA POR NÓS, SE RELACIONA À ADAPTAÇÃO DE JOGOS TRADICIONAIS QUE ESTABELEÇAM APROXIMAÇÃO COM O HANDEBOL. NESTE CASO, TRATA-SE DE, PRIMEIRAMENTE, IDENTIFICAR JOGOS QUE TENHAM ALGUMAS SEMELHANÇAS FUNCIONAIS COM O HANDEBOL E, POSTERIORMENTE, REALIZAR ADAPTAÇÕES PARA QUE O MESMO SE TRANSFORME EM UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA QUE A MODALIDADE JÁ CITADA SEJA ENSINADA. SOB ESTA ORIENTAÇÃO, O PRESENTE ESTUDO BUSCA APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO AO PROCESSO DE ANÁLISE E TRANSFORMAÇÃO DO JOGO PIQUE-BANDEIRA PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM JOGO ESPORTIVO COLETIVO QUE FAVOREÇA A APRENDIZAGEM DO HANDEBOL POR PARTE DOS ALUNOS. OS ENVOLVIDOS NESSA PROPOSTA FORAM SEIS GRADUANDO, DOIS PÓS-GRADUANDOS E A PROFESSORA COORDENADORA DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA , TODOS PERTENCENTES À ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ, INICIALMENTE FORAM DEFINIDOS OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAVAM O HANDEBOL, A SABER: PRÁTICA SOCIOMOTRIZ DE COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO; USO DA BOLA; DINÂMICA DE INVASÃO DO ESPAÇO ADVERSÁRIO; ORGANIZAÇÃO DE ATAQUE E DEFESA; ESPAÇO DELIMITADO EXCLUSIVAMENTE PARA O GOLEIRO. POSTERIORMENTE, FOI REALIZADO UM EXERCÍCIO ANALÍTICO DO JOGO DO PIQUE-BANDEIRA O QUE NOS PERMITIU ENCONTRAR AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS QUE O APROXIMAVAM DO HANDEBOL: PRÁTICA SOCIOMOTRIZ DE COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO; DINÂMICA DE INVASÃO DO ESPAÇO ADVERSÁRIO; ORGANIZAÇÃO DE ATAQUE E DEFESA; ESPAÇO DELIMITADO EXCLUSIVAMENTE PARA A ÁREA DA BANDEIRA. TENDO EM CONTA ESTES ELEMENTOS, A TERCEIRA FASE DESSE PROCESSO FOI A CONSTRUÇÃO DE TRÊS JOGOS QUE APROXIMARAM O PIQUE-BANDEIRA AO JOGO DE HANDEBOL. OS JOGOS QUE EMERGIRAM DESTE PROCESSO FORAM NOMEADOS POR: JOGO DO ARREMESSO DA ESTÁTUA, BOLA DE FOGO E PASSE AO ALVO. COMO CARACTERIZAÇÃO GERAL, TAIS JOGOS EVIDENCIARAM ADAPTAÇÕES QUANTO AO USO DA BOLA; À ORGANIZAÇÃO DO ATAQUE E DEFESA; À INSERÇÃO DE AÇÕES COMO PASSES E ARREMESSOS AOS ALVOS. DEPREENDEMOS DESSA EXPERIÊNCIA, QUE, NÃO SÓ A VIVÊNCIA DESTES JOGOS PODE CONTRIBUIR PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DO HANDEBOL EM SI, MAS TAMBÉM, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, QUE FOI DESDE A ANÁLISE ATÉ A RECONSTRUÇÃO DO JOGO DE PIQUE-BANDEIRA, TEM POTENCIAL PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O ESPORTE.