Tanto nas áreas centrais das cidades quanto nas periferias, um grande número de crianças possui animais de estimação. Por este motivo, conhecer o perfil de crianças e adolescentes acerca do bem estar animal pode ser de grande valia para os educadores e profissionais da área, a fim de que sejam adotadas estratégias para a elaboração de programas educativos de divulgação da guarda responsável e bem estar animal, minimizando o abandono e os maus tratos de cães e gatos. Nesse contexto, estas ações podem ocorrer em instituições de ensino básico, aumentando-se assim as probabilidades de sucesso, uma vez que as atividades podem ser direcionas para determinada faixa etária. Diante do exposto, objetivou-se avaliar o perfil de alunos do ensino fundamental de uma escola municipal presente na comunidade da Vila Florestal em Lagoa Seca/PB. Para tal, foram realizadas entrevistas com 50 alunos do ensino fundamental da escola. Na oportunidade, alunos pertencentes ao terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental, responderam um questionário que continha perguntas principalmente acerca do convívio deles com animais de estimação e interesse no tema bem estar animal. Os alunos entrevistados apresentavam faixa etária entre 8 e 14 anos, sendo que 28% das crianças cursavam o 3º ano, 32% cursavam o 4º ano e 40% cursavam o 5º ano do ensino fundamental. Quando questionados se gostavam de animais, 98% das crianças responderam que sim e 2%, que não. Em relação a qual animal eles mais gostavam, 44% responderam cão; 28%, gato; 22%, pássaro; e 6%, cavalo. As crianças também foram questionadas se seus pais gostavam de animais, 12% das crianças responderam que o pai e a mãe não gostavam, 74% das crianças responderam que o pai e a mãe gostavam, 8% afirmaram que apenas o pai gostava e 6%, que apenas a mãe gostava. Das crianças entrevistadas, 84% possuíam animais em casa e 16% não possuíam animais em casa. Ao serem questionados sobre a ajuda nos cuidados do animal, 90% dos alunos afirmaram que ajudavam e 10%, que não; sendo que 42% dão banho no animal, 18%, passeiam e 38%, alimentam e botam água; e a grande maioria (90%) gosta de ajudar nesses cuidados. Ao serem perguntados se brincavam com seu animal, a maioria (80%) respondeu que sim. Em relação ao conhecimento sobre bem estar animal, 66% das crianças responderam que já ouviram falar e 24%, nunca ouviram falar. Com relação ao local de aquisição desses conhecimentos, das crianças que responderam que sim na pergunta anterior, 34% ouviu falar sobre o assunto em casa através da família, 14% ouviram falar na escola, 10%, na internet, 36%, na televisão e 6%, por outros meios. A maioria dos alunos do ensino fundamental da Vila Florestal em Lagoa Seca/PB tem animais em casa, interagem e ajudam nos cuidados com os mesmos, porém carecem de informações sobre bem estar e cuidado com os animais. De forma geral, o ensino básico não fornece as informações para a melhoria da convivência entre as crianças e seus animais de estimação.