DIFERENTE É SER IGUAL: PROCESSO DE INCLUSÃO DA PESSOA
COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72931 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 305 "inscrito_id" => 294 "titulo" => """ DIFERENTE É SER IGUAL: PROCESSO DE INCLUSÃO DA PESSOA\r\n COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL """ "resumo" => """ UM DOS MAIORES DESAFIOS DA SOCIEDADE NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM SIDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ELA ACABA\r\n ENGLOBANDO NÃO SÓ A PESSOA COM DEFICIÊNCIA, MAS TAMBÉM ENVOLVE FAMILIARES, ESCOLA E A SOCIEDADE EM\r\n GERAL. DENTRO DESSA PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESTACA-SE OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA\r\n INTELECTUAL (DI), SENDO A DI UMA DAS MAIS FREQUENTES, SENDO ATÉ A SER CLASSIFICADA COMO A MAIS GRAVE DE\r\n TODAS, POIS ACABA ACOMETENDO O INDIVÍDUO DIRETAMENTE NO QUE ELE TEM DE MAIS PRECIOSO E ÚNICO, A SUA\r\n INTELIGÊNCIA. DESSA FORMA, O FOCO DESSE ESTUDO É COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO ALUNO COM\r\n DI E ANALISAR QUAIS SÃO OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS ENCONTRADAS PELOS DOCENTES DO ENSINO REGULAR DE\r\n CAMPINA GRANDE/PB EM RELAÇÃO A ESSES CASOS E O PROCESSO DE INCLUSÃO DESSES ALUNOS NO CONTEXTO DE\r\n ENSINO-APRENDIZAGEM NA CLASSE “COMUM”, EM QUE A MAIORIA DOS ALUNOS, NÃO APRESENTA TAIS NECESSIDADES.\r\n PARA OBTENÇÃO DOS DADOS FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA GUIADA, APLICADA AOS DOCENTES QUE JÁ TIVERAM A\r\n EXPERIÊNCIA DE TRABALHAR COM ALUNOS COM DI. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE TRABALHAR COM EDUCAÇÃO\r\n INCLUSIVA VOLTADA PARA A DI NÃO É UMA MISSÃO IMPOSSÍVEL PARA OS DOCENTES, MAS SIM UM DESAFIO, DESAFIO\r\n ESSE QUE PODE SIM SER SUPERADO. O DOCENTE QUE SE DEPARA COM ESSE DESAFIO ACABA POR TRANSFORMAR NÃO\r\n SÓ SEU AMBIENTE DE TRABALHO (SALA DE AULA), MAS TAMBÉM A FAMÍLIA DOS ALUNOS, QUE ACABA SENDO UM GRANDE\r\n SUPORTE NESSE PROCESSO DE INCLUSÃO, REALIZANDO ASSIM TROCAS DE SABERES ENTRE ESCOLA E\r\n FAMÍLIA/COMUNIDADE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, DESAFIOS, ENSINO, INCLUSÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID294_07112020020206.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANNA RAYELLE PEREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOANNA LIMA" "autor_email" => "joannarayelle@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72931 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 305 "inscrito_id" => 294 "titulo" => """ DIFERENTE É SER IGUAL: PROCESSO DE INCLUSÃO DA PESSOA\r\n COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL """ "resumo" => """ UM DOS MAIORES DESAFIOS DA SOCIEDADE NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM SIDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ELA ACABA\r\n ENGLOBANDO NÃO SÓ A PESSOA COM DEFICIÊNCIA, MAS TAMBÉM ENVOLVE FAMILIARES, ESCOLA E A SOCIEDADE EM\r\n GERAL. DENTRO DESSA PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DESTACA-SE OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA\r\n INTELECTUAL (DI), SENDO A DI UMA DAS MAIS FREQUENTES, SENDO ATÉ A SER CLASSIFICADA COMO A MAIS GRAVE DE\r\n TODAS, POIS ACABA ACOMETENDO O INDIVÍDUO DIRETAMENTE NO QUE ELE TEM DE MAIS PRECIOSO E ÚNICO, A SUA\r\n INTELIGÊNCIA. DESSA FORMA, O FOCO DESSE ESTUDO É COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO ALUNO COM\r\n DI E ANALISAR QUAIS SÃO OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS ENCONTRADAS PELOS DOCENTES DO ENSINO REGULAR DE\r\n CAMPINA GRANDE/PB EM RELAÇÃO A ESSES CASOS E O PROCESSO DE INCLUSÃO DESSES ALUNOS NO CONTEXTO DE\r\n ENSINO-APRENDIZAGEM NA CLASSE “COMUM”, EM QUE A MAIORIA DOS ALUNOS, NÃO APRESENTA TAIS NECESSIDADES.\r\n PARA OBTENÇÃO DOS DADOS FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA GUIADA, APLICADA AOS DOCENTES QUE JÁ TIVERAM A\r\n EXPERIÊNCIA DE TRABALHAR COM ALUNOS COM DI. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE TRABALHAR COM EDUCAÇÃO\r\n INCLUSIVA VOLTADA PARA A DI NÃO É UMA MISSÃO IMPOSSÍVEL PARA OS DOCENTES, MAS SIM UM DESAFIO, DESAFIO\r\n ESSE QUE PODE SIM SER SUPERADO. O DOCENTE QUE SE DEPARA COM ESSE DESAFIO ACABA POR TRANSFORMAR NÃO\r\n SÓ SEU AMBIENTE DE TRABALHO (SALA DE AULA), MAS TAMBÉM A FAMÍLIA DOS ALUNOS, QUE ACABA SENDO UM GRANDE\r\n SUPORTE NESSE PROCESSO DE INCLUSÃO, REALIZANDO ASSIM TROCAS DE SABERES ENTRE ESCOLA E\r\n FAMÍLIA/COMUNIDADE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 02: Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, DESAFIOS, ENSINO, INCLUSÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA19_ID294_07112020020206.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANNA RAYELLE PEREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOANNA LIMA" "autor_email" => "joannarayelle@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }