A INSTRUÇÃO POR MODELAGEM TEM O SEU MÉTODO CENTRADO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO VOLTADO PARA O ESTUDANTE E SEUS MODELOS MENTAIS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DE UMA BUSCA BIBLIOGRÁFICA NAS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À INSTRUÇÃO POR MODELAGEM DE ACORDO COM O PENSAMENTO DE DAVID HESTENES, CLASSIFICANDO-OS DE ACORDO COM A FORMA QUE APRESENTAM A ABORDAGEM TEÓRICA, OS QUE TRAZEM PROPOSTAS E UMA APLICAÇÃO DO MODELO EM SALA DE AULA. ESPECIFICAMENTE, A BUSCA SE CONCENTROU EM ARTIGOS PUBLICADOS NACIONALMENTE E INTERNACIONALMENTE. BUSCAMOS TAMBÉM ARTIGOS QUE TRABALHASSEM A INSTRUÇÃO POR MODELAGEM NO ENSINO DE FÍSICA. PARA A PRESENTE ANÁLISE, VERIFICAMOS QUAIS ARTIGOS TEM CARÁTER TEÓRICO, OS QUE TRAZEM PROPOSTAS DE APLICAÇÃO DO MODELO, BEM COMO OS TRABALHOS QUE APRESENTAM APLICAÇÕES DO MESMO EM SALA DE AULA. PODEMOS PERCEBER, DE MODO GERAL, QUE HÁ UM EQUILÍBRIO ENTRE OS ARTIGOS ANALISADOS QUANTO À ABORDAGEM UTILIZADA, OU SEJA, ENCONTRAMOS O MESMO NÚMERO ENTRE A ABORDAGEM TEÓRICA E AOS ESTUDOS QUE TRAZEM PROPOSTAS, DURANTE A ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS, NÃO FORAM ENCONTRADOS ESTUDOS CONTENDO APLICAÇÕES DO MODELO. DESTA FORMA PODEMOS PERCEBER QUE MUITAS VEZES AS PROPOSTAS FICAM APENAS NO PAPEL E NÃO PASSAM A SEREM PRÁTICAS CONCRETAS.