A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES CONSTITUEM-SE COMO UMA ALTERNATIVA PARA AUXILIAR O ALUNO
FORA DA ROTINA ESCOLAR TRADICIONAL, COM O INTUITO DE AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS DE FORMA DESCONTRAÍDA,
ADQUIRIR COMPETÊNCIAS, E AFASTÁ-LOS DO ÓCIO. DENTRO DO CONTEXTO, AS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS SÃO UMA
ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE APRENDIZADO E INCLUSÃO SOCIAL, QUE PODEM SER UTILIZADA EM DIFERENTES ÁREAS
DO CONHECIMENTO. COM ISSO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU DESCREVER AS ATIVIDADES REALIZADAS NO ANO DE
2019 DO PROJETO “OLIMPÍADA PARAIBANA DE INFORMÁTICA – SEDE AREIA” EXECUTADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ABEL BARBOSA NA ZONA RURAL DE AREIA-PB, QUE INSTIGOU NOS ALUNOS O
INTERESSE POR JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO E COMPUTAÇÃO, BUSCANDO ENTRE OS PARTICIPANTES O ESPÍRITO DE
COMPETIÇÃO SAUDÁVEL E INCLUSÃO SOCIAL. AO DECORRER DOS ANOS DE PARTICIPAÇÃO NO PROJETO, A ESCOLA ABEL
BARBOSA VEM SUPERANDO SEU PRÓPRIO NÚMERO DE MEDALHAS CONQUISTADAS, ALÉM DE PROVOCAR UMA
DIMINUIÇÃO NA EVASÃO ESCOLAR E MELHORIA NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS, TAL ACONTECIMENTO É
GRANDIOSO E LISONJEIA O TRABALHO DE TREINAMENTO QUE É REALIZADO NA COMUNIDADE RURAL. OS OBJETIVOS DO
PROJETO FORAM ATINGIDOS, VISTO QUE ESTE COLABOROU PARA O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS, ALÉM DE MOTIVÁLOS PARA FUTURAS COMPETIÇÕES, CONSTITUINDO-SE ASSIM COMO UMA ALTERNATIVA EXTRACURRICULAR EFICIENTE NO
APRENDIZADO E INCLUSÃO SOCIAL DA ESCOLA RURAL PARTICIPANTE.