Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PROJETO PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BARREIRA – AREIA-PB

Palavra-chaves: ESCOLA., PROJETO., GRÊMIO ESTUDANTIL., EXPERIÊNCIA., Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 03: Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72817
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => "PROJETO PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BARREIRA – AREIA-PB"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM TRABALHO DESENVOLVIDO MAIS, ESPECIFICAMENTE, UM PROJETO PEDAGÓGICO DE INTERVENÇÃO, CRIADO PELA PROFESSORA/PRECEPTORA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-CAPES-UEPB, SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA JUSSARA BÉLENS E REALIZADO COM A PARTICIPAÇÃO DAS/OS RESIDENTES DE SOCIOLOGIA, INTITULADO “FORMAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL” DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BARREIRA EM AREIA-PB. O OBJETIVO DO PROJETO CITADO ERA ORGANIZAR O GRÊMIO ESTUDANTIL DA UNIDADE ESCOLAR, TENDO EM VISTA QUE, ATUALMENTE, A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, ENQUANTO, INSTITUIÇÃO DE ENSINO QUE PRIMA PELA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ, ALMEJA ESTIMULAR O PROTAGONISMO JUVENIL ENTRE AS/OS ESTUDANTES, MEDIANTE ATIVIDADES E AÇÕES EM QUE AS/OS ALUNAS/OS POSSAM DESENVOLVER SUA CRIATIVIDADE E CRITICIDADE, DESCOBRIR SUAS APTIDÕES E AGIREM COMO PROTAGONISTAS NA ESCOLA E, POSTERIORMENTE, NA VIDA. A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), JÁ EXPRESSA ISSO EM SEU TEXTO. NA SOCIOLOGIA, ESSE TRABALHO SE MOSTRA COMO UMA OPORTUNIDADE DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE UM ALUNO CIDADÃO, ATIVO, CONSCIENTE E SABEDOR DO SEU PAPEL SOCIAL. TEORICAMENTE, NOS FUNDAMENTAMOS, PRINCIPALMENTE, EM FREIRE (1996) E BOURDIEU (2013). NA METODOLOGIA, RECORREMOS A OBSERVAÇÃO DIRETA CONFORME LAKATOS E MARCONI (1992) E A UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA SEGUNDO ROCHA (2008). AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DA IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO FORMA DE COMPARTILHAR COM A SOCIEDADE UMA EXPERIÊNCIA MUITO PROVEITOSA DO PONTO DE VISTA PEDAGÓGICO E DO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES QUE ESTIVERAM ENGAJADOS E ATIVOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 03: Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais"
    "palavra_chave" => "ESCOLA., PROJETO., GRÊMIO ESTUDANTIL., EXPERIÊNCIA., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA20_ID575_07082020180300.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIENE ALMEIDA VIRGINIO"
    "autor_nome_curto" => "JOSIENE"
    "autor_email" => "josiene.virginio@bol.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72817
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => "PROJETO PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BARREIRA – AREIA-PB"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM TRABALHO DESENVOLVIDO MAIS, ESPECIFICAMENTE, UM PROJETO PEDAGÓGICO DE INTERVENÇÃO, CRIADO PELA PROFESSORA/PRECEPTORA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-CAPES-UEPB, SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA JUSSARA BÉLENS E REALIZADO COM A PARTICIPAÇÃO DAS/OS RESIDENTES DE SOCIOLOGIA, INTITULADO “FORMAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL” DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BARREIRA EM AREIA-PB. O OBJETIVO DO PROJETO CITADO ERA ORGANIZAR O GRÊMIO ESTUDANTIL DA UNIDADE ESCOLAR, TENDO EM VISTA QUE, ATUALMENTE, A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, ENQUANTO, INSTITUIÇÃO DE ENSINO QUE PRIMA PELA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ, ALMEJA ESTIMULAR O PROTAGONISMO JUVENIL ENTRE AS/OS ESTUDANTES, MEDIANTE ATIVIDADES E AÇÕES EM QUE AS/OS ALUNAS/OS POSSAM DESENVOLVER SUA CRIATIVIDADE E CRITICIDADE, DESCOBRIR SUAS APTIDÕES E AGIREM COMO PROTAGONISTAS NA ESCOLA E, POSTERIORMENTE, NA VIDA. A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), JÁ EXPRESSA ISSO EM SEU TEXTO. NA SOCIOLOGIA, ESSE TRABALHO SE MOSTRA COMO UMA OPORTUNIDADE DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE UM ALUNO CIDADÃO, ATIVO, CONSCIENTE E SABEDOR DO SEU PAPEL SOCIAL. TEORICAMENTE, NOS FUNDAMENTAMOS, PRINCIPALMENTE, EM FREIRE (1996) E BOURDIEU (2013). NA METODOLOGIA, RECORREMOS A OBSERVAÇÃO DIRETA CONFORME LAKATOS E MARCONI (1992) E A UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA SEGUNDO ROCHA (2008). AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DA IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO FORMA DE COMPARTILHAR COM A SOCIEDADE UMA EXPERIÊNCIA MUITO PROVEITOSA DO PONTO DE VISTA PEDAGÓGICO E DO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES QUE ESTIVERAM ENGAJADOS E ATIVOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 03: Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais"
    "palavra_chave" => "ESCOLA., PROJETO., GRÊMIO ESTUDANTIL., EXPERIÊNCIA., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA20_ID575_07082020180300.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIENE ALMEIDA VIRGINIO"
    "autor_nome_curto" => "JOSIENE"
    "autor_email" => "josiene.virginio@bol.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM TRABALHO DESENVOLVIDO MAIS, ESPECIFICAMENTE, UM PROJETO PEDAGÓGICO DE INTERVENÇÃO, CRIADO PELA PROFESSORA/PRECEPTORA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-CAPES-UEPB, SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA JUSSARA BÉLENS E REALIZADO COM A PARTICIPAÇÃO DAS/OS RESIDENTES DE SOCIOLOGIA, INTITULADO “FORMAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL” DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BARREIRA EM AREIA-PB. O OBJETIVO DO PROJETO CITADO ERA ORGANIZAR O GRÊMIO ESTUDANTIL DA UNIDADE ESCOLAR, TENDO EM VISTA QUE, ATUALMENTE, A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, ENQUANTO, INSTITUIÇÃO DE ENSINO QUE PRIMA PELA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ, ALMEJA ESTIMULAR O PROTAGONISMO JUVENIL ENTRE AS/OS ESTUDANTES, MEDIANTE ATIVIDADES E AÇÕES EM QUE AS/OS ALUNAS/OS POSSAM DESENVOLVER SUA CRIATIVIDADE E CRITICIDADE, DESCOBRIR SUAS APTIDÕES E AGIREM COMO PROTAGONISTAS NA ESCOLA E, POSTERIORMENTE, NA VIDA. A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), JÁ EXPRESSA ISSO EM SEU TEXTO. NA SOCIOLOGIA, ESSE TRABALHO SE MOSTRA COMO UMA OPORTUNIDADE DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE UM ALUNO CIDADÃO, ATIVO, CONSCIENTE E SABEDOR DO SEU PAPEL SOCIAL. TEORICAMENTE, NOS FUNDAMENTAMOS, PRINCIPALMENTE, EM FREIRE (1996) E BOURDIEU (2013). NA METODOLOGIA, RECORREMOS A OBSERVAÇÃO DIRETA CONFORME LAKATOS E MARCONI (1992) E A UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA SEGUNDO ROCHA (2008). AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DA IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO FORMA DE COMPARTILHAR COM A SOCIEDADE UMA EXPERIÊNCIA MUITO PROVEITOSA DO PONTO DE VISTA PEDAGÓGICO E DO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES QUE ESTIVERAM ENGAJADOS E ATIVOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.