PROJETO PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BARREIRA – AREIA-PB
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72817 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 575 "titulo" => "PROJETO PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BARREIRA – AREIA-PB" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM TRABALHO DESENVOLVIDO MAIS, ESPECIFICAMENTE, UM PROJETO PEDAGÓGICO DE INTERVENÇÃO, CRIADO PELA PROFESSORA/PRECEPTORA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-CAPES-UEPB, SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA JUSSARA BÉLENS E REALIZADO COM A PARTICIPAÇÃO DAS/OS RESIDENTES DE SOCIOLOGIA, INTITULADO “FORMAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL” DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BARREIRA EM AREIA-PB. O OBJETIVO DO PROJETO CITADO ERA ORGANIZAR O GRÊMIO ESTUDANTIL DA UNIDADE ESCOLAR, TENDO EM VISTA QUE, ATUALMENTE, A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, ENQUANTO, INSTITUIÇÃO DE ENSINO QUE PRIMA PELA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ, ALMEJA ESTIMULAR O PROTAGONISMO JUVENIL ENTRE AS/OS ESTUDANTES, MEDIANTE ATIVIDADES E AÇÕES EM QUE AS/OS ALUNAS/OS POSSAM DESENVOLVER SUA CRIATIVIDADE E CRITICIDADE, DESCOBRIR SUAS APTIDÕES E AGIREM COMO PROTAGONISTAS NA ESCOLA E, POSTERIORMENTE, NA VIDA. A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), JÁ EXPRESSA ISSO EM SEU TEXTO. NA SOCIOLOGIA, ESSE TRABALHO SE MOSTRA COMO UMA OPORTUNIDADE DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE UM ALUNO CIDADÃO, ATIVO, CONSCIENTE E SABEDOR DO SEU PAPEL SOCIAL. TEORICAMENTE, NOS FUNDAMENTAMOS, PRINCIPALMENTE, EM FREIRE (1996) E BOURDIEU (2013). NA METODOLOGIA, RECORREMOS A OBSERVAÇÃO DIRETA CONFORME LAKATOS E MARCONI (1992) E A UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA SEGUNDO ROCHA (2008). AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DA IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO FORMA DE COMPARTILHAR COM A SOCIEDADE UMA EXPERIÊNCIA MUITO PROVEITOSA DO PONTO DE VISTA PEDAGÓGICO E DO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES QUE ESTIVERAM ENGAJADOS E ATIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 03: Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais" "palavra_chave" => "ESCOLA., PROJETO., GRÊMIO ESTUDANTIL., EXPERIÊNCIA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA20_ID575_07082020180300.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIENE ALMEIDA VIRGINIO" "autor_nome_curto" => "JOSIENE" "autor_email" => "josiene.virginio@bol.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72817 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 575 "titulo" => "PROJETO PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BARREIRA – AREIA-PB" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM TRABALHO DESENVOLVIDO MAIS, ESPECIFICAMENTE, UM PROJETO PEDAGÓGICO DE INTERVENÇÃO, CRIADO PELA PROFESSORA/PRECEPTORA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-CAPES-UEPB, SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA JUSSARA BÉLENS E REALIZADO COM A PARTICIPAÇÃO DAS/OS RESIDENTES DE SOCIOLOGIA, INTITULADO “FORMAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL” DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BARREIRA EM AREIA-PB. O OBJETIVO DO PROJETO CITADO ERA ORGANIZAR O GRÊMIO ESTUDANTIL DA UNIDADE ESCOLAR, TENDO EM VISTA QUE, ATUALMENTE, A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, ENQUANTO, INSTITUIÇÃO DE ENSINO QUE PRIMA PELA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ, ALMEJA ESTIMULAR O PROTAGONISMO JUVENIL ENTRE AS/OS ESTUDANTES, MEDIANTE ATIVIDADES E AÇÕES EM QUE AS/OS ALUNAS/OS POSSAM DESENVOLVER SUA CRIATIVIDADE E CRITICIDADE, DESCOBRIR SUAS APTIDÕES E AGIREM COMO PROTAGONISTAS NA ESCOLA E, POSTERIORMENTE, NA VIDA. A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), JÁ EXPRESSA ISSO EM SEU TEXTO. NA SOCIOLOGIA, ESSE TRABALHO SE MOSTRA COMO UMA OPORTUNIDADE DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE UM ALUNO CIDADÃO, ATIVO, CONSCIENTE E SABEDOR DO SEU PAPEL SOCIAL. TEORICAMENTE, NOS FUNDAMENTAMOS, PRINCIPALMENTE, EM FREIRE (1996) E BOURDIEU (2013). NA METODOLOGIA, RECORREMOS A OBSERVAÇÃO DIRETA CONFORME LAKATOS E MARCONI (1992) E A UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA SEGUNDO ROCHA (2008). AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DA IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO FORMA DE COMPARTILHAR COM A SOCIEDADE UMA EXPERIÊNCIA MUITO PROVEITOSA DO PONTO DE VISTA PEDAGÓGICO E DO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES QUE ESTIVERAM ENGAJADOS E ATIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 03: Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais" "palavra_chave" => "ESCOLA., PROJETO., GRÊMIO ESTUDANTIL., EXPERIÊNCIA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA20_ID575_07082020180300.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIENE ALMEIDA VIRGINIO" "autor_nome_curto" => "JOSIENE" "autor_email" => "josiene.virginio@bol.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }