ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM TRABALHO DESENVOLVIDO MAIS, ESPECIFICAMENTE, UM PROJETO PEDAGÓGICO DE INTERVENÇÃO, CRIADO PELA PROFESSORA/PRECEPTORA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA-CAPES-UEPB, SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA JUSSARA BÉLENS E REALIZADO COM A PARTICIPAÇÃO DAS/OS RESIDENTES DE SOCIOLOGIA, INTITULADO “FORMAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL” DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BARREIRA EM AREIA-PB. O OBJETIVO DO PROJETO CITADO ERA ORGANIZAR O GRÊMIO ESTUDANTIL DA UNIDADE ESCOLAR, TENDO EM VISTA QUE, ATUALMENTE, A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, ENQUANTO, INSTITUIÇÃO DE ENSINO QUE PRIMA PELA EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ, ALMEJA ESTIMULAR O PROTAGONISMO JUVENIL ENTRE AS/OS ESTUDANTES, MEDIANTE ATIVIDADES E AÇÕES EM QUE AS/OS ALUNAS/OS POSSAM DESENVOLVER SUA CRIATIVIDADE E CRITICIDADE, DESCOBRIR SUAS APTIDÕES E AGIREM COMO PROTAGONISTAS NA ESCOLA E, POSTERIORMENTE, NA VIDA. A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), JÁ EXPRESSA ISSO EM SEU TEXTO. NA SOCIOLOGIA, ESSE TRABALHO SE MOSTRA COMO UMA OPORTUNIDADE DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE UM ALUNO CIDADÃO, ATIVO, CONSCIENTE E SABEDOR DO SEU PAPEL SOCIAL. TEORICAMENTE, NOS FUNDAMENTAMOS, PRINCIPALMENTE, EM FREIRE (1996) E BOURDIEU (2013). NA METODOLOGIA, RECORREMOS A OBSERVAÇÃO DIRETA CONFORME LAKATOS E MARCONI (1992) E A UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA SEGUNDO ROCHA (2008). AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DA IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO FORMA DE COMPARTILHAR COM A SOCIEDADE UMA EXPERIÊNCIA MUITO PROVEITOSA DO PONTO DE VISTA PEDAGÓGICO E DO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES QUE ESTIVERAM ENGAJADOS E ATIVOS.