EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72893 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 602 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "NO ENSINO DE QU?MICA A UTILIZA??O DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANT?SSIMO NA EFETIVA??O DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, E A CADA DIA VEM SE DESTACANDO COMO UMA FERRAMENTA VALIOSA NO PROCESSO DE EDIFICA??O DO SABER. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA OBJETIVOU-SE NA DISCUSS?O SOBRE A UTILIZA??O DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS PARA ENSINAR QU?MICA A ALUNOS DA EDUCA??O B?SICA, PERTENCENTES A UMA ESCOLA ESTADUAL, E DIANTE DISSO, PARTILHAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO COM A COMUNIDADE. ESSA PESQUISA CARACTERIZOU-SE COMO QUALITATIVA. A MESMA FOI REALIZADA NO M?S DE SETEMBRO DE 2019. O P?BLICO ALVO FORAM 63 ESTUDANTES INSERIDOS NA 1?, 2? E 3? S?RIE DO ENSINO M?DIO PERTENCENTES A UMA ESCOLA ESTADUAL SITUADA NO MUNIC?PIO DE SOLEDADE- PB, ONDE TAMB?M A PR?PRIA COMUNIDADE PARTICIPOU E SOMOU CONHECIMENTOS A SUAS PR?TICAS COTIDIANAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE SIGNIFICATIVOS, VISTO QUE, OBSERVAMOS O QUANTO A UTILIZA??O DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO, ESTIMULARAM O INTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA DE QU?MICA. A COMUNIDADE DEMONSTROU-SE SURPRESA COM A APRESENTA??O DOS ESTUDANTES E O QUANTO OS CONHECIMENTOS ENSINADOS POR ELES PUDERAM SOMAR A SUAS VIV?NCIAS. ATRAV?S DA EXPERIMENTA??O ALTERNATIVA O ENSINO DE QU?MICA PASSOU A FAZER MAIS SENTIDO NA VIDA DESSES ESTUDANTES, COMO TAMB?M, PASSOU A SER UM RECURSO IMPORTANTE PARA SUPRIR AS NECESSIDADES ADVINDAS DAS AUS?NCIAS DE LABORAT?RIOS NAS ESCOLAS P?BLICAS DE EDUCA??O B?SICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA, ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID602_25102020102820.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE PEREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "JACQUE" "autor_email" => "jacquelinesolnet@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72893 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 602 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "NO ENSINO DE QU?MICA A UTILIZA??O DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANT?SSIMO NA EFETIVA??O DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, E A CADA DIA VEM SE DESTACANDO COMO UMA FERRAMENTA VALIOSA NO PROCESSO DE EDIFICA??O DO SABER. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA OBJETIVOU-SE NA DISCUSS?O SOBRE A UTILIZA??O DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS PARA ENSINAR QU?MICA A ALUNOS DA EDUCA??O B?SICA, PERTENCENTES A UMA ESCOLA ESTADUAL, E DIANTE DISSO, PARTILHAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO COM A COMUNIDADE. ESSA PESQUISA CARACTERIZOU-SE COMO QUALITATIVA. A MESMA FOI REALIZADA NO M?S DE SETEMBRO DE 2019. O P?BLICO ALVO FORAM 63 ESTUDANTES INSERIDOS NA 1?, 2? E 3? S?RIE DO ENSINO M?DIO PERTENCENTES A UMA ESCOLA ESTADUAL SITUADA NO MUNIC?PIO DE SOLEDADE- PB, ONDE TAMB?M A PR?PRIA COMUNIDADE PARTICIPOU E SOMOU CONHECIMENTOS A SUAS PR?TICAS COTIDIANAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE SIGNIFICATIVOS, VISTO QUE, OBSERVAMOS O QUANTO A UTILIZA??O DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO, ESTIMULARAM O INTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA DE QU?MICA. A COMUNIDADE DEMONSTROU-SE SURPRESA COM A APRESENTA??O DOS ESTUDANTES E O QUANTO OS CONHECIMENTOS ENSINADOS POR ELES PUDERAM SOMAR A SUAS VIV?NCIAS. ATRAV?S DA EXPERIMENTA??O ALTERNATIVA O ENSINO DE QU?MICA PASSOU A FAZER MAIS SENTIDO NA VIDA DESSES ESTUDANTES, COMO TAMB?M, PASSOU A SER UM RECURSO IMPORTANTE PARA SUPRIR AS NECESSIDADES ADVINDAS DAS AUS?NCIAS DE LABORAT?RIOS NAS ESCOLAS P?BLICAS DE EDUCA??O B?SICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA, ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID602_25102020102820.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE PEREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "JACQUE" "autor_email" => "jacquelinesolnet@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }