Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA, ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72893
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 602
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "NO ENSINO DE QU?MICA A UTILIZA??O DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANT?SSIMO NA EFETIVA??O DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, E A CADA DIA VEM SE DESTACANDO COMO UMA FERRAMENTA VALIOSA NO PROCESSO DE EDIFICA??O DO SABER. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA OBJETIVOU-SE NA DISCUSS?O SOBRE A UTILIZA??O DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS PARA ENSINAR QU?MICA A ALUNOS DA EDUCA??O B?SICA, PERTENCENTES A UMA ESCOLA ESTADUAL, E DIANTE DISSO, PARTILHAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO COM A COMUNIDADE. ESSA PESQUISA CARACTERIZOU-SE COMO QUALITATIVA. A MESMA FOI REALIZADA NO M?S DE SETEMBRO DE 2019. O P?BLICO ALVO FORAM 63 ESTUDANTES INSERIDOS NA 1?, 2? E 3? S?RIE DO ENSINO M?DIO PERTENCENTES A UMA ESCOLA ESTADUAL SITUADA NO MUNIC?PIO DE SOLEDADE- PB, ONDE TAMB?M A PR?PRIA COMUNIDADE PARTICIPOU E SOMOU CONHECIMENTOS A SUAS PR?TICAS COTIDIANAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE SIGNIFICATIVOS, VISTO QUE, OBSERVAMOS O QUANTO A UTILIZA??O DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO, ESTIMULARAM O INTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA DE QU?MICA. A COMUNIDADE DEMONSTROU-SE SURPRESA COM A APRESENTA??O DOS ESTUDANTES E O QUANTO OS CONHECIMENTOS ENSINADOS POR ELES PUDERAM SOMAR A SUAS VIV?NCIAS. ATRAV?S DA EXPERIMENTA??O ALTERNATIVA O ENSINO DE QU?MICA PASSOU A FAZER MAIS SENTIDO NA VIDA DESSES ESTUDANTES, COMO TAMB?M, PASSOU A SER UM RECURSO IMPORTANTE PARA SUPRIR AS NECESSIDADES ADVINDAS DAS AUS?NCIAS DE LABORAT?RIOS NAS ESCOLAS P?BLICAS DE EDUCA??O B?SICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA, ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID602_25102020102820.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE PEREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JACQUE"
    "autor_email" => "jacquelinesolnet@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72893
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 602
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "NO ENSINO DE QU?MICA A UTILIZA??O DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANT?SSIMO NA EFETIVA??O DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, E A CADA DIA VEM SE DESTACANDO COMO UMA FERRAMENTA VALIOSA NO PROCESSO DE EDIFICA??O DO SABER. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA OBJETIVOU-SE NA DISCUSS?O SOBRE A UTILIZA??O DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS PARA ENSINAR QU?MICA A ALUNOS DA EDUCA??O B?SICA, PERTENCENTES A UMA ESCOLA ESTADUAL, E DIANTE DISSO, PARTILHAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO COM A COMUNIDADE. ESSA PESQUISA CARACTERIZOU-SE COMO QUALITATIVA. A MESMA FOI REALIZADA NO M?S DE SETEMBRO DE 2019. O P?BLICO ALVO FORAM 63 ESTUDANTES INSERIDOS NA 1?, 2? E 3? S?RIE DO ENSINO M?DIO PERTENCENTES A UMA ESCOLA ESTADUAL SITUADA NO MUNIC?PIO DE SOLEDADE- PB, ONDE TAMB?M A PR?PRIA COMUNIDADE PARTICIPOU E SOMOU CONHECIMENTOS A SUAS PR?TICAS COTIDIANAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE SIGNIFICATIVOS, VISTO QUE, OBSERVAMOS O QUANTO A UTILIZA??O DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO, ESTIMULARAM O INTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA DE QU?MICA. A COMUNIDADE DEMONSTROU-SE SURPRESA COM A APRESENTA??O DOS ESTUDANTES E O QUANTO OS CONHECIMENTOS ENSINADOS POR ELES PUDERAM SOMAR A SUAS VIV?NCIAS. ATRAV?S DA EXPERIMENTA??O ALTERNATIVA O ENSINO DE QU?MICA PASSOU A FAZER MAIS SENTIDO NA VIDA DESSES ESTUDANTES, COMO TAMB?M, PASSOU A SER UM RECURSO IMPORTANTE PARA SUPRIR AS NECESSIDADES ADVINDAS DAS AUS?NCIAS DE LABORAT?RIOS NAS ESCOLAS P?BLICAS DE EDUCA??O B?SICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA, ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID602_25102020102820.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE PEREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JACQUE"
    "autor_email" => "jacquelinesolnet@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

NO ENSINO DE QU?MICA A UTILIZA??O DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANT?SSIMO NA EFETIVA??O DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, E A CADA DIA VEM SE DESTACANDO COMO UMA FERRAMENTA VALIOSA NO PROCESSO DE EDIFICA??O DO SABER. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA OBJETIVOU-SE NA DISCUSS?O SOBRE A UTILIZA??O DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS PARA ENSINAR QU?MICA A ALUNOS DA EDUCA??O B?SICA, PERTENCENTES A UMA ESCOLA ESTADUAL, E DIANTE DISSO, PARTILHAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO COM A COMUNIDADE. ESSA PESQUISA CARACTERIZOU-SE COMO QUALITATIVA. A MESMA FOI REALIZADA NO M?S DE SETEMBRO DE 2019. O P?BLICO ALVO FORAM 63 ESTUDANTES INSERIDOS NA 1?, 2? E 3? S?RIE DO ENSINO M?DIO PERTENCENTES A UMA ESCOLA ESTADUAL SITUADA NO MUNIC?PIO DE SOLEDADE- PB, ONDE TAMB?M A PR?PRIA COMUNIDADE PARTICIPOU E SOMOU CONHECIMENTOS A SUAS PR?TICAS COTIDIANAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE SIGNIFICATIVOS, VISTO QUE, OBSERVAMOS O QUANTO A UTILIZA??O DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO, ESTIMULARAM O INTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA DE QU?MICA. A COMUNIDADE DEMONSTROU-SE SURPRESA COM A APRESENTA??O DOS ESTUDANTES E O QUANTO OS CONHECIMENTOS ENSINADOS POR ELES PUDERAM SOMAR A SUAS VIV?NCIAS. ATRAV?S DA EXPERIMENTA??O ALTERNATIVA O ENSINO DE QU?MICA PASSOU A FAZER MAIS SENTIDO NA VIDA DESSES ESTUDANTES, COMO TAMB?M, PASSOU A SER UM RECURSO IMPORTANTE PARA SUPRIR AS NECESSIDADES ADVINDAS DAS AUS?NCIAS DE LABORAT?RIOS NAS ESCOLAS P?BLICAS DE EDUCA??O B?SICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.