NO ENSINO DE QU?MICA A UTILIZA??O DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANT?SSIMO NA EFETIVA??O DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, E A CADA DIA VEM SE DESTACANDO COMO UMA FERRAMENTA VALIOSA NO PROCESSO DE EDIFICA??O DO SABER. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA OBJETIVOU-SE NA DISCUSS?O SOBRE A UTILIZA??O DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS PARA ENSINAR QU?MICA A ALUNOS DA EDUCA??O B?SICA, PERTENCENTES A UMA ESCOLA ESTADUAL, E DIANTE DISSO, PARTILHAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO COM A COMUNIDADE. ESSA PESQUISA CARACTERIZOU-SE COMO QUALITATIVA. A MESMA FOI REALIZADA NO M?S DE SETEMBRO DE 2019. O P?BLICO ALVO FORAM 63 ESTUDANTES INSERIDOS NA 1?, 2? E 3? S?RIE DO ENSINO M?DIO PERTENCENTES A UMA ESCOLA ESTADUAL SITUADA NO MUNIC?PIO DE SOLEDADE- PB, ONDE TAMB?M A PR?PRIA COMUNIDADE PARTICIPOU E SOMOU CONHECIMENTOS A SUAS PR?TICAS COTIDIANAS. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM BASTANTE SIGNIFICATIVOS, VISTO QUE, OBSERVAMOS O QUANTO A UTILIZA??O DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO, ESTIMULARAM O INTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA DE QU?MICA. A COMUNIDADE DEMONSTROU-SE SURPRESA COM A APRESENTA??O DOS ESTUDANTES E O QUANTO OS CONHECIMENTOS ENSINADOS POR ELES PUDERAM SOMAR A SUAS VIV?NCIAS. ATRAV?S DA EXPERIMENTA??O ALTERNATIVA O ENSINO DE QU?MICA PASSOU A FAZER MAIS SENTIDO NA VIDA DESSES ESTUDANTES, COMO TAMB?M, PASSOU A SER UM RECURSO IMPORTANTE PARA SUPRIR AS NECESSIDADES ADVINDAS DAS AUS?NCIAS DE LABORAT?RIOS NAS ESCOLAS P?BLICAS DE EDUCA??O B?SICA.