AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA LEITURA GEOGRÁFICA
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73168 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 601 "inscrito_id" => 1499 "titulo" => "AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA LEITURA GEOGRÁFICA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO SEXUAL COMPREENDE A AUTONOMIA DOS SUJEITOS QUANTO AO SEU DIREITO SEXUAL DE MODO QUE POSSAM TER ENTENDIMENTO DO SEU PROCESSO DE MATURAÇÃO BIOLÓGICA, DAS IMPLICAÇÕES QUANTO À SAÚDE DO CORPO, DA SUBJETIVIDADE DA IDENTIDADE SEXUAL E OS ENCADEAMENTOS SOCIAIS DE GÊNERO. A GEOGRAFIA, NESSE SENTIDO AO PROCURAR EM SEU OBJETO DE ESTUDO, O ESPAÇO, LER O MUNDO A PARTIR DA SUA TOTALIDADE, DEVE CONTEMPLAR E COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA PLURALIDADE SEXUAL NA DINÂMICA SOCIOESPACIAL. DESSE MODO, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA SOBRE A GEOGRAFIA DE GÊNERO E FEMINISTA, OBJETIVAMOS COM ESTE TRABALHO APONTAR COMO A GEOGRAFIA PODE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES SOCIOESPACIAIS A FIM DE PROMOVER A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS AUTÔNOMOS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM O SEU CORPO E ESPAÇO E DE UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA E CONSCIENTE DO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO SEXUAL DOS INDIVÍDUOS, EM ESPECIAL DAS MULHERES E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A SUA AUTONOMIA. PARA CONTRIBUIÇÃO DA NOSSA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZAMOS AS REFLEXÕES DE SILVA, CAVALCANTI E RIBEIRO. DESSA FORMA, COMPREENDEMOS QUE A GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO SEXUAL SÃO ÁREAS QUE DEVEM CAMINHAR JUNTAS NO SENTIDO DE PROPICIAR UM ESPAÇO PARA DISCUTIR AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ESCALAS SOCIAIS, CULTURAIS, HISTÓRICAS, ESPACIAIS E PESSOAIS, PASSANDO A PENSAR OS CONCEITOS SEUS CONCEITOS COMO TERRITÓRIO, ESCALA, ESPAÇO, LUGAR E PAISAGEM DESDE A PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE COMO UM TODO ATÉ O CORPO DO SUJEITO E AS SUAS IMPLICAÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO SEXUAL, GÊNERO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA26_ID1499_23112020223143.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENI SANTOS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JOSENI SANTOS" "autor_email" => "josys0930@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 73168 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 601 "inscrito_id" => 1499 "titulo" => "AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA LEITURA GEOGRÁFICA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO SEXUAL COMPREENDE A AUTONOMIA DOS SUJEITOS QUANTO AO SEU DIREITO SEXUAL DE MODO QUE POSSAM TER ENTENDIMENTO DO SEU PROCESSO DE MATURAÇÃO BIOLÓGICA, DAS IMPLICAÇÕES QUANTO À SAÚDE DO CORPO, DA SUBJETIVIDADE DA IDENTIDADE SEXUAL E OS ENCADEAMENTOS SOCIAIS DE GÊNERO. A GEOGRAFIA, NESSE SENTIDO AO PROCURAR EM SEU OBJETO DE ESTUDO, O ESPAÇO, LER O MUNDO A PARTIR DA SUA TOTALIDADE, DEVE CONTEMPLAR E COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA PLURALIDADE SEXUAL NA DINÂMICA SOCIOESPACIAL. DESSE MODO, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA SOBRE A GEOGRAFIA DE GÊNERO E FEMINISTA, OBJETIVAMOS COM ESTE TRABALHO APONTAR COMO A GEOGRAFIA PODE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DA DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES SOCIOESPACIAIS A FIM DE PROMOVER A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS AUTÔNOMOS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM O SEU CORPO E ESPAÇO E DE UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA E CONSCIENTE DO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO SEXUAL DOS INDIVÍDUOS, EM ESPECIAL DAS MULHERES E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A SUA AUTONOMIA. PARA CONTRIBUIÇÃO DA NOSSA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZAMOS AS REFLEXÕES DE SILVA, CAVALCANTI E RIBEIRO. DESSA FORMA, COMPREENDEMOS QUE A GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO SEXUAL SÃO ÁREAS QUE DEVEM CAMINHAR JUNTAS NO SENTIDO DE PROPICIAR UM ESPAÇO PARA DISCUTIR AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ESCALAS SOCIAIS, CULTURAIS, HISTÓRICAS, ESPACIAIS E PESSOAIS, PASSANDO A PENSAR OS CONCEITOS SEUS CONCEITOS COMO TERRITÓRIO, ESCALA, ESPAÇO, LUGAR E PAISAGEM DESDE A PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE COMO UM TODO ATÉ O CORPO DO SUJEITO E AS SUAS IMPLICAÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO SEXUAL, GÊNERO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA26_ID1499_23112020223143.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENI SANTOS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JOSENI SANTOS" "autor_email" => "josys0930@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }