A CAATINGA É O ÚNICO BIOMA TOTALMENTE BRASILEIRO, SENDO LOCALIZADO NA REGIÃO NORDESTE, SUA ÁREA TOTAL COMPREENDE OS ESTADOS DA PARAÍBA, PERNAMBUCO, CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE, SERGIPE, BAHIA, PIAUÍ, MARANHÃO, ALAGOAS E O NORTE DE MINAS GERAIS. APRESENTA UMA RICA BIODIVERSIDADE E ALTO GRAU DE ENDEMISMO, PORÉM, ESSA BIODIVERSIDADE, AINDA, É POUCO CONHECIDA E ESTUDADA. NESSE SENTIDO SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1998) A ESCOLA TEM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NO QUE SE REFERE AO CONHECIMENTO DESSE BIOMA. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR SE A TEMÁTICA DA CAATINGA ESTÁ SENDO ABORDADA NA SALA DE AULA, BEM COMO, AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS, LOCALIZADA NA CIDADE DE CUITÉ-PB, SOBRE A COMPOSIÇÃO FAUNÍSTICA DA CAATINGA. PARA ISSO FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO A PARTIR DE PESQUISAS EM ARTIGOS, REVISTAS E MONOGRAFIAS E COMPOSTO POR QUESTÕES OBJETIVAS, AS QUAIS FORAM DIVIDIDAS NAS SEGUINTES CATEGORIAS: ABORDAGEM DO TEMA NAS AULAS, LOCAL ONDE OS ALUNOS OBTÊM INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O REFERIDO TEMA. DIANTE DISTO PERCEBEU-SE QUE A TEMÁTICA DA CAATINGA ESTÁ SENDO ABORDADA NA SALA DE AULA, PORÉM DE FORMA SUPERFICIAL, PROVAVELMENTE, APENAS PARA SEGUIR COM A SEQUÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO, POR ISSO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS MOSTROU-SE LIMITADO, FAZENDO-SE NECESSÁRIO UMA ABORDAGEM MAIS APROFUNDADA SOBRE O TEMA E UTILIZANDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DESSE BIOMA.