O CINEMA É UM RECURSO ARTÍSTICO QUE VEM GANHANDO FORÇA NO AMBIENTE ESCOLAR, POIS DESPERTA O INTERESSE DOS ESTUDANTES, SERVE COMO BASE PARA NOVOS PENSAMENTOS, ESTIMULA A CRIATIVIDADE E PROMOVE A REFLEXÃO. EM VISTA DESSAS POTENCIALIDADES, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR, ANALISAR E EVIDENCIAR COMO O CINEMA ESTÁ SENDO UTILIZADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E QUAIS SÃO SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. ASSIM, UTILIZAMOS O MÉTODO DENOMINADO “ESTADO DA ARTE” PARA MAPEAR E SINTETIZAR ESSE CONHECIMENTO. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE DEVIDO SEU ASPECTO LÚDICO, A INSERÇÃO DO CINEMA NO ENSINO PROMOVEU AULAS MAIS CRÍTICAS, CONTEXTUALIZADAS, DIALÓGICAS, DINÂMICAS, PARTICIPATIVAS, INCLUSAS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SÃO FAVORECIDOS. ENTRETANTO, O CINEMA AINDA É POUCO UTILIZADO E DISCUTIDO NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS, DA SAÚDE E DO AMBIENTE (ENECIÊNCIAS). PORTANTO, OS SEUS BENEFÍCIOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NECESSITAM SER DIVULGADOS, PARA QUE DOCENTES E DISCENTES CONHEÇAM O POTENCIAL DO CINEMA NA PRODUÇÃO DE SABERES EM DIFERENTES TEMÁTICAS E POSSAM UTILIZAR ESSE RECURSO DIDÁTICO A SEU FAVOR.