SANTOS, Daniel Souza et al.. Entendendo a dinâmica escolar a partir do grupo focal. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7227>. Acesso em: 27/12/2024 14:15
O grupo focal foi um trabalho desenvolvido com o intuito de verificar o posicionamento e a visão dos alunos da educação básica em relação a alguns aspectos que dizem respeito ao ambiente escolar, como seu funcionamento, estrutura, administração, forma que os conteúdos em especial os de Geografia são trabalhados, dentre vários outros aspectos. O trabalho foi realizado pelos acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID\Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior\CAPES, juntamente com a professora supervisora do programa na escola. O grupo focal consiste em uma série de perguntas feitas verbalmente por um acadêmico a grupos de dez estudantes, sobre diversas características comuns do ambiente escolar, e na medida em que os discentes vão respondendo, outro acadêmico vai anotando as respostas de modo a registrar as opiniões e pontos de vista. Este trabalho foi aplicado aos discentes do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, na cidade de Montes Claros-MG, e no decorrer do trabalho foram feitas perguntas que abordavam múltiplas temáticas tais como: o que os estudantes achavam da escola, da administração, do ensino e da didática em geral, da convivência social entre eles mesmos e seu relacionamento com os docentes, se possuíam afinidade com a matéria de Geografia, e pôde se perceber após o término do trabalho que uma significativa parte dos estudantes se sentiram a vontade para expressar seus pontos de vista, e ressaltaram alguns aspectos que poderia ser melhorados na escola, a exemplo o aproveitamento do espaço físico desta, a convivência social, assim como um maior uso dos recursos tecnológicos disponíveis, que segundo eles é feito esporadicamente, por outro lado também deixaram claro que o ensino oferecido possui boa qualidade e se configura como determinante para seus futuros, muitos classificaram a matéria de Geografia como a que eles melhor assimilavam. De um modo geral pôde se observar que o grupo focal foi de significativa importância para todos os envolvidos, pois o material que foi obtido ao ser tabulado posteriormente deu a nós que participamos do trabalho, uma noção da dinâmica escolar, e de como os estudantes se enxergam dentro do contexto escolar, seus anseios em relação ao ensino oferecido, as melhorias que eles julgam necessárias à escola e os aspectos positivos desta, noções essas que serão consideradas posteriormente no momento de desenvolvimento das atividades do PIBID.