INTRODU??O: A DOEN?A RENAL CR?NICA (DRC), VISTA COMO UM GRANDE PROBLEMA DE SA?DE P?BLICA NO BRASIL E NO MUNDO CONSISTE EM UMA PATOLOGIA CUJO IMPACTO NEGATIVO ATINGE TANTO AS EXPECTATIVAS COMO QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS ACOMETIDAS, DEMANDANDO ALTOS CUSTOS PARA OS RECURSOS DESTINADOS A SA?DE. JUSTIFICATIVA: URGE A NECESSIDADE DE INTERVEN??ES CAPAZES DE PROVOCAR IMPACTOS POSITIVOS NA VIDA DESSAS PESSOAS, AS QUAIS CONTRIBUIR?O PARA A PREVEN??O OU RETARDAMENTO DA PROGRESS?O DA DRC. OBJETIVO: DESENVOLVER ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE MEDIDAS DE PREVEN??O DA DRC EM PACIENTES DIAB?TICOS PREVIAMENTE CADASTRADOS NO PROGRAMA HIPERDIA DAS UNIDADES B?SICAS DE SA?DE. M?TODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO EPIDEMIOL?GICO, COM CAR?TER TRANSVERSAL DESCRITIVO A PARTIR DE UM PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NO PER?ODO ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2019, EM 9 UNIDADES B?SICA DE SA?DE (UBS) DA ZONA URBANA DO MUNIC?PIO DE BELO JARDIM - PE. FOI ELABORADA COMO METODOLOGIA DE EDUCA??O EM SA?DE UMA FERRAMENTA DID?TICO PEDAG?GICA DE INTERVEN??O EM DRC, A QUAL CONSTITUIU-SE EM UM ?LBUM SERIADO COMPOSTO POR ILUSTRA??ES. ASPECTOS ?TICOS: O ESTUDO FOI SUBMETIDO ? PLATAFORMA BRASIL SOB PROTOCOLO N? 3.461.955. RESULTADOS: A AN?LISE DOS DADOS ATRAV?S DO TESTE DE MCNEMER EVIDENCIOU UM QUANTITATIVO DE ACERTOS NO P?S-TESTE MUITO SIGNIFICATIVO EM PELO MENOS OITO DAS QUEST?ES PROPOSTAS PELA FERRAMENTA CONSTRU?DA PARA O DESENVOLVIMENTO DE A??ES EDUCATIVAS. CONSIDERA??ES FINAIS: PERCEBEU-SE QUE ATRAV?S DA UTILIZA??O DA FERRAMENTA CRIADA O CONHECIMENTO SOBRE A TEM?TICA FOI TRABALHADO DE FORMA MAIS DIN?MICA, EXPL?CITA E SUCINTA FAVORECENDO MAIOR COMPREENS?O DOS PARTICIPANTES.