Artigo Anais IV CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

INTERVENÇÃO SOBRE DOENÇA RENAL CRÔNICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: DIABETES, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA, PREVENÇÃO E AUTOCUIDADO Resumo Expandido AT 02 - Doenças Crônicas e Agravos Prioritários
"2020-12-09 17:55:44" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72219
    "edicao_id" => 146
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 475
    "titulo" => "INTERVENÇÃO SOBRE DOENÇA RENAL CRÔNICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "INTRODU??O: A DOEN?A RENAL CR?NICA (DRC), VISTA COMO UM GRANDE PROBLEMA DE SA?DE P?BLICA NO BRASIL E NO MUNDO CONSISTE EM UMA PATOLOGIA CUJO IMPACTO NEGATIVO ATINGE TANTO AS EXPECTATIVAS COMO QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS ACOMETIDAS, DEMANDANDO ALTOS CUSTOS PARA OS RECURSOS DESTINADOS A SA?DE. JUSTIFICATIVA: URGE A NECESSIDADE DE INTERVEN??ES CAPAZES DE PROVOCAR IMPACTOS POSITIVOS NA VIDA DESSAS PESSOAS, AS QUAIS CONTRIBUIR?O PARA A PREVEN??O OU RETARDAMENTO DA PROGRESS?O DA DRC. OBJETIVO: DESENVOLVER ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE MEDIDAS DE PREVEN??O DA DRC EM PACIENTES DIAB?TICOS PREVIAMENTE CADASTRADOS NO PROGRAMA HIPERDIA DAS UNIDADES B?SICAS DE SA?DE. M?TODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO EPIDEMIOL?GICO, COM CAR?TER TRANSVERSAL DESCRITIVO A PARTIR DE UM PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NO PER?ODO ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2019, EM 9 UNIDADES B?SICA DE SA?DE (UBS) DA ZONA URBANA DO MUNIC?PIO DE BELO JARDIM - PE. FOI ELABORADA COMO METODOLOGIA DE EDUCA??O EM SA?DE UMA FERRAMENTA DID?TICO PEDAG?GICA DE INTERVEN??O EM DRC, A QUAL CONSTITUIU-SE EM UM ?LBUM SERIADO COMPOSTO POR ILUSTRA??ES. ASPECTOS ?TICOS: O ESTUDO FOI SUBMETIDO ? PLATAFORMA BRASIL SOB PROTOCOLO N? 3.461.955. RESULTADOS: A AN?LISE DOS DADOS ATRAV?S DO TESTE DE MCNEMER EVIDENCIOU UM QUANTITATIVO DE ACERTOS NO P?S-TESTE MUITO SIGNIFICATIVO EM PELO MENOS OITO DAS QUEST?ES PROPOSTAS PELA FERRAMENTA CONSTRU?DA PARA O DESENVOLVIMENTO DE A??ES EDUCATIVAS. CONSIDERA??ES FINAIS: PERCEBEU-SE QUE ATRAV?S DA UTILIZA??O DA FERRAMENTA CRIADA O CONHECIMENTO SOBRE A TEM?TICA FOI TRABALHADO DE FORMA MAIS DIN?MICA, EXPL?CITA E SUCINTA FAVORECENDO MAIOR COMPREENS?O DOS PARTICIPANTES."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "AT 02 - Doenças Crônicas e Agravos Prioritários"
    "palavra_chave" => "DIABETES, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA, PREVENÇÃO E AUTOCUIDADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD4_SA2_ID475_11082020110405.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:06:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELE DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELE LIMA"
    "autor_email" => "franciele.silvalima14@gma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS BELO JARDIM -PE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72219
    "edicao_id" => 146
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 475
    "titulo" => "INTERVENÇÃO SOBRE DOENÇA RENAL CRÔNICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "INTRODU??O: A DOEN?A RENAL CR?NICA (DRC), VISTA COMO UM GRANDE PROBLEMA DE SA?DE P?BLICA NO BRASIL E NO MUNDO CONSISTE EM UMA PATOLOGIA CUJO IMPACTO NEGATIVO ATINGE TANTO AS EXPECTATIVAS COMO QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS ACOMETIDAS, DEMANDANDO ALTOS CUSTOS PARA OS RECURSOS DESTINADOS A SA?DE. JUSTIFICATIVA: URGE A NECESSIDADE DE INTERVEN??ES CAPAZES DE PROVOCAR IMPACTOS POSITIVOS NA VIDA DESSAS PESSOAS, AS QUAIS CONTRIBUIR?O PARA A PREVEN??O OU RETARDAMENTO DA PROGRESS?O DA DRC. OBJETIVO: DESENVOLVER ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE MEDIDAS DE PREVEN??O DA DRC EM PACIENTES DIAB?TICOS PREVIAMENTE CADASTRADOS NO PROGRAMA HIPERDIA DAS UNIDADES B?SICAS DE SA?DE. M?TODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO EPIDEMIOL?GICO, COM CAR?TER TRANSVERSAL DESCRITIVO A PARTIR DE UM PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NO PER?ODO ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2019, EM 9 UNIDADES B?SICA DE SA?DE (UBS) DA ZONA URBANA DO MUNIC?PIO DE BELO JARDIM - PE. FOI ELABORADA COMO METODOLOGIA DE EDUCA??O EM SA?DE UMA FERRAMENTA DID?TICO PEDAG?GICA DE INTERVEN??O EM DRC, A QUAL CONSTITUIU-SE EM UM ?LBUM SERIADO COMPOSTO POR ILUSTRA??ES. ASPECTOS ?TICOS: O ESTUDO FOI SUBMETIDO ? PLATAFORMA BRASIL SOB PROTOCOLO N? 3.461.955. RESULTADOS: A AN?LISE DOS DADOS ATRAV?S DO TESTE DE MCNEMER EVIDENCIOU UM QUANTITATIVO DE ACERTOS NO P?S-TESTE MUITO SIGNIFICATIVO EM PELO MENOS OITO DAS QUEST?ES PROPOSTAS PELA FERRAMENTA CONSTRU?DA PARA O DESENVOLVIMENTO DE A??ES EDUCATIVAS. CONSIDERA??ES FINAIS: PERCEBEU-SE QUE ATRAV?S DA UTILIZA??O DA FERRAMENTA CRIADA O CONHECIMENTO SOBRE A TEM?TICA FOI TRABALHADO DE FORMA MAIS DIN?MICA, EXPL?CITA E SUCINTA FAVORECENDO MAIOR COMPREENS?O DOS PARTICIPANTES."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "AT 02 - Doenças Crônicas e Agravos Prioritários"
    "palavra_chave" => "DIABETES, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA, PREVENÇÃO E AUTOCUIDADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD4_SA2_ID475_11082020110405.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:06:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELE DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELE LIMA"
    "autor_email" => "franciele.silvalima14@gma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS BELO JARDIM -PE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de dezembro de 2020

Resumo

INTRODU??O: A DOEN?A RENAL CR?NICA (DRC), VISTA COMO UM GRANDE PROBLEMA DE SA?DE P?BLICA NO BRASIL E NO MUNDO CONSISTE EM UMA PATOLOGIA CUJO IMPACTO NEGATIVO ATINGE TANTO AS EXPECTATIVAS COMO QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS ACOMETIDAS, DEMANDANDO ALTOS CUSTOS PARA OS RECURSOS DESTINADOS A SA?DE. JUSTIFICATIVA: URGE A NECESSIDADE DE INTERVEN??ES CAPAZES DE PROVOCAR IMPACTOS POSITIVOS NA VIDA DESSAS PESSOAS, AS QUAIS CONTRIBUIR?O PARA A PREVEN??O OU RETARDAMENTO DA PROGRESS?O DA DRC. OBJETIVO: DESENVOLVER ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE MEDIDAS DE PREVEN??O DA DRC EM PACIENTES DIAB?TICOS PREVIAMENTE CADASTRADOS NO PROGRAMA HIPERDIA DAS UNIDADES B?SICAS DE SA?DE. M?TODO: TRATA-SE DE UM ESTUDO EPIDEMIOL?GICO, COM CAR?TER TRANSVERSAL DESCRITIVO A PARTIR DE UM PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NO PER?ODO ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2019, EM 9 UNIDADES B?SICA DE SA?DE (UBS) DA ZONA URBANA DO MUNIC?PIO DE BELO JARDIM - PE. FOI ELABORADA COMO METODOLOGIA DE EDUCA??O EM SA?DE UMA FERRAMENTA DID?TICO PEDAG?GICA DE INTERVEN??O EM DRC, A QUAL CONSTITUIU-SE EM UM ?LBUM SERIADO COMPOSTO POR ILUSTRA??ES. ASPECTOS ?TICOS: O ESTUDO FOI SUBMETIDO ? PLATAFORMA BRASIL SOB PROTOCOLO N? 3.461.955. RESULTADOS: A AN?LISE DOS DADOS ATRAV?S DO TESTE DE MCNEMER EVIDENCIOU UM QUANTITATIVO DE ACERTOS NO P?S-TESTE MUITO SIGNIFICATIVO EM PELO MENOS OITO DAS QUEST?ES PROPOSTAS PELA FERRAMENTA CONSTRU?DA PARA O DESENVOLVIMENTO DE A??ES EDUCATIVAS. CONSIDERA??ES FINAIS: PERCEBEU-SE QUE ATRAV?S DA UTILIZA??O DA FERRAMENTA CRIADA O CONHECIMENTO SOBRE A TEM?TICA FOI TRABALHADO DE FORMA MAIS DIN?MICA, EXPL?CITA E SUCINTA FAVORECENDO MAIOR COMPREENS?O DOS PARTICIPANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.