A S?NDROME DE BURNOUT OU ESGOTAMENTO PROFISSIONAL ? UM FEN?MENO PSICOSSOCIAL CORRESPONDENTE AOS
ESTRESSORES INTERPESSOAIS CR?NICOS PRESENTES NAS ATIVIDADES LABORAIS. V?RIOS ESTRESSORES ASSOCIAM-SE A
VULNERABILIDADE ENTRE OS PROFESSORES, EM SITUA??ES COTIDIANAS NAS ATIVIDADES INERENTES A ESTE TRABALHO,
PODENDO DESENCADEAR O BURNOUT. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI REALIZAR UMA REVIS?O INTEGRATIVA ACERCA
DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFISSIONAIS DOCENTES NO BRASIL. FEITO UM LEVANTAMENTO NAS BASES
DE DADOS DO PORTAL REGIONAL DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SA?DE - BVS (MEDLINE, LILACS, BBO -
ODONTOLOGIA), USANDO O DESCRITOR ?ESGOTAMENTO PROFISSIONAL?. FORAM ENCONTRADAS 14.064
PUBLICA??ES. OS CRIT?RIOS DE INCLUS?O FORAM: ESTUDOS PUBLICADOS NOS ?LTIMOS 5 ANOS, DISPON?VEIS NA
?NTEGRA, NOS IDIOMAS PORTUGU?S, INGL?S E FRANC?S, CONTEMPLANDO INVESTIGA??ES EM DOCENTES E TENDO O
BRASIL COMO PA?S DE ORIGEM. EXCLU?RAM-SE DOCUMENTOS REPETIDOS, DISSERTA??ES, TESES E TRABALHOS DE
CONCLUS?O DE CURSO. CHEGOU-SE AO TOTAL DE 3 PUBLICA??ES, A SEREM INCLU?DAS PARA A REVIS?O. A MAIORIA
DOS INDIV?DUOS ESTUDADOS FORAM MULHERES, CASADAS ENTRE 30 E 40 ANOS, SENDO MAIS SUSCET?VEIS AO
DESENVOLVIMENTO DA S?NDROME PELO AC?MULO DE FUN??ES SOCIAIS, MATERNAS, DOM?STICAS E LABORAIS, BEM
COMO O MAU COMPORTAMENTO DOS ALUNOS. ESTE DESENVOLVIMENTO TAMB?M FOI CORRELACIONADO COM A
QUANTIDADE DE DISCIPLINAS LECIONADAS PELOS PROFISSIONAIS. A MANIFESTA??O DA S?NDROME DE BURNOUT EM
DOCENTES PODE SER INFLUENCIADA POR FATORES INTR?NSECOS E EXTR?NSECOS ? ROTINA DE TRABALHO, SENDO ASSIM, ?
FUNDAMENTAL PRIORIZAR A APLICABILIDADE DE MUDAN?AS ESTRUTURADAS QUE MELHOREM A QUALIDADE DE VIDA
PROFISSIONAL E PESSOAL DOS DOCENTES, BEM COMO A IMPLEMENTA??O DE ESTRAT?GIAS DE ENFRENTAMENTO DE
COMPLICA??ES RELACIONADAS AO BURNOUT.