Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODIFICANDO A REPRESENTAÇÃO SOCIAL PRECONCEITUOSA CONTRA HOMOSSEXUAIS DE ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO.

Palavra-chaves: HOMOSSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO, TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7496
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 293
    "inscrito_id" => 4827
    "titulo" => "MODIFICANDO A REPRESENTAÇÃO SOCIAL PRECONCEITUOSA CONTRA HOMOSSEXUAIS DE ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO."
    "resumo" => "O presente artigo discute a pertinência da pesquisa-ação como estratégia pedagógica para modificar a representação social de estudantes de curso técnico sobre a homossexualidade. Embasando-se na teoria das representações sociais aponta o preconceito como um sentimento de superioridade que leva à discriminação de pessoas e grupos minoritários considerados fora dos padrões de normalidade, no caso específico fora da heteronormalidade. Utilizando técnicas como questionário, palestras, vídeos e debates, pertinentes à pesquisa-ação, que serviram para nortear a intervenção pedagógica realizada com estudantes do curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Nova Venécia. Esta pesquisa foi considerada exploratória por ter servido para pré-testar instrumentos de coleta de dados e verificar a pertinência de conteúdos abordados e metodologias adotadas. Constatou-se que a intervenção pedagógica possibilitou familiarizar com o tema homossexualidade, promovendo o processo de ancoragem e objetivação. Os novos conhecimentos assimilados pelos estudantes participantes modificaram os conhecimentos anteriores levando-os a reconceituação de algo já (mal) conhecido. Modificou-se a ancoragem, que é a classificação de alguma coisa, no caso o conceito de homossexualidade, a partir da objetivação que recorreu aos conhecimentos agora anteriores, acomodados, para se conhecer algo antigo sob nova perspectiva. A homossexualidade foi ancorada em outro porto, renomeada e reclassificada a partir da mudança da objetivação. O objetivo de modificar a representação social sobre a homossexualidade dos estudantes foi atingindo ao se obter auto declarações de 13 ou 43,3% dos participantes, concluintes da intervenção pedagógica, que modificaram a percepção sobre a homossexualidade entendendo-a como uma manifestação natural de sexualidade como qualquer outra, dentre os quais três participantes que adquiriram fundamentos para reconstruir a própria identidade sexual. Além de ter subsidiado a seleção de conteúdos e o aprimoramento de métodos e técnicas para ações futuras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "HOMOSSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO, TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_07_2014_16_59_06_idinscrito_4827_1ff91441fbc29a5a652e1bc22a9a4181.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEVERTON PEREIRA DO SACRAMENTO"
    "autor_nome_curto" => "WEVERTON"
    "autor_email" => "wsacramento@ifes.edu.br"
    "autor_ies" => "UNINORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7496
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 293
    "inscrito_id" => 4827
    "titulo" => "MODIFICANDO A REPRESENTAÇÃO SOCIAL PRECONCEITUOSA CONTRA HOMOSSEXUAIS DE ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO."
    "resumo" => "O presente artigo discute a pertinência da pesquisa-ação como estratégia pedagógica para modificar a representação social de estudantes de curso técnico sobre a homossexualidade. Embasando-se na teoria das representações sociais aponta o preconceito como um sentimento de superioridade que leva à discriminação de pessoas e grupos minoritários considerados fora dos padrões de normalidade, no caso específico fora da heteronormalidade. Utilizando técnicas como questionário, palestras, vídeos e debates, pertinentes à pesquisa-ação, que serviram para nortear a intervenção pedagógica realizada com estudantes do curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Nova Venécia. Esta pesquisa foi considerada exploratória por ter servido para pré-testar instrumentos de coleta de dados e verificar a pertinência de conteúdos abordados e metodologias adotadas. Constatou-se que a intervenção pedagógica possibilitou familiarizar com o tema homossexualidade, promovendo o processo de ancoragem e objetivação. Os novos conhecimentos assimilados pelos estudantes participantes modificaram os conhecimentos anteriores levando-os a reconceituação de algo já (mal) conhecido. Modificou-se a ancoragem, que é a classificação de alguma coisa, no caso o conceito de homossexualidade, a partir da objetivação que recorreu aos conhecimentos agora anteriores, acomodados, para se conhecer algo antigo sob nova perspectiva. A homossexualidade foi ancorada em outro porto, renomeada e reclassificada a partir da mudança da objetivação. O objetivo de modificar a representação social sobre a homossexualidade dos estudantes foi atingindo ao se obter auto declarações de 13 ou 43,3% dos participantes, concluintes da intervenção pedagógica, que modificaram a percepção sobre a homossexualidade entendendo-a como uma manifestação natural de sexualidade como qualquer outra, dentre os quais três participantes que adquiriram fundamentos para reconstruir a própria identidade sexual. Além de ter subsidiado a seleção de conteúdos e o aprimoramento de métodos e técnicas para ações futuras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "HOMOSSEXUALIDADE E EDUCAÇÃO, TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_07_2014_16_59_06_idinscrito_4827_1ff91441fbc29a5a652e1bc22a9a4181.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WEVERTON PEREIRA DO SACRAMENTO"
    "autor_nome_curto" => "WEVERTON"
    "autor_email" => "wsacramento@ifes.edu.br"
    "autor_ies" => "UNINORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente artigo discute a pertinência da pesquisa-ação como estratégia pedagógica para modificar a representação social de estudantes de curso técnico sobre a homossexualidade. Embasando-se na teoria das representações sociais aponta o preconceito como um sentimento de superioridade que leva à discriminação de pessoas e grupos minoritários considerados fora dos padrões de normalidade, no caso específico fora da heteronormalidade. Utilizando técnicas como questionário, palestras, vídeos e debates, pertinentes à pesquisa-ação, que serviram para nortear a intervenção pedagógica realizada com estudantes do curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Nova Venécia. Esta pesquisa foi considerada exploratória por ter servido para pré-testar instrumentos de coleta de dados e verificar a pertinência de conteúdos abordados e metodologias adotadas. Constatou-se que a intervenção pedagógica possibilitou familiarizar com o tema homossexualidade, promovendo o processo de ancoragem e objetivação. Os novos conhecimentos assimilados pelos estudantes participantes modificaram os conhecimentos anteriores levando-os a reconceituação de algo já (mal) conhecido. Modificou-se a ancoragem, que é a classificação de alguma coisa, no caso o conceito de homossexualidade, a partir da objetivação que recorreu aos conhecimentos agora anteriores, acomodados, para se conhecer algo antigo sob nova perspectiva. A homossexualidade foi ancorada em outro porto, renomeada e reclassificada a partir da mudança da objetivação. O objetivo de modificar a representação social sobre a homossexualidade dos estudantes foi atingindo ao se obter auto declarações de 13 ou 43,3% dos participantes, concluintes da intervenção pedagógica, que modificaram a percepção sobre a homossexualidade entendendo-a como uma manifestação natural de sexualidade como qualquer outra, dentre os quais três participantes que adquiriram fundamentos para reconstruir a própria identidade sexual. Além de ter subsidiado a seleção de conteúdos e o aprimoramento de métodos e técnicas para ações futuras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.