OS JOGOS L?DICOS S?O CONSIDERADOS FERRAMENTAS IDEAIS DE APRENDIZAGEM, J? QUE ESTES FAZEM A APROXIMA??O DO CONTE?DO COM A REALIDADE DO ALUNO, TRAZENDO-O A REFLETIR E FAZER A LIGA??O DO MATERIAL TRABALHADO COM A SUA VIV?NCIA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI FAZER UM LEVANTAMENTO DE ALGUNS M?TODOS DE ENSINO UTILIZANDO O L?DICO COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS DIVERSAS ?REAS DA BIOLOGIA. A METODOLOGIA FOI A PROCURA E AN?LISE DE ARTIGOS E LIVROS SOBRE O ENSINO L?DICO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, M?DIO E SUPERIOR NOS ?LTIMOS 20 ANOS. OS JOGOS E ATIVIDADES L?DICAS RETRATADOS, EM SUA MAIORIA, FORAM CONSTRU?DOS COM MATERIAL DE F?CIL ACESSO E DE BAIXO CUSTO, SENDO ADAPT?VEIS TANTO PARA ALUNOS DE FAIXA ET?RIA DIVERSA. ASSIM, OS PROFESSORES PODEM USAR COMO INSPIRA??O E FAZER SUAS PR?PRIAS ATIVIDADES L?DICAS, FUGINDO DO M?TODO TRADICIONAL DE AULA. AS ATIVIDADES TIVERAM ALTO N?VEL DE ACEITA??O E COMPREENS?O COMO MOSTRA QUESTION?RIOS RESPONDIDOS PELOS ALUNOS. ESPERA-SE QUE ATRAV?S DESSE TRABALHO, MOSTRANDO ALGUMAS DAS V?RIAS ATIVIDADES L?DICAS EXISTENTES, QUE SEJA POSS?VEL ENTENDER A IMPORT?NCIA DO L?DICO NO APRENDIZADO NOS DIVERSOS N?VEIS DE ENSINO E INCENTIVAR A CRIA??O DE NOVOS JOGOS, EXERC?CIOS, E ATIVIDADES L?DICAS.