HÁ UM CONCEITO DE INFÂNCIA DE QUE O SEU TEMPO TRANSCENDE AOS LIMITES DO ESPAÇO ESCOLAR, O QUE SUGERE O ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DA COMBINAÇÃO ENTRE CRIANÇA, INFÂNCIA E ESCOLA. NESTA ABORDAGEM, A ATENÇÃO FOI DIRIGIDA AO CONTROLE DO TEMPO DAS CRIANÇAS DENTRO DA ESCOLA. SEU OBJETIVO FOI DE COMPREENDER O SENTIDO DO TEMPO DA INFÂNCIA PARA ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DOS SEUS PLANOS DE ATIVIDADES. O CAMPO DE INVESTIGAÇÃO COMPREENDEU A TRÊS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETO DE ESTUDO CORRESPONDEU AOS PLANOS DE ATIVIDADES ELABORADOS PELAS PROFESSORAS. A OPÇÃO METODOLÓGICA PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO FOI A ANÁLISE DOCUMENTAL EMBASADA EM TEORIAS QUE CONSIDERAM O TEMPO DA INFÂNCIA DA CRIANÇA COMO IMPORTANTE PARA O SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL. OS DADOS REVELARAM UMA CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA DISSOCIADA DA EVOLUÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA, UMA VEZ QUE OCORRIA UMA EXPRESSIVA ALIENAÇÃO DO SEU TEMPO LIVRE, BEM COMO E UMA APROPRIAÇÃO EQUIVOCADA DE CONCEPÇÕES ACERCA DO PROPÓSITO DO BRINCAR, VISTO QUE AS BRINCADEIRAS ERAM PREVIAMENTE ORGANIZADAS PELAS PROFESSORAS, ASSIM COMO A INDICAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESPROVIDA DE LUDICIDADE, JÁ QUE NOS PLANOS ESTAVAM PREESTABELECIDOS OS SEUS DOIS DIAS SEMANAIS. O ININTERRUPTO CONTROLE DO TEMPO DAS CRIANÇAS SUGERIU A NECESSÁRIA CONTINUIDADE DO ESTUDO EM DIREÇÃO AOS ELEMENTOS JUSTIFICADORES DA ATITUDE ADOTADA PELAS PROFESSORAS, UMA VEZ QUE POSSUÍAM AUTONOMIA PARA DECIDIR SOBRE AS ATIVIDADES LÚDICAS APLICADAS NO INTERIOR DE SUAS SALAS DE AULA.