ESTE ESTUDO TEM COMO PROPÓSITO VERIFICAR O EFEITO QUE A PRÁTICA DE JOGAR XADREZ EXERCE SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 1º E 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA BÁSICA (ENSINO FUNDAMENTAL 2 E ENSINO MÉDIO), NO MUNICÍPIO DE RECIFE, ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA EXPLORATÓRIA DESCRITIVA QUE TEVE COMO PARTICIPANTES 40 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO JOGADORES E NÃO JOGADORES DE XADREZ NA ESCOLA. PROFESSORES DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA AVALIARAM O DESEMPENHO GERAL DOS ALUNOS UTILIZANDO OS CRITÉRIOS: COMPORTAMENTO; CONCENTRAÇÃO; RACIOCÍNIO; MEMORIZAÇÃO; TOMADA DE DECISÃO; DESEMPENHO ESCOLAR EM UMA ESCALA DE MUITO BOM A MUITO RUIM. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS ALUNOS JOGADORES DE XADREZ APRESENTARAM RESULTADO MUITO BOM NA AVALIAÇÃO GERAL AO PASSO QUE OS QUE NÃO JOGAVA, TIVERAM UM DESEMPENHO RUIM. CONCLUI-SE QUE O JOGO DE XADREZ É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO NO ENSINO POR CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO, A CONCENTRAÇÃO, A MEMORIZAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO FAVORECENDO UMA MELHOR APRENDIZAGEM.